Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/viver na China

Bicicletas e afins…

 

Pode-se dizer que o transporte oficial na China é a bicicleta e seus derivados: bicicletas elétricas e scooters elétricas (as que são movidas a gasolina precisam de habilitação, por isso são em menor número).

A Probabilidade de você ser atropelado por um desses veículos é infinitamente maior do que pelos carros. Se bem que o trânsito aqui também merece um post exclusivo. O pior que quando a gente conta é difícil das pessoas entenderem o tamanho do caos. Caos para nós, diga-se de passagem, porque para eles é algo completamente integrado ao ambiente e à rotina diária.

Bom, mas vamos às bicicletas: num dos primeiros posts coloquei uma foto de um estacionamento de bicicletas em Beijing. Pois é. Existem milhões desses e bilhões de veículos de duas rodas também. As ciclovias existem, mas como as scooters vão tomando conta, já que são maiores e mais potentes, as bicicletas mudaram-se para as calçadas. E não adianta reclamar. Você está calmamente andando pelo lugar que em qualquer parte do mundo é reduto exclusivo de pedestres, aí ouve uma buzina estridente e contínua e alguém gritando algo impossível de decifrar e balançando os braços e passando por cima, se você não for bem ágil. E se pensa que algum pedestre reclama, está completamente enganado. A vantagem é que nessas horas podemos xingar também, porque eles não entendem. Pode-se dizer que vira uma discussão de igual para igual. J

Outra peculiaridade é que podemos comprar as bicicletas no supermercado (até aí normal) e as scooters também! E mais uma: tem algumas que custam muito mais baratas que as bicicletas. De todas as cores, marcas e tamanhos. Já pensou ir ao supermercado e passar com uma scooter no caixa?

Os acessórios são um capítulo à parte. As chinesas não tomam sol “nem que a vaca tussa e fale alemão”, (essa é velha, hem? rs). Então elas se munem de viseiras com abas que cobrem até o pescoço, imitando uma máscara de solda e no verão usam umas capinhas brancas que cobrem os braços e o colo. Bom, nem preciso dizer o quanto é hilário. Nos dias de chuva, a bicicleta não tem descanso, eles usam umas capas, com capuz e aba, e ela cobre TODO o veiculo. Sem falar que há os espaços para encaixar o retrovisor e uma parte de plástico transparente para o farol.

Outro detalhe que não pode ficar de fora: esse veículo é o meio de transporte da família.Assim, é comum ver 4, até 5 pessoas numa mesma scooter. Já sei… você está falando que é impossível, que os ares chineses estão queimando meus neurônios. Nada disso. É a pura e cruel realidade. Bebês carregados em cestas no meio das pernas do condutor é coisa básica. Capacete e/ou outra proteção? Esquece. Aqui eles seguem à risca o ditado que diz que “desgraça, só na casa do vizinho” e naquele bem distante, diga-se de passagem.

bikes

Ah, para finalizar, também é usada como caminhão de mudança ou transporte barato de carga! Duvida? Vem aqui para ver!!!!rs

Até amanhã!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Bicicletas e afins…

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s