Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Shanghai Sculpture Space – no meio da cidade, a arte impera!

Não adianta… quanto mais tempo passo aqui, mais me surpreendo com essa cidade. Em cinco anos que vivo em Shanghai, acho que não passei uma semana sequer sem descobrir algo novo. Seja um restaurante, uma praça inusitada, um local cult ou completamente non sense, uma ruazinha perdida no meio do caos. E me vejo boquiaberta e incrédula com a diversidade de opções e possibilidades que a China nos oferece. Aqui não dá para se sentir na monotonia e nem dizer que não tem o que fazer.

E foi assim, do nada, que me deparei com esse espaço de arte chamado de Espaço de Esculturas de Shanghai. Na realidade sai de casa para ir ao ‘Minsheng Art Museum’ para assistir uma palestra do Marcelo Rosenbaum (super fã), que encerrava as comemorações do ‘mês do Brasil na China’, promovida pelo Consulado Geral do Brasil em Xangai, com apoio do PBC – Profissionais Brasileiros na China.

IMG_4287[1]

IMG_4295[1]

Com essa frase, Marcelo encerrou a palestra em que mostrou um pouco do seu trabalho no projeto AGT – A Gente Transforma

Nunca havia ido a esse museu, mas em Shanghai o que não falta são museus (pequenos e gigantes) e galerias de arte, e realmente não me surpreendi por não conhecer esse espaço. O endereço não poderia ser mais óbvio, Huaihai Lu perto da Honqiao Lu, lugar que ferve de ‘points descolados’. Mas para meu espanto, o numero 570 era só de um portão e entrando com o carro dentro desse local me deparei com muitas, mas muitas lojinhas descoladas, galerias de arte e museus. Mas o ‘carro chefe’ desse local, sem sombra de dúvidas é o Shanghai Sculpture Space.

IMG_4307[1]

IMG_4306[1]

IMG_4305[1]

Adivinhem se o Mário não foi direto ver essa obra…rs

Na realidade é um terreno de sete mil metros quadrados ocupada por dois imensos pavilhões que abrigam exposições de arte. Na área externa existe uma imensa galeria de esculturas gigantes (nem a arte escapa dos superlativos na China).

Os pavilhões são edifícios de fábricas de aço antigas que testemunharam a glória industrial do passado. Após a renovação e adaptação desse espaço, ele abriga o vigor da arte urbana e o espírito dos tempos modernos, mas dentro de um local que representa o legado do passado de Shanghai.

IMG_4309[1]

IMG_4310[1]

Também resolvi ‘bater um papo’ com elas! Escultura feita para homenagear o 30° aniversário das relações diplomáticas entre China e USA.

A fábrica foi construída em 1956, cobrindo uma área de 6.280 metros quadrados de construção. A característica dos edifícios robustos com grande espaço aberto mostrou-se o local ideal para o desenvolvimento desse espaço exposições de esculturas.

Mas além desse espaço, há como uma vila que circunda o terreno onde estão as demais galerias e lojas que oferecem produtos de qualidade e com compromisso maior de divulgar a arte contemporânea da China e do mundo.

Algumas das muitas galerias de arte de museus que ocupam a mesma'vila'.

Algumas das muitas galerias de arte de museus que ocupam a mesma’vila’.

Vale a pena conhecer!

Ah, a palestra do Rosembaun foi TUDO! Se já era fã, virei tiete! =]

017a4cdbb8552afb2e49de23d19e387f03b0703050

Marcelo Rosenbaum e eu. Tietagem…rs

E assistir a palestra de um brasileiro na China, não tem preço!!!

Zái Jiàn!

ET: o sorteio é amanhã… Se você não deixou o seu recado corre lá… O sorteio será às 22:00 na China e 9:00 no Brasil, segunda 30 de novembro! O link para deixar o comentário é esse aqui.

Calendários esperando seus donos! uhuuuu...

Calendários esperando seus donos! uhuuuu…

Anúncios

8 pensamentos sobre “Shanghai Sculpture Space – no meio da cidade, a arte impera!

  1. oi!
    sem palavras para essa postagem! maravilha o que vc mostra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    voce precisa levar nossos responsáveis pela educação e cultura, para mostrar esse tipo de coisa! Lembra um dia quando fomos jurados no shopping, e que coloquei
    o lance de aproveitarem os espaços do shopping, com obras de arte…………………fica combinado assim!…………………………..beijo grande para vc e familia!

    Curtir

    • É Edson, uma pena que vc não tem Face. POstei uma foto comparando os metros de Shanghai e do Rio de Janeiro e está bombando. Até eu me assustei. Mas o que falta é vontade de se fazer…. sempre. Beijo e to chegando! =]

      Curtir

  2. Olá Chris… Adorei a frase de encerramento da palestra do Rosenbaum! Você tem razão, a China é surpreendente! Eles, chineses, sabem das coisas e caminham a passos largos para uma liderança efetiva no planeta. Que espaço interessante esse que vc visitou. Gostei muito de tudo! bjs

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s