Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Curisiodades sobre o ‘noodle’ na China

Quem nunca comeu um ‘miojo’ que atire o primeiro pacote! No Brasil os famosos ‘Miojo Lamen’ e seus inúmeros genéricos, sempre fizeram a alegria da molecada ( e de muito adulto também, vamos ser sinceros…rs).

Quando chegamos na China, ficamos espantados com a quantidade e variedade de opções dos macarrões instantâneos, também conhecidos como ‘instante noodles’ ou simplesmente ‘noodles’, nas prateleiras dos supermercados e lojas de conveniência . O problema é que os sabores nem sempre são aceitos pelo nosso paladar. A maioria muito apimentado, mas se não colocarmos os temperos que vem na embalagem,  a massa é a mesma!

O nome dele em mandarim é miàntiáo 面條.

food-1216048_960_720

Um pouco de história

O criador da marca Nissin, tão famosa mundo afora, foi Momofuku Ando, um taiuanês/japonês, em 1958. Em 1970 a marca entrou no mercado chinês e, em 1971, foi criado o famoso ‘Cup Noodles’, o macarrão instantâneo que já vem no copinho e basta adicionar água quente e saborear essa maravilha da culinária (só que não…).

De acordo com a ‘World Instant Noodle Association’ (sim, isso existe!), China é o maior consumidor  de macarrão instantâneo no mundo, passando muito à frente do segundo local de consumo que é a Indonésia! Bom, mas isso não me espanta em se tratando de recordes chineses… sempre os superlativos ficam reduzidos nesse país imenso.

noodles-303385_960_720

 

‘Noodles’ em números chineses

Como vocês sabem, os números chineses são algo inatingível, mas vamos a alguns que valem a pena ressaltar como curiosidade:

  • 120 milhões é o numero de pacotes de macarrão instantâneo consumidos diariamente na China.
  • 44 bilhões de pacotes são consumidos anualmente. Só para comparar, a Indonésia, segundo consumidor mundial, o número é 15 milhões.
  • O mercado de macarrão instantâneo na China, tem previsão de crescimento em 6% ao ano, até 2018.
  • O macarrão instantâneo corresponde a 90% dos petiscos vendidos nas lojas de conveniência na China.
  • 51 metros é o tamanho aproximado do macarrão que está compactado dentro de cada pacote.
  • 44% do macarrão instantâneo produzido anualmente no mundo, é consumido na China.
  • 152 é o número de voltas ao redor do Equador que os macarrões instantâneos consumidos na China em um dia podem dar.
  • A média de consumo anual por pessoa é de 36 pacotes e, nesse quesito, a China fica com o quarto lugar de consumo, atrás da Coréia do Sul, Indonésia e Vietnam. Definitivamente, macarrão instantâneo é uma comida asiática.
  • RMB 54.6 bilhões, é o valor do mercado de macarrão instantâneo na China.

Hong-Kong-s-imports-font-b-Nissin-b-font-font-b-Nissin-b-font-out-before

O macarrão instantâneo, foi o primeiro tipo de ‘junk food’ ou alimento com baixo valor nutritivo (as comidas não saudáveis, vamos combinar) que entrou na China. E, sem dúvida, é o mais popular.

Depois dele, com a abertura econômica promovida no país desde o final da década de 1970, muitos outros tipos de ‘junk food’ entraram no consumo alimentar chinês, causando hoje, um grande número de problemas de obesidade (principalmente infantil) e diabetes.

Na realidade o macarrão sempre foi presente na dieta chinesa, mas sabemos que o macarrão instantâneo tem uma série de aditivos que transforma radicalmente o valor nutricional e calórico do alimento.

Mas que esses números são interessantes, isso são!

E você? Gosta de miojo? Já comeu algum dos chineses? Deixa seu comentário aqui. =]

Zái Jiàn!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

Anúncios

17 pensamentos sobre “Curisiodades sobre o ‘noodle’ na China

  1. Oieeeeee….
    Super interessante….não imaginava tanta coisa sobre os noodless.
    mas posso atirar o primeiro pacote…hahahaha, nunca coloquei um miojo na minha boca de verdade, nem qdo via meus netos comerem me apetecia.
    Bjs

    Curtir

  2. To um pouquinho atrasada na leitura dos teus artigos, mas, mesmo que acumule, não deixo de ler! Adoro. Hoje foi este. Falando em comida, então…hummm Bom, como sou adepta de uma comida mais natural, raramente como noodles. Mas que eles quebram um galho, ah, quebram. Qdo vc faz peixe em casa e tem crianças visitas, que não comem de jeito nenhum, lá vai um Miojo. Mas os temperos jogo fora. São nocivos demais. Ou quebro um ovo ou ponho manteiga ou alho e óleo! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu amo!!! Como miojo chines e tbm o tradicional “brasileiro” o miojo Chines achei diferente o tempero porém adorei rs como mesmo assim 😀👍🏼

    Curtir

  4. oi!
    bom dia!
    o bom e velho miojo, sempre tenho em estoque, pois quebra um galho,
    no dia a dia! não sou fanático por ele, mas agora no frio, a noite vai bem!
    sempre uso o de carne, e aqui temos, acho que 4 sabores só!
    as vezes quebro um ovo nele! mas nunca tenho nada mais para acrescentar!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  5. O noodle para mim é uma especie de kit de sobrevivência na China, dependendo de onde você está é com certeza o meio mais seguro de uma refeição, digamos, mais segura!
    Como não conheço a industria que fabrica, creio nessa hipótese.

    Curtir

  6. Eu adoro e gosto dele apimentado. O problema é que não o encontrei mais e nem me lembro a marca que disponibilizou ele apimentado aqui no Brasil, enfim, quando dá vontade eu mesmo além do seu tempero coloco mais algo e apimento sem medo, mas nada de arder para queimar e sim de apimentar com sabor. Me falta apenas praticar mais com o hashi, muitas vezes me enrolo, mas não abro mão de comer com ele. 🙂

    Curtir

  7. Chris , sua postagem me fez lembrar uma viagem para a China onde na segunda parada umas 17 hs tds os Chineses esquentam seus noodles no avião . Um horror kkkk cheiro e ruidos fortes

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s