China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Filmes/Livros/Palestras e Assessoria intercultural/Viagens/viver na China

Visite Shanghai da sua casa

Entre as muitas ações que tenho feito no Instagram, desde que essa nova era do coronavírus iniciou, achei que essa era bem interessante deixar registrada aqui no blog.

Várias mulheres que moram pelo mundo, algumas trabalhando como guias de turismo, propuseram que todas indicassem um filme, uma musica e um prato típico que levassem seus seguidores a “viajar” sem sair de casa, já que essa é a única forma de turistar por enquanto e a arte e a culinária são nossos grandes aliados nessa época de quarentena.

Claro que aqui no blog, posso ampliar a lista, mas quem quiser conhecer os outros perfis, clica aqui e viaje por mais 16 países além da China!

Viaje até Shanghai

As dicas de música, filme e prato típico, podem levar cada um de vocês a chegar mais perto da tão distante China e conhecer um pouco dessa Shanghai que tanto amo e divido diariamente no Instagram, mostrando minhas andanças pelas ruas da cidade.

MÚSICAS

O Projeto The Shanghai Restoration misturou música tradicional chinesa com jazz, hip-hop e eletrônica, e é muito incrível! Dave Liang, que é chinês-americano e produtor deste grupo, foi inspirado pelas bandas de jazz de Shanghai nos anos 30, quando visitou Xangai em 1997. Então, quando você ouve este álbum, sente a forte atmosfera tradicional chinesa e ainda sons muito únicos.

Descobri esse projeto por acaso, quando buscava musicas interessantes sobre a cidade, mas virei fã e está tocando aqui em casa já faz uns dias!

Uma outra musica que adoro, é super antiga e me remete à Shanghai da década de 1920, com interpretação de Doris Day (antiga mesmo) e o nome é Shanghai (Why Did I Tell You I was Going To).

FILMES

Vou indicar dois, um no presente e outro do passado. Os dois são bem fieis nas locações da cidade. Não entrei no mérito dos doramas, senão a lista seria enorme!

Shanghai Calling é uma comédia romântica de 2012 escrita e dirigida por Daniel Hsia e produzida por Janet Yang. Estrelada por Daniel Henney, Eliza Coupe e Bill Paxton, é uma história sobre um grupo de americanos de diferentes classes sociais que residem em Shanghai. E o que dá o toque especial é o advogado Sam, um chinês americano que muda para Shanghai a trabalho, mas não sabe falar mandarim. Um filme leve e que mostra cenas maravilhosas da Shanghai atual.

Pode parecer meio obvio, mas é um dos filmes sobre a cidade que te dá a sensação plena de estar aqui. As cenas são tão reais, os locais fazem parte do dia a dia da cidade. Impossível não se apaixonar.

Um outro filme que representa a Shanghai da década de 1920, e nos remete a tão famoso “old Shanghai” com todo seu glamour, as diferenças sociais, as concessões estrangeiras

Império do Sol , e2 um drama americano dirigido por Steven Spielberg e com roteiro baseado na autobiografia de J. G. Ballard.

O filme relata a história de um garoto inglês de onze anos de idade, que vive em Shanghai com a sua família na aparente segurança do bairro diplomático. Com a invasão da China pelo Japão, em plena Segunda Guerra Mundial, no meio da confusão da multidão em fuga ele separa-se dos pais e acaba por ir parar a um campo de concentração japonês.

Na primeira parte do filme, antes da prisão dele, podemos ver a velha Shanghai e o quanto essa época foi conturbada na cidade.

CULINÁRIA

Claro que indiquei no post os dumplings são um dos mais conhecidos e apreciados pratos chineses, apesar deles não serem de fato pratos típicos de Shanghai. Simplesmente porque são fáceis de comer, muito semelhantes ao ravioli, e possuem uma variedade de recheios e tipos para qualquer paladar. Sim, muitos tipos de dumplings.

Isso porque o estrangeiro quando vê algo que parece massa recheada, já chama de dumpling. Mas na realidade são, no mínimo, sete diferentes tipos. Confere as curiosidades do esse prato delicioso da culinária chinesa.

Dumplings

E vale também ver dois tours gastronômicos que fiz em Shanghai, com comida local:

Jantar em Shanghai

Café da Manhã/comida de rua em Shanghai

LIVROS

Esse item não está na lista do Instagram, mas não poderia deixar de mencionar dois livros que me encantaram e temos a resenha aqui no blog.

Novamente, as historias se passam na glamourosa Shanghai do inicio do século 20. A época de ouro da cidade. Confiram nos links:

Vale do Encantamento – A saga de três gerações de mulheres, de Amy Tan.

O enredo praticamente todo se passa na Shanghai do final do Império até a Segunda Guerra Mundial, e mostra o quanto a herança cultural chinesa de séculos dita as regras de comportamento social e familiar até os dias de hoje.

‘Shanghai Princess: Her Survival with Pride & Dignity’, escrito por Chen Danyan, originalmente em mandarim. Foi finalizado em 1999, mas a publicação em inglês foi em 2010. Infelizmente não achei nenhuma versão em português na internet, pois o livro é muito interessante.

Espero que se divirtam

Claro que existem mais centenas de filmes, musicas e livros falando da China de modo geral, e de Shanghai em especial, mas hoje ficamos por aqui.

Tem alguma outra sugestão? Deixa nos comentários.

Zái Jiàn!

6 pensamentos sobre “Visite Shanghai da sua casa

  1. Obrigada pelas dicas.
    Muito interessante o projeto. Gostei muito tb.
    O Império do Sol conhecia, mas o filme mais recente é uma novidade.
    Eu sei fazer a massa p os dumplings, mas ainda não conheço muitos recheios, principalmente utilizando frango. Vc saberia alguns?
    Como os chineses recebem as acusações de culpa e de que deve pagar pela pandemia feitas por alguns ocidentais e seus governos?

    Curtir

    • Assista Shanghai Calling, a sensação é de estar andando por Shanghai. hehehe
      Eu não sei fazer dumplings, mas os recheios geralmente são de porco, frango, caranguejo, vegetais. As vezes eles misturam 2 sabores, que fica muito bom também.
      quanto as acusações, na6o se fala muito sobre isso por aqui. Sinceramente acho que agora não é hora de acusar ninguém, isso fica para depois, quando tudo estiver de volta. A energia hoje tem que ser de arrumar soluções e não para encontrar culpados.
      Abraço

      Curtir

Deixe uma resposta