Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

China na minha vida

Algumas vezes paro para pensar o que tem sido a minha vida nesses últimos 9 anos e, por incrível que pareça, ainda me surpreendo com a “montanha russa” de sentimentos, experiências, aprendizados, tristezas e alegrias que fazem parte do meu dia a dia até hoje.

Entre tudo que aprendi, que vivi, que descobri, posso afirmar, sem sombra de duvida, que as pessoas que passaram a fazer parte da minha vida tiveram, e ainda têm, um papel fundamental nessa história.

Ser estrangeiro causa um impacto muito grande na nossa identidade e repartir isso com outros estrangeiros, sejam brasileiros ou não, é um alivio e um consolo em muitos momentos.

IMG_3105

Ana Paula e eu, já no Brasil (fev/2013).

Por outro lado, mesmo no Brasil, por conta do blog, acabei fazendo muitos novos amigos e descobrindo velhos conhecidos como pessoas maravilhosas e extremamente presentes.

Entre os novos amigos do Brasil, conheci uma moça, que me contatou através de uma terceira pessoa, que sinceramente não lembro quem foi, e veio parar no sofá da minha sala para um papo rápido sobre a cultura chinesa e o blog, já que o motivo da visita dela a China foi uma pesquisa de campo sobre a adaptação do brasileiro expatriado na China.

Apesar de eu não ser o publico alvo que ela procurava, algumas coisas do blog despertaram a sua curiosidade e resolvemos conversar.

A “conversa rápida” durou 9 horas! E nem nos demos conta disso. Inclusive, a jarra de suco e a travessa com batatas lays que coloquei em cima da mesa, ficaram lá praticamente intactas. Sim, não lembramos de comer , fato que deve ter deixado a colega de grupo dela, uma chinesa que vive no Brasil desde criança, um pouco desconfortável . Porque se há uma coisa que Chines respeita e não dispensa é o horário das refeições.

Bom, nem preciso dizer que quando a “ficha caiu” quase morri de vergonha e de remorso… Mas eram quase 2 da manhã e elas precisavam voltar para a casa que não era perto. Claro que me redimi, fazendo um almoço bem brasileiro para elas no sábado, quando vieram entrevistar meu marido. Rs

Mas desse episódio inusitado, ficou uma ligação, algo como se já nos conhecêssemos a muito tempo. O que nos uniu dessa maneira? A paixão pela China.

Cada uma dentro da sua expectativa, eu com mais experiência de vida, mas cheia de entusiasmo pelos horizontes que a China me abriu depois dos 40 anos, e ela com sua empolgação de jovem, que esta se formando, cheia de sonhos, possibilidades e pertencente a uma geração em que as fronteiras dos países são simples desenhos num papel.

Depois que a Ana voltou ao Brasil, mantivemos alguns contatos por email e, no dia que ela ia defender seu TCC, me enviou uma mensagem dizendo que estava indo para a faculdade e o trabalho estava em anexo. Abri o arquivo, olhei o número de páginas, mais de 200… Definitivamente não daria para eu ler naquela hora, mas resolvi folhear o arquivo. Logo nas primeiras páginas levei um susto: meu nome constava, com todas as letras, nos agradecimentos. Entre tantas pessoas que as ajudaram, forneceram informações, ‘o que fiz eu para merecer essa menção?’ Pensei com meus botões…

E continuei virando as páginas. Não podendo ler nada, achei melhor ir ao índice para ter a ideia do todo da dissertação. E ai para meu espanto de verdade, dou de cara com o título do ultimo capitulo: “China na minha vida – dores e delicias no processo de adaptação cultural”. Claro que fui correndo até a página e a nota de rodapé explicava que o nome era uma alusão ao blog e o meu nome lá de novo. Juro que me emocionei.

Como pode isso? Não sei.

Mas são essas pequenas grandes coisas, que só a ‘China na minha vida’ pode explicar. E por isso minha paixão por esse pais só aumenta. Esse foi um caso, muito marcante, mas existem outros que fazem meus dias e de minha família aqui, serem diferentes, desafiadores, estimulantes e compensadores.

Os dias “bad China” existem sim, e temos a vontade de jogar tudo para o alto. Mas depois que passa a gente ri, como sempre digo. E vamos combinar, quem não passa por dias de querer sumir do planeta, independente do lugar que se está? Na China ou no Brasil, na escola ou na casa dos pais, todos temos os nossos “bad days”!

