Blog/Cenas da China real/China/Livros/viver na China

Livro: Princesa de Shanghai – sua sobrevivência com orgulho e dignidade

Na realidade o título original do livro é ‘Shanghai Princess: Her Survival with Pride & Dignity’, escrito por Chen Danyan, originalmente em mandarim. Foi finalizado em 1999, mas a publicação em inglês foi em 2010. Infelizmente não achei nenhuma versão em português na internet, pois o livro é muito interessante.

Conta a história de vida de Daisy Kwok, a quarta filha de Kwok Bews, uma família de prestígio no comando da ‘Wing On Department Store’ em Shanghai, no início do século 20.  Daisy Kwok Bew nasceu com uma ‘colher de prata na boca’, como costumavam dizer. As mudanças sociais e políticas da época, no entanto, afetaram sua vida de maneira que ela nunca poderia ter imaginado. Por mais de três décadas, esta “princesa” de Shanghai experimentou toda a sorte de perdas e privações impostas pela revolução cultura. Sendo de uma família considerada capitalista, teve seu marido preso (que veio a falecer na prisão), seus bens e da família confiscados e foi enviada para uma fazenda para ‘reeducação através do trabalho’, como foi muito comum nessa época da história da China. Mas ela enfrentou todas as provações com dignidade. Um conto fascinante da resistência do espírito humano.

daisy

Capa da edição em inglês.

Uma história verdadeira sobre uma grande mulher. As imagens e a história contadas de maneira que prende o leitor, mostram uma China que era tão rica culturalmente e uma família que trabalhou duro, para construir seu patrimônio.

Ela nasceu na Austrália, onde toda a família vivia, mas seu pai quis apoiar uma China que estava destinada a grandeza e transferiu seus negócios para Shanghai quando era ainda era criança. No entanto, com o colapso da China, as coisas mudaram, quase toda sua família se ezilou em Hong Kong ou Estados Unidos, mas ela e seu marido resolveram continuar aqui. Se manteve fiel, e digna, com sua energia, amor da família, educada e bonita.

O interessante é que conta muita coisa da sua vida, do período da mudança para Shanghai, do seu casamento, seus filhos. Mas da época da revolução cultural e de tudo que passou, dá uma ideia do que passou, mas sem entrar muito em detalhes além do necessário. A autora, que conviveu com Daisy durante seus 2 últimos anos de vida, conta que ela nunca reclamou, nem criticou o governo ou o que passou. Mesmo seus filhos só ficaram sabendo de muitas coisas ao ler suas memórias.

Na realidade ela tinha no final da vida orgulho da sua jornada e de como o governo precisou da sua ajuda na época da abertura econômica, já que não haviam muitos chineses que falavam o inglês fluente. E assim ela voltou a fazer tudo que fazia antes da Revolução Cultural.

daisy1

‘Eu gostaria que usassem essa foto no meu memorial porque ela prova que estou trabalhando.’ Guo Wanying (nome que Daisy recebeu durante a revolução cultural). E foi essa foto que foi colocada em seu memorial, como ela queria!

Mesmo o filho, querendo que ela fosse para os Estados Unidos viver com sua família, ela foi visitar, mas sempre voltou para China. Dizia que no final, aqui era seu lar, onde estava na maior parte de sua história de vida.

O mais interessante, é que a tradução do livro para o inglês foi feita por uma outra chinesa de origem australiana, que apesar de ter outra situação financeira, passou pelas mesmas experiências que Daisy passou.

Um livro muito bem escrito e mostrando um lado da sociedade chinesa antes de 1960, muito interessante. Para quem tiver curiosidade e quiser treinar seu inglês, recomendo!

Capa do Livro em Mandarim.

Capa do Livro em Mandarim.

Ah… o livro quando foi lançado em mandarim, se tornou um best seller na China e é popular até hoje!

Se alguém achar o livro em português, deixa a dica aqui! =]

Zài Jiàn!

Anúncios

5 pensamentos sobre “Livro: Princesa de Shanghai – sua sobrevivência com orgulho e dignidade

  1. Pingback: Mulheres chinesas – o que temos aqui. | China na minha vida

  2. oi!
    aqui ainda calor, e vamos entrando num estado critico! estou muito triste com tudo o que vem acontecendo com o nosso país!
    vou deixar o nome do livro na minha carteira e vou bisbilhotar sempre que possível quem sabe acho!…………
    beijo grande para vc e familia!

    Curtido por 1 pessoa

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s