Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Curiosidades da China

Sempre temos que lembrar que nem tudo que é lógico e normal para nós ocidentais, faz sentido para essa cultura. Dá mesma forma como nos indignamos quando vemos um chinês arrotar na mesa, cuspir no chão ou “otras cositas más”, eles também não entendem muito nossos hábitos esquisitos! J

O beijo entre amigos é um desses hábitos que realmente escandalizam o chinês. Se bem que aqui em Shanghai, no reduto dos estrangeiros, isso é até aceitável e conheço alguns (muito poucos) chineses que aderiram ao hábito dos beijinhos de “oi” e “tchau”.

Mas ainda assim, entre homens e mulheres é muito mais complicado. Tivemos uma passagem bem interessante em Chang Chun: depois de um jantar, onde se fizeram muitos “gambeis”, o brinde daqui, na hora de nos despedirmos o Mário deu um beijo automaticamente na esposa do chinês que trabalhava com ele. Mas a coisa foi tão natural para nós, que nem percebemos. No dia seguinte o homem virou a cara para o Mário na empresa e não falou comigo, apesar de ter me convidado para almoçar com eles. Na hora do almoço, sentou no outro extremo do refeitório. Não entendemos nada, mas chinês é chinês, deixa para lá.

imagesCATGL0IO

Voltei para o Brasil e a situação continuou delicada para o Mário, que não conseguia entender o porquê dessa atitude do Mister Zhu. O pior era que o cara representava a parte chinesa da sociedade e o Mário tinha que negociar com ele diariamente. Um dia ele chamou a tradutora e perguntou para ela o que estava acontecendo, que ele não entendia a razão das atitudes do Mr. Zhu, blá, blá, blá. Bom, gente… imagina a cara do Mário (e depois a minha) escutando da moça que o “Mister Zhu estava indignado e extremamente ofendido por causa do beijo no rosto da sua esposa, naquele jantar quando a Christine estava aqui, há 3 meses atrás, que isso era inaceitável etc, etc, etc”.

Para começar que o coitado nem lembrava que havia feito isso. Aí o Mário teve que explicar que é uma prática comum na nossa cultura, que não há maldade nem segundas intenções e muito menos falta de respeito contra o marido em questão. Isso não justificava, mas ele pelo menos gostaria de explicar. Lembrem-se que em Chang Chun quase não há estrangeiros e somos vistos meio que como E.T. Depois disso as coisas melhoram um pouco.

Uns 4 meses depois, quando voltei à China, estávamos sentados no lobby do hotel após o jantar (só que dessa vez o Mister Zhu era o único chinês) e resolvi subir mais cedo. Dei boa noite a todos e, claro, nossos tradicionais beijinhos de despedida (havia mais dois americanos e dois brasileiros). Aí o Mário mostrou para ele como era nosso hábito e falou que ele também poderia me dar um beijo no rosto, sem problemas. O homem ficou roxo e começou a rir, mas que deu o beijo, isso deu.

Essas são as “saias justas” que passamos aqui. J

Zài Jiàn!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Curiosidades da China

  1. Pingback: Histórias de quem vive na China | China na minha vida

  2. Pingback: Etiqueta à mesa. Na China também têm! | China na minha vida

  3. …lembro de ter lido esse post na época!
    …..agora vou colocar o comentário no concurso!
    ………………beijão para vc e familia1

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s