Blog/Cenas da China real/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Mercado Chinês – Wet Market

Essa semana fui fazer uma visita num ‘wet market’ ou mercado molhado, literalmente. O que nada mais é do que um mercadão como o Mercado Municipal em São Paulo. Só que aqui há muitos deles, então eles tem uma proporção muito menor.

IMG_6113

Lado de fora do mercado.

Perto da minha casa, que eu conheça, tem 3. E assim pela cidade inteira eles existem, cada um com suas peculiaridades, mas num formato muito semelhante.

O chinês de maneira geral, não gosta de comprar verduras, frutas, legumes, grãos, ovos e até carne nos supermercados. Ainda é forte por aqui, mesmo na cosmopolita Shanghai, a compra diária de produtos frescos, somente o que será consumido nas refeições do dia.

IMG_6053

Visão Geral do Mercado.

As verduras e legumes estão expostos da maneira como estamos acostumados a ver no Brasil. São muito bonitas, frescas e organizadas. E o que encontramos por aqui? Algumas coisas bem semelhantes ao Brasil como berinjela, couve-flor, brócolis, gengibre, alface, espinafre etc. mas outras bem inusitadas, como vocês podem ver nas fotos.

Slide1

A batata apesar de semelhante, ela é meio adocicada. E eu não sei explicar por que. Na realidade a comida deles é um pouco adocicada e muitas vezes servem pratos que nós só comeríamos na sobremesa, mas eles comem tudo junto. =]

Slide2

As frutas também são um espetáculo à parte! São doces, grandes e saborosas. A melancia chinesa tem um sabor que jamais encontrei no Brasil!

Slide3

Ah, uma coisa interessante quando se trata de peso por aqui. Todo o valor marcado, ou que a atendente te responde quando você pergunta, é referente a meio quilo. Então na barraca de morangos, está marcado RMB20,00 (R$7,90), isso quer dizer que 500 gramas de morangos custam isso. E se quiser comprar dois quilos, tem que pedir quatro, ou seja, quatro vezes meio quilo.

Depois disso entramos na parte dos grãos e condimentos. A variedade é imensa e tudo a granel. Claro que hoje em dia existem os grãos já empacotados empilhados nas prateleiras. Mas não é a preferência do chinês.

Slide3a

Esse maço escuro é alga seca e as pedras são de açucar. Eles usam em sopas (lembram do adocicado?).

Agora é a vez dos ovos. Da mesma forma, vendidos por peso. Decida quantos ovos levar e a vendedora pesa e coloca num saquinho plástico e pronto. A variedade de ovos é imensa. Tem os comuns de galinha, os de codorna, pato e os especiais… Os tais ovos preservados!

Slide4

As duas fotos de baixo são dos preservados tradicionais (saiba mais aqui), caríssimos e podem ser comprados limpos ou exatamente como foram desenterrados depois dos 100 dias! Uiiiii.

E também tem outro tipo de ovos preservados: que são mergulhados no shoyo, molho de soja, por um período enorme e depois colocado à venda. O consumo é da mesma forma dos outros: cozidos. A aparência semelhante, mas segundo alguns amigos, o sabor é muito bom, pois ele tem o gosto do molho. Esse ainda vou me arriscar a experimentar. =]

Próxima estação: barraca de noodles, ou macarrão mesmo. Pode-se comprar a massa seca ou fresco (que são cobertas com panos úmidos para não secar), feitas com farinha ou as que levam ovos, e todas as diferentes formas que o chinês está acostumado a fazer. Em tiras finas e um pouco mais grossas, em rodelas para o preparo do dumpling (jiaozi) – e que muitas brasileiras compram, recheiam com queijo ou carne e fritam! Não chega a ser um PASTEL de feira, mas sabe como é… A ocasião faz o ladrão, como dizia minha avó! É pegar ou largar.

Slide5

Depois as barracas que vendem alguns tipos de comida quase pronta: carne já temperada, frango empanado, os bolinhos de peixe, carne e frango que eles comem num prato chamado ‘hotpot’ etc.

Slide6a

Os picles e conservas, o tofú fresco ou seco. E aqui tem anchovas (ou aliche) vivas. Eu nunca tinha visto esses peixinhos vivos, sempre enlatados ou em conserva a granel. =]

Slide6

Variedades de Tofú.

Slide7

Picles, conservas e… as anchovas vivas! =]

E aí entramos na parte crítica do mercado: as carnes de maneira geral. São expostas no balcão, cortadas na hora e, vamos combinar que no inverno ainda vai, mas no verão… Não teria coragem de comprar. Tá certo que é tudo fresco, mas ainda prefiro os locais em que não vejo esse lado do preparo e acondicionamento da carne! Como já escrevi várias vezes, a ignorância é uma benção em certas situações!

Slide8

Corredor das carnes (porco e frango) e a foto da direita ao alto é da única barraca de carne de boi desse mercado.

Uma curiosidade sobre a estrutura dos ‘mercados molhados’ aqui: cada um deles, não importa o tamanho, segundo me explicaram, só podem ter uma barraca de noodles e uma de carne de boi. O restante dos produtos possuem vários vendedores.

Saímos pela parte de trás do galpão e nos deparamos com umas lojinhas de serviço: sapateiro, chaveiro, utilidades para limpeza (vassoura, balde, panos etc) e cozinha (panelas, peneiras, cestas, escumadeiras etc) e a peixaria, que seguindo a tradição, vendem os peixes vivos.  Fomos olhar de perto e acabamos levando umas respingadas dos peixes mais espertos que saltavam dentro das caixas de isopor. Notem que têm sistema de bombas para manter a água em movimento.

