Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/Viagens/viver na China

Moganshan – Floresta de Bambus na China

No mês passado fomos com alguns amigos conhecer um local próximo a Shanghai: Moganshan.

Havia tempo que ouvia falar desse lugar, mas sabe aquela coisa de ‘um dia vou’… e lá se vão seis anos em Shanghai e nada! Aí uma amiga começou a agitar e no final fomos em um grupo de 15 pessoas e descobrimos ar puro e coisas deliciosas muito próximo dessa metrópole poluída que é Shanghai.

Moganshan fica há 2:55 horas de carro daqui. Alugamos uma casa para passar o final de semana. Sinceramente eu não arriscaria fazer isso caso não fosse a indicação de conhecidos. E realmente não nos arrependemos. Todo o prometido no site estava lá, inclusive o trio de ‘ayis’ (tias, mas o termo é usado para empregada doméstica também).

slide22

Trajeto Shanghai – Moganshan

Alugamos bicicletas, tentamos fazer uma trilha, andamos no meio de uma pequena plantação de chá. Paramos num restaurante de estrada (chinês, claro). E ainda assistimos um jogo da seleção. Foi um final de semana diferente e gostoso.

A Turma animada para seguir viagem...

A Turma animada para seguir viagem…

 

Slide14

Nossa parada no ‘frango assado’… sqn!

 

Slide15

A casa! =]

Sobre Moganshan

Moganshan (ou Monte Mogan – 莫干山) faz parte de um Parque Nacional e é formada por uma montanha que tem três picos e algumas colinas. O pico é chamado Ta Shan, e possui 724 metros de altura. Esse local é conhecido como um ‘retiro’ para caminhadas e contato com a natureza tão difíceis de se conseguir na China, Shanghai especificamente. Possui varias pousadas, onde se pode alugar quartos em casas de estilo ocidental. Essas construções foram feitas na época em que a área era quase como um reduto estrangeiro (antes de 1948). É fácil identificar vários estilos arquitetônicos, como britânicos, franceses e americanos.

A característica marcante de Moganshan são as florestas de pinheiros e bambus, além de trilhas, lagos e cachoeiras. Existe uma trilha que leva ao topo da montanha, de onde se pode avistar o Vale de Anji.

Slide19

Muita natureza e ar puro.

Os estrangeiros construíram as vilas e casas, para ser um local de descanso durante os meses quentes do verão. No final do século 19 e inicio do século 20, o sul da China não era um lugar saudável para viver, por isso os estrangeiros que viviam na região de Shanghai buscavam locais mais frios e mais seguros para passarem com a família os meses quentes de verão, quando pragas eram comuns. Os missionários começaram a trazer suas famílias pela primeira vez no final de 1800. Tornou-se uma cidade de pessoas influentes e de suas famílias.

Após a Segunda Guerra Mundial, Chiang Kai Shek adquiriu uma residência na montanha. Em seguida, altos funcionários do governo e funcionários comunistas de outros países, como da cidade de Ho Chi Minh (Vietnã) também começaram a eleger Moganshan como local de veraneio. E até hoje a fama do local se perpetua: Paz, ar puro e natureza!

 

 

Slide21

passeio pelas vilas em Moganshan.

Bruna e eu com a senhorinha fofa! =]

Bruna e eu com a senhorinha fofa! =]

Nosso Passeio

Como escrevi acima, alugamos as bicicletas. Nossa casa ficava no alto da montanha. Saímos todos entusiasmados (tem um ditado que diz que para baixo todo santo ajuda, né? Pura verdade!). Chegamos perto de uma trilha, mas com as bikes era impossível subir. Havia chovido bastante durante a noite e estava tudo bem enlameado. Alguns do grupo tentaram subir a pé, mas realmente estava bem escorregadio. Outra parte do grupo ficou no pé dessa trilha com as bikes. Nossa sorte foi que tínhamos um repelente super potente que salvou quase todo mundo do ataque de mosquitos. Mas muitos! Se for para esses lados, fica a dica: tome banho de repelente.

Slide17

Nessa parada linda que os mosquitos atacaram os desprevenidos! =O

Encontramos uma plantação de chá, e fomos ver de perto. As pessoas que estavam trabalhando foram super simpáticas, deixaram a gente tirar foto com eles. Fiz até um filme que vou editar para colocar aqui depois.

Paramos numas vilas, com muitas pessoas de idade e também por um túnel de pedra completamente escuro (só emoção) e demos num platô. Aí percebemos que teríamos que subir tudo aquilo que descemos, lembra?? Gente, sério… não teria fôlego, de verdade.

Slide16

Plantação de Chá.

Eis que um dos meus amigos avistou um caminhãozinho subindo pela serra abaixo do platô, nos olhamos e ele disse: bem que podíamos oferecer uma graninha para o cara levar as bikes para cima. BINGO! Melhor ideia da tarde. Serei grata ao Adilson por essa ideia o resto da vida. Parte do grupo quis subir pedalando: heróis, no meu entender…rs.

Por RMB 50,00 (15 reais aproximadamente) o chinês, super feliz, colocou as bicicletas dos desertores na caçamba do caminhão, e subimos a serra, junto com as bikes, claro. Gente, juro que quando vi o que teríamos que subir, realmente agradeci à Deus essa luz! 0;-)

Slide20

Os corajosos e os precavidos…hehehe

Depois foi churrasco, com direito a caipirinha e tudo mais, jogo do Brasil (que deixou todo mundo nervoso) muita conversa jogada fora e vida de sítio. Realmente um local gostoso, relativamente barato e com ar puro e contato com a natureza. Fora que as florestas de bambu são realmente uma beleza a parte. Esse é um lugar que gostaria de voltar mais vezes.

Slide18

Delícia de lugar para se visitar. Belezas da China! Essas duas fotos da paisagem são do Adilson Carvalho.

E lembrem-se: ‘para descer todo santo ajuda’. Para subir só com a ajuda do chinês… Sem mais! =P

Zái Jiàn!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Moganshan – Floresta de Bambus na China

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s