Asia/brasileiras pelo mundo/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

O verão e o ideal de beleza Chinês

O verão está aí, e por todo o hemisfério norte, nos deparamos com milhões de pessoas correndo atrás do sol, brigando por um lugar para esticar sua toalha nas

areias da praia ou piscina e ‘pegar uma cor’, certo? Sim, menos na China (e acho que Japão e Coreia também).

Aqui as pessoas fogem do sol como se fosse uma praga contagiosa. Na China o ‘fashion’, ‘chic’, bacana é ser branco. Transparente se fosse possível. E para isso não se mede esforço. Aí vocês podem estar pensando: ‘mas eles estão certos, o sol em excesso faz mal à pele etc etc.’ Realmente, mas esse motivo não é o que impulsiona essa repulsa compulsiva ao astro rei. O que motiva é o preconceito! Sim, isso mesmo.

Desde a época do Império, o tom de pele morena, bronzeada de sol, era sinônimo de trabalho braçal, nas plantações, cuidando de animais, carregando as coisas e as pessoas pelas cidades e vilas. Já os nobres ou os que tinham uma posição financeira privilegiada não precisavam fazer esse serviço: pagavam para que empregados o fizessem. Com isso se expunham menos ao sol e a pele era mais clara e sem manchas.

Propaganda de cremes para clarear a pele.

Propaganda de cremes para clarear a pele.

Essa diferença foi sendo reforçada com o passar dos tempos e hoje chegou num ponto bizarro, onde nem o sol indireto, aquele que tomamos quando dirigimos ou andamos na rua é bem visto. Quanto mais eu quero mostrar que sou rico, tenho dinheiro e poder, mais branco preciso ser.

Como uma sociedade de consumo voraz, milhões de objetos e acessórios são desenvolvidos e aprimorados ano a ano para possibilitar esse sonho de consumo social. Mais ou menos como as lentes de contato verdes e azuis para aqueles que sonham em ter olhos claros e não tiveram a possibilidade genética para isso. =]

Vindo morar na China, entendi o verdadeiro significado da palavra ‘sombrinha’ que, no Brasil usamos erroneamente, em algumas regiões, para denominar guarda-chuva. Sombrinha aqui é exatamente para fazer sombra. E hoje estão cheias de tecnologia, com forros que refletem o sol e bloqueiam ainda mais sua ação.

image

Eu e minha tia, com nossas sombrinhas lindas. Se estamos na China, vamos viver como o chinês…rs

Para as mulheres então, a busca pelo ‘branco ideal’ é motivo de exaustivos tratamentos e cuidados diários. As roupas frescas de verão possuem mangas sobressalentes para serem usadas quando se expõe ao sol, andam de bicicleta ou scooter. As viseiras são verdadeiros capacetes e chapéus de abas largas, vendidos em qualquer esquina. Mas não pensem que munidas de um desses itens elas se sentem protegidas. De jeito nenhum: eles são usados em conjunto, todos de uma só vez. E quem tem uma condição financeira mais abastada, ainda pode se dar ao luxo de comprar acessórios para carro que cobrem os braços e as mãos com proteção de raios UVA e UVB!

As roupas de banho então são um caso à parte: parecem mais roupas de mergulho em alto mar. Mas isso só para os que se atrevem a enfrentar o sol nos horários de pico, ou seja, das 8:00 às 18:00. Praia e piscina só lotam aqui quando a sombra prevalece ou preferem as piscinas cobertas para se refrescar sem riscos.

E os cremes acompanham essa ‘necessidade’ do mercado. As grandes marcas de cosméticos e produtos anti-idade são vendidos com o selo ‘whitinning’ ou branqueadores em português clauro! Quando vim para cá, nem me preocupei em trazer estoque de cremes, já que havia visto mil propagandas de todas as marcas recomendadas pela minha dermatologista no Brasil. Triste realidade quando percebi que na China, achar um produto somente anti-idade e com filtro solar fator 20 ou 30 era mais difícil de encontrar que sandálias havaianas!

estilo chinês de ser!

‘Sonho branco’ – estilo chinês de ser!

Agora desespero mesmo, eles sentem quando veem um grupo de laowais (estrangeiros) se esbaldando nas piscinas dos condomínios às 10 da manhã, com os termômetros batendo nos 40°C. Pedem para sairmos porque vamos queimar a pele. E para explicar que no ocidente pele bronzeada é o ‘must’!?!?

Este texto foi publicado originalmente no blog Brasileiras Pelo Mundo.

Anúncios

13 pensamentos sobre “O verão e o ideal de beleza Chinês

  1. moro na china 8 anos, e hj nao tomo mais Sol ,acho que estou bem melhor assim. Me arrependo dos anos em que abusei do Sol no Brasil. Assim como vc Christiane, eu adoro a China e realmente o povo que nao conhece a China nao consegue entender isso. Abraco e parabens teu bloq , adoro.

    Curtir

  2. Tudo bem não se expor no sol, isso até eu não faço. Mas usar creme para ficar ainda mais branco não é importante, só se a pessoa for moreninha como eu haha xD

    Curtir

  3. Pingback: O verão e o ideal de beleza Chinês | Cosmopolitan Girl

  4. Oieeee….
    Pois é, aqui na semana passada saiu uma reportagem sobre os abusos q se tinha nos anos 60/70/80 e até hoje, ainda existe gente q não vive sem um bronzeado(se acham mais magros e lindos…mulheres e homens tb)mas o q acontece é q o câncer de pele avança absurdamente e falaram quem tomou sol por anos e mesmo depois disso ficou mais anos ainda se protegendo com protetores solares e evitando sol direto, tb estão no grupo de risco…o mal ficou no organismo e pode contribuir, mesmo com a mudança de hábitos por décadas.
    Eu e muita gente agora usa o remédio do momento(p homens e mulheres):
    De variados laboratórios todos com o mesmo fim.
    Suplemento vitamínico em dieta restritiva.
    Prevenção/tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós menopausa e prevenção de raquitismo.
    Sendo q se recomenda a tomar pelo menos 1/2 hora de sol por dia, para absorção no organismo.
    Portanto,sol faz falta, o jeito é se proteger quase tanto qto os chineses…rsrsrs
    Bjs

    Curtir

  5. Olá Christine.. Adorei teu blog.. Super bacana.. E seu post foi muito sensível, parabéns.. Essa é minha primeira visita, fiz questão de deixar um comentário pra dizer que gostei muito do seu blog e que vou voltar mais vezes, com certeza! E quem sabe a gente não conta com uma contribuição sua para o nosso blog qualquer dia desses? Beijo :*

    Juh – http://quasegringa.blogspot.com.br

    Curtir

  6. É tão triste ver as pessoas se exaustando, gastando tanto dinheiro, energia, tempo, tanta vida gasta à toa por algo tão superficial… Especialmente as mulheres, que sempre sofrem mais com as ditaduras de beleza. Ótimo post, como sempre! Abraço 🙂

    Curtir

  7. oi!
    boa tarde por aqui!
    deveriamos estar com frioooooooo, mas está calooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr e,para quem pode praia! sol de rachar!
    gostei do post e, pelo que me lembro, o sol os deixa com a pele amarela e não
    bronzeada! viva o pó de arroz!
    cada povo com seus costumes!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtido por 1 pessoa

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s