Slide9

lojinhas de serviços e utilidades domèsticas.

Slide9a

Peixarias.

Claro que num local como esse ninguém fala uma única palavra em inglês e os estrangeiros precisam tomar cuidado com os preços. Normalmente eles são parecidos em todas as barracas do mesmo produto, mas sabe como é a história da oportunidade, a falta de entendimento da língua e essas coisinhas que só o estrangeiro que vive aqui consegue entender de verdade. Então, antes é bom ir num supermercado e ter uma ideia de quanto vale cada item e sabendo que nesse tipo de mercado local, os preços são muito mais baratos e frescos.

Zài Jiàn!

23 pensamentos sobre “Mercado Chinês – Wet Market

  1. Pingback: Óculos chineses. | China na minha vida

  2. Olá Christine, muito legal o tema da vez, lembrei que após visitar um mercados destes, localizado nos arredores de Xintiandi, parei de comer carne de boi! rsrsrsrs (no período que estive na china). Lembro que jogamos vários bifes de picanha fora, pois não desciam mais. A dieta passou a ser de frango, salmão e legumes. Adaptando o velho ditado: o que os olhos não veem, o estômago na sente! kkkkkk, bjs.

    Curtir

  3. oi!….acabei de levantar, de uma cochilada pós almôço! finalmente tivemos uma trégua na temperatura e deu para dormir de pijama, e meias!!!!!!!!!!!!!……………chove….chove……..chove……………………………..
    Que lindo o post! curto o lance dos mercados e comidas! acho que experimentaria de tudo o que vi, menos peixe, que nunca fui amigo e os tais ovos …………os macarrões são interessante! já comprou dos frescos? lembram os nossos? eu faço, com farinha e ovo e fica muito bom!…………..beijo grande para vc e familia!

    Curtir

    • OI Edson, que bom. Aqui as temperaturas estão ficando mais aceitáveis também. E chove…rs
      OS noodles chineses não tem exatamente o mesmo gosto do nosso macarrão. Eu costumo comer dentro dos pratos da própria culinária chinesa.
      E são bons sim!
      Abraço.

      Curtir

  4. POXA CHRISTINE,TENHO RECEBIDO SEUS EMAILS E TE ADMIRO MT. SUA MÃE FALOU DE EU ENTRAR NO SEU BLOG E FICO ME PERGUNTANDO QT VC AMA A CHINA.VC É CASADA COM ALGUM CHINES??? DESCULPA PERGUNTAR,MAS NUNCA PERGUNTEI SOBRE VC.

    SEMPRRE PROCURE LER O QUE ENVIA PRA TER MAIS CONHECIMENTO.GOSTO MT DA SUA ,MÃE.CONHEÇO-A DE TEMPOS ATRAS QD COMECEI NA NETE PELOS GRUPOS.VEJO SUA FOTO E IMAGINA QUE SUA MÃE SEJA PARECIDA COM VC.UMA PESSOA DOCE,INTELIGENTE,CARINHOSA E CORRIDA COM A VIDA COMO TODOS. TENHO CARINHO ESPECIAL POR VC E TB GOSTO MT DA SUA MÃE. ÓTIMA TARDE. UMA SEMANA ABENÇOADA PRA VC BJS NO CORAÇÃO MAZINHA

    Curtir

    • Oi mazinha! Obrigada pela visita!
      Não, eu não sou casada com chinês…rs
      Apesar que 10 anos na China está deixando meu marido de olhos puxados…hehehe
      E realmente adoro a cultura e a vida que tenho aqui. Não concordo com tudo, mas procuro entender e conviver com as diferenças.
      É verdade, sou muito parecida com a minha mãe…hehe
      Volte sempre!

      Curtir

  5. Christine, essas suas reportagens são sensacionais. Esse local se parece um pouco com o nosso Mercadão aqui em Taubaté. O nosso é bem menor, mas a variedade e disposição das coisas é bem parecida.
    Muito legal, Christine.
    Um abraço grande para vocês aí,
    Manoel

    Curtir

  6. Oi Christine
    Hot pot é uma delícia, principalmente o que é cozido no molho apimentado! Em Nantong, aí perto de Shanghai, provamos (sem saber do que se tratava) o ovo preservado em um restaurante de hot pot. Só descobri o que realmente era já no Brasil. Dá uma olhada: http://meusplanosdeviagem.wordpress.com/2011/06/13/as-luzes-de-shanghai/
    Muito legal o post sobre os mercados aí de Shanghai. Eu adoro visitar mercados quando eu viajo. Você podia fazer mais posts sobre isso. E também podia escrever sobre outros produtos encontrados nos mercados e supermercados e que não existem aqui no Brasil. Coloque os preços para a gente ter uma ideia.
    Abraço

    Curtir

  7. Chris,
    A carne eu dispenso, mas a parte dos “vergumes” delicia, delicia… Aqui na Alemanha não temos esta variedade toda, e quando tem alguma “novidade” é tão caro e já não é tão fresco assim. Agora a história do ovo.. Nossa lembro que quando li o post sobre os ovos preservados, eu fiquei enjoada e nervosa por vocês no jantar, se fosse comigo teria passado vergonha.
    Amei o post, e quando for a China, já sei que tem muita coisa gostosa que eu como.
    Agora me fala e as frutas, tem muitas variedades que não temos no Brasil? Aqui na Alemanha o que mais sinto falta é a Goiaba e o mamão, goiaba não tem (muitos nem conhecem, e mamão quando tem para vender custa em torno de 1, 80 euros cada mamaozinho…) 54 euros por Mês de Mamao é demais né?
    Um beijo grande

    Curtir

Deixe uma resposta