Blog/China/Curiosidades/viver na China

Obesidade Chinesa.

Lendo uma matéria na BBC sobre o aumento do índice de obesidade na China, comecei a pensar e ver que realmente cada vez mais nos deparamos com chineses obesos nas ruas de Shanghai e, na maioria são crianças ou pré adolescentes.

Na reportagem se faz uma comparação entre o PIB de 2009(US$4,99 trilhões) e 2005 (US$2,75trilhões) que cresceu em 81%! O que nos faz ver que quanto mais dinheiro, mais sobe a taxa de obesidade, só que na China, para variar, essa taxa subiu de uma maneira absurda: em 2005 18 milhões, para 100 milhões em 2009. Eles também fizeram uma comparação entre China e EUA, segundo a Organização Mundial de saúde, que afirma que o problema na China ainda é muito menor do que nos EUA, pois na faixa etária de 15 anos a China tem 38% de obesos e os EUA tem 74%. Agora fica a minha pergunta: mas quanto é 38% na China? Muito mais que nos EUA, com certeza… Não sei se chegaria aos 74%, mas com certeza é muita gente e por isso não acho que a China corra menos perigo que os EUA. Sabemos que a China enfrentou vários problemas e viveu muitas crises desde o inicio do século 20. A ‘grande fome’ foi um dos períodos mais tristes da história e hoje todos estão tentando apagar essa época, os avós e pais que chegaram a viver esse período, não querem que as crianças nem sequer imaginem o que é não ter o que comer. Só que estão exagerando um pouquinho, né?

 chinesebabiesobeJunto à isso, vemos a ocidentalização desenfreada da China. A apologia ao importado, tudo que é de fora tem um valor maior e representa status e o chinês virou um dos povos mais consumistas do planeta. Como disse um Professor da Academia Chinesa de Engenharia, ‘o chinês está copiando o americano em tudo, até nas coisas que já foram apontadas como ruins, prejudiciais’. E as medidas de combate a isso ainda são quase nada. E ele cita uma frase chinesa em relação proteção ambiental, que espelha a maneira de agir do chinês: “desenvolva primeiro, lide com o problema depois”. Traduzindo, enquanto o problema não existe, para que tomar ações de prevenção? Se o rio está limpo, entao deixa o povo se divertir, depois que tiver completamente imundo, aí a gente pensa no que faz. E essa frase traduz exatamente a lógica chinesa, que não tem lógica, diga-se de passagem.

No dia a dia, não encontramos nada diet nem light nos supermercados comuns. Esse tipo de produto só achamos nas prateleiras de importados e são caríssimos. Adoçante só temos nos restaurantes internacionais. Os chineses nem sabem o que é isso.. A comida é super oleosa desde sempre, mas antes eles não comiam em Mc Donald’s, Burguer King ou coisa que o valha. E da mesma forma que a maioria das pessoas engorda quando muda para China (inclusive eu, uiii) por mudar radicalmente os hábitos alimentares, o chinês mesmo estando no seu pais, está consumindo alimentos que não fazem parte da sua alimentação tradicional.

chinesebabies

E ai, para comprovar essa ‘tese’, encontrei alguns dados interessantes, mas um pouco assustadores sobre os fast foods na China:

A cada 24 horas abre um novo KFC , a cada 36 horas um novo Mc Donald’s e a cada 2 semanas um novo Dunkin Donuts. Quer mais? A projeção é que em 2015, 40% das mulheres e 57% dos homens chineses sejam considerados obesos. Isso dá 679 milhões de pessoas, que significa o dobro da população dos EUA.

E mesmo assim eles vão aplicar a lógica chinesa “desenvolva primeiro, lide com o problema depois”.

Tem vezes que dá vontade de gritar… mas depois lembro que não vai adiantar nada. Eles vão olhar para mim, dizer que entenderam o que estou falando, e depois continuar exatamente do jeitinho deles.

Só me resta dizer:

Zài Jiàn!

ET: amanhã é a ultima festa de despedida da temporada de Verão/2012. Ainda bem, por que além de não aguentar mais dizer ‘adeus, até breve’ para pessoas que convivem comigo quase que diariamente, e entre quase irmãos, amigos e conhecidos, foram 17 ‘zài tiàn’ nesse ano, também não aguento mais festas. E olha que o povo caprichou!. Então no mês que vem terei mais tempo para atualizar o blog e descansar…. =]

Anúncios

2 pensamentos sobre “Obesidade Chinesa.

  1. Pingback: Curisiodades sobre o ‘noodle’ na China | China na minha vida

  2. Pingback: Os chineses e a geração ’fast-food’ | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s