Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Horror ao sol.

imagesunAcho que já comentei algumas vezes aqui que o chinês tem verdadeira aversão ao sol. Por uma questão histórica e geográfica os chineses do norte do pais possuem uma pele mais morena e feições mais rudes, além de terem uma influência etnica muito grande da Mongólia. Ou seja não são considerados chineses puros, da etnia Ham, que é maioria na maior parte da China e em Shanghai.

Além do preconceito da raça ou etnia, há um outro mais forte e perturbador: o status social. Sim, porque a pessoa que trabalha em escritório, em serviços mais qualificados, não terá a pele bronzeada. Já os trabalhadores braçais, agricultores, varredores de rua, trabalham expostos ao sol, por isso tem a pele mais escura. E aí está o maior preconceito.

imagesun1

As sobrinhas aqui são literalmente Sombrinhas, ou seja, para fazer sombra e proteger do sol. As mulheres, principalmente, no verão andam super cobertas quando tem que sair ao sol, mesmo que seja para ir ao trabalho. Além das sombrinhas, há as capas, as super viseiras, os chapéus de abas enormes, luvas. Os cremes cosméticos aqui, mesmo das marcas internacionais, são todos ‘whitening’, branqueadores. Além de não tomar sol, elas ainda tentam embranquecer mais!

Ir à praia, à piscina, tomar sol? Nem pensar. Esses tipos de lazer são para depois das 4 da tarde. Ok, eu sei que é o melhor sol, mais recomendado pelos dermatologistas, que menos agride a pele. Mas esse não é o motivo pelo qual as chinesas deixam de aproveitar um dia de sol, em leno verão com temperatura perto do 40° na sombra! O motivo é não se bronzear para não serem confundidas com trabalhadores braçais.

jp-masks1-popup

Imagens de Sim Chi Yin for The New York Times

De tudo que já vi, o maior absurdo foi uma reportagem publicada no New York Times, algumas semanas atrás. O titulo da matéria era: “O essencial para praia na China: chinelos, toalha e máscara de ski”. Não, não é jetski, é ski mesmo, de neve. E a dita máscara é aquela que cobre o rosto completamente para proteger do vento gelado e da neve. Mas em Qindao, elas são usadas para proteger do sol mesmo! E na entrevista as mulheres ainda dizem para o repórter que elas tem que manter a pele clara para não serem confundidas com camponesas. E a classe média (como no Brasil) é a que mais almeja manter essa aparência para não ser discriminada na sociedade e, quem quer escalar mais degraus dentro da pirâmide social, tem a preocupação maior ainda.

MASKS-articleLarge-v2

Imagens de Sim Chi Yin for The New York Times

Olha, sinceramente, eu já não sou muito de sol, de ficar torrando na praia ou piscina, vou quando tenho oportunidade e vontade. Mas ir a praia desse jeito, com o calor absurdo que faz aqui. Ah… não dá não! Nem saia de casa… Mas como cada louco tem sua mania, vamos deixar os chineses com sua perplexidade aguçada quando nos vêem com a pele morena, bronzeada. Para eles é a coisa mais sem sentido que pode existir. E aí, mais uma vez concluo que nessa vida tudo é relativo. Depende do lado que você está do problema, do mundo ou da mesa, certo?

Zài Jian!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Horror ao sol.

    • Karolina, um dia tive um problema em casa e a moça do escritorio foi até lá. Era verão, sou a pino. Mas para fazer o serviço eu teria que ir até o escritório assinar a autorização, coisa de 300m da minha casa. QUando abri a porta, a mocinha sacou sua sombrinha (aqui entendi o significado da palavra) e queria, pq queria que eu entrasse em baixo. Qdo eu falei que não, ela me olhou assim meio,,, escandalizada…hehehe A coisa aqui chega no extremo da neurose coletiva. rs
      Obrigada pela visita!

      Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s