Ah, o TCC das meninas foi sucesso absoluto. Receberam o primeiro lugar e a bolsa de estudo para o mestrado na ESPM como prêmio. Eu, pessoalmente, fiquei muito orgulhosa e feliz de poder ter colaborado de alguma forma.

Agora é tocar para frente os nossos planos para o futuro. E muitas portas estão se abrindo para eles. E vejam onde fui parar por conta dessa historia:

IMG_3554

Palestra na ESPM-SP, em 28 de maio de 2013.

Não me canso de agradecer pelas pessoas especiais que estão, como a China, na minha vida todos os dias! E agora lá vou eu ao Mato Grosso, falar um pouco mais sobre a China e seus mistérios… =]

Zai Jian!

Anúncios

17 pensamentos sobre “China na minha vida

  1. Parabéns Christine!!
    Seu trabalho é admirável! Me orgulho de sua caminhada desde nossos dias de Colégio! Acompanhando…
    Beijosss

    Curtir

  2. Chris,

    Eu fiquei super emocionada em ler o seu post!!! =) Parabéns pelas suas conquistas e por ser essa inspiração de pessoa que você é. A adaptação a uma nova cultura não é fácil. Ainda mais quando mudamos para o outro lado do mundo. Mas o que aprendemos… O que ganhamos… Ah, isso tudo, não tem preço!

    Um beijo enorme!

    Curtir

    • Obrigada querida! A China me deu e continua dando presentes como essas amizades que nascem não se sabe como e nos fazem tão bem, nos ajudam a enfrentar o dia a dia, e podemos até substituir alguns abdominais diários pelo prazer de estarmos interagindo, não é mesmo?…rs.Realmente não tem preço.
      Beijo enorme para vc também, Tati.

      Curtir

  3. Oiêeeeeeeeeeee
    Adorei a estória dessa tua amiga q conseguiu se sair tão bem na China…q acabou servindo de laureas para o mestrado, muito esforço dela e tb o q vc conseguiu passar
    foi muito útil e ela soube agradecer com muito carinho!!!
    Beijusssssssssss

    Curtir

    • Disfarça… rs… sei que vc está no Brasil então achei que vc tinha ido dar uma palestra na ESPM… empolgada, vim fazer o comentário antes de ler o post inteiro… hahahahahahaha… só agora me toquei de que se trata da apresentação do TCC…

      Curtir

  4. Olá Chris, gostei muito do que li. Posso sentir que sua vida na China tem sido proveitosa em todos os sentidos, inclusive ajudando outras pessoas, como foi o caso dessa jovem e do trabalho dela de conclusão de curso. Parabéns por sua sabedoria e por este blog que nos dá a oportunidade de conhecer um pouco mais desse país tão, geograficamente, distante do Brasil.
    bjs da regin@

    Curtir

  5. …..pois é!!!!!!!!!muito orgulhoso de voce! Não tem de estranhar nada e, receber com muita alegria isso tudo! Imagine quando tudo estiver num livro, que nessas alturas serão alguns! Sabe Christine, “ser humano”, ter coragem de viver a humanidade…..é simplismente por isso que tudo vem acontecendo para voce!
    Beijão para vc e familia! E. Monaco

    Curtir

  6. Adorei o relato Chris!
    O melhor da maturidade, é quando percebemos que a nossa experiencia serve ou trás
    algo de construtivo na vida de alguém.Queremos sempre que estas pessoas sejam nossos filhos, irmãos ou próximos e a grande magia da vida acontece quando isto acontece com um “estranho”.
    A muito tempo atrás, num momento dificel da minha vida, alguém me disse o seguinte: “se você dá amor, recebe amor, as vezes de onde menos se espera”.
    É isso, e assim nascem novas amizades, novas relações e novos afetos!
    Nestes momentos sentimos que a VIDA É BELA, não?
    Bjs

    Curtir

  7. Querida!

    Que lindo o seu post! Cheio de carinho e recordações!
    Quero muito conversar com você para saber como tem sido as palestras… tenho certeza que sucesso absoluto! Estou torcendo muito por este sonho!

    Beijinhos,
    Ana

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s