Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Dia das Crianças na China (1 de junho)

O dia das crianças é uma data celebrada em todo o mundo, em diversas datas, apesar que o dia universal da criança determinado pela UNICEF é 20 de novembro, vários países adotaram o 1 de junho como o dia nacional da criança.

O Dia das Crianças foi criado em 1949 pelo Congresso “Federação Democrática de Mulheres” em Paris. A China foi um dos primeiros países a apoiar a iniciativa. Em dezembro de 1949, pela decisão do governo da RPC, República Popular da China, foi anunciado que em 1º de junho seria celebrado o Dia Internacional da Criança na China.

Inicialmente era celebrado com meio dia de folga a todas as escolas primárias em todo o país. O feriado foi estendido para um dia inteiro desde 1956.

Antes deste decreto, a China tinha um feriado semelhante “Ertun Tse” “Dia das Crianças, criado em 1931 e celebrado em 4 de abril de cada ano.

children-3415356_960_720

Como celebram na China

O feriado é oficialmente chamado de “1 de junho Dia Internacional da Criança” (六 一 国际 儿童节).

Neste dia, os chineses com seus filhos vão aos parques para participar de jogos e shows organizados por várias instituições do governo ou não. Como é um feriado escolar, a entrada para todos esses lugares públicos é gratuita.

As atrações públicas geralmente oferecem descontos em alimentos, ingressos de cinema e admissões gerais nesta data. Em algumas escolas, apresentações especiais são dedicadas aos alunos. As entradas para certas atrações turísticas podem ser gratuitas para as crianças neste dia.

O Dia das Crianças na China é realmente um feriado muito celebrado e cheio de alegria.

Nesse link da Xinhua News (em inglês) tem muitas fotos lindas das atividades que jà estão acontecendo nessa semana.

Objetivo dessa celebração na China

O Dia das Crianças é um dia para destacar a dignidade das crianças e sua necessidade de amor, cuidado e respeito, e incutir nas crianças uma sensação de independência e orgulho nacional, por isso é esperado que se faça algo especial com as crianças no seu dia, como organizar um evento em seu local de trabalho ou comunidade. O presente mais importante que um adulto pode dar a uma criança é o “presente do tempo”.

Embora não haja tradições rigorosas na China associadas ao Dia das Crianças, é considerado como um dia para apreciar as crianças em sua vida. O afeto geralmente é expresso passando o dia com eles ou cozinhando sua refeição favorita, já que a questão da alimentação está sempre presente nas principais celebrações chinesas.

Também é comum os pais pedirem um dia de férias nos seus trabalhos para passar o dia com os filhos e lhes dar a atenção que merecem!

Feliz dia das crianças!

Zài Jián!

 

7 pensamentos sobre “Dia das Crianças na China (1 de junho)

  1. Oieeee…muito legal!!!
    Ñ sabia metade disso…
    Achei interessante a forma deles comemorarem, dando atenção a criança, participando das brincadeiras e fazendo uma comida ou guloseima q gostam…
    Brinquedo, ñ é tudo!!!
    Bjs

  2. Fico emocionada quando se foca em relação a criança, O Dia das Crianças é um dia para destacar a dignidade das crianças e sua necessidade de amor, cuidado e respeito, e incutir nas crianças uma sensação de independência e orgulho nacional, por isso é esperado que se faça algo especial com as crianças no seu dia, como organizar um evento em seu local de trabalho ou comunidade. O presente mais importante que um adulto pode dar a uma criança é o “presente do tempo”.

    Adorei o artigo e a ação demosntrada!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.