Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Detalhes.

Uma das coisas que mais me chama atenção na China, principalmente em relação as coisas mais antigas, as tradições e arquitetura tradicional, são dos detalhes. Tudo tem seu mistério, sua beleza. Centenas de pequenos tesouros se escondem num portal, num muro, numa escultura ou pintura.

deta2

IMG_0544

E observar esses detalhes passou a ser uma grande diversão para mim. Fotografo, abro, olho. Não me canso de apreciar. E, como um vicio, quanto mais imagens tenho, mais quero buscar. E aqui é fácil encontrar quando vamos ao centro histórico, num museu ou palácios e templos da época do império. Mas o que mais me instiga, é encontrar algumas preciosidades no meio do nada, do concreto, de uma rua super moderna. De repente me defrontar com uma porta, uma pedra que ficou esquecida, talvez propositalmente, no meio do novo, do progresso astronômico por que passa esse pais.

IMG_0539

Algumas vezes chego a imaginar se por conta da pressa de construir, destroem e/ou esquecem de pedaços, que irão um dia ser reverenciados como uma ligação ao passado destruído. Se por um lado isso é triste, por outro nos incentiva a buscar o que todos esqueceram. E um dia, sabe-se lá quando, essas fotos que eu e muitos outros apaixonados pela cultura chinesa, turistas maravilhados ou fotógrafos profissionais guardamos em nossos arquivos.

E assim vamos buscando uma descoberta em cada passo, em cada esquina, em cada beco. Muitas vezes são dias e dias sem nada encontrar. Mas quando acontece, é uma alegria, misturada com admiração, impossivel de explicar. Também há fotos de amigos, que me cedem seus olhares. Mas de alguma forma me tocaram. E há outros, muitos outros, que aos poucos e conforme for descobrindo seus significados reais, vou dividindo com vocês.

IMG_0512

O que pude ver em cada detalhe postado aqui, talvez não consiga mais relatar. Ou, o mais provável, hoje tenha uma outra visão daquilo que fotografei há meses ou horas atrás.

deta4

Tenho certeza que cada um que olhar as imagens terá a sua própria sensação. Para muitos, mais uma foto. Para outros um pedaço de algo muito distante e ainda outros que verão somente a curiosidade de fotografar um detalhe de alguma lugar.

deta3

E nesse ponto, apesar da riqueza dessa cultura, as sensações são individuais e particulares. Estou tentando buscar um pouco mais de informação sobre alguns trabalhos, técnicas e períodos que foram feitos alguns desses ‘detalhes’ que tanto me encantam.

Zài Jiàn!

“Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.”

Confúcio

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s