Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Entre a temperatura real e a data estabelecida das estações do ano.

Pois, é… isso mesmo. Lembram que no ultimo post eu falei sobre a questão de usar roupas com manga e casacos até meados de abril, não importando se é frio ou calor? Então, vou tentar explicar, talvez o inexplicável, mas aqui funciona assim: há datas aproximadas, mas respeitadas para as coisas acontecerem. A regras impostas pela sociedade chinesa, que por mais sem pé nem cabeça que pareçam, não são quebradas por nada.

IMG_1283A questão das estações do ano e em que época usar o aquecedor e o ar condicionado, sequem propostas que não tem nada haver com o clima real, ou até pode acontecer dentro do previsto, mas todos sabem como as estações estão em mutação, temos que ter um guarda roupa a mão, porque do frio ao calor pode ser uma questão de horas. Mas mesmo assim o padrão estabelecido não muda e às vezes chego a pensar que as pessoas sofrem com isso, porque não deve ser nada agradável ficar com um casaco quando está fazendo 23° ao meio dia.

 As estações do ano aqui são opostas às brasileiras, pois estamos acima do equador. Inverno – Início dia 22 de Dezembro

Primavera – Início dia 21 de Março

Verão – Início dia 21 de Junho

Outono – Início 23 de Setembro

Agora estamos na Primavera aqui na China, que terminará em 21 de junho, para saudar o verão. E daí? Vocês devem estar se perguntando…

Acontece que até 21 de março é inverno. Se é inverno os aquecedores tem que estar ligados e as pessoas com 10 quilos de casacos. Tudo bem que aqui é dificil acontecer um verão fora de hora, mas se acontecesse não ia mudar nada, elas continuariam usando as roupas e a calefação de inverno, simplesmente porque é inverno.

O inverno acaba em 21 de março, mas o frio não vai embora assim da noite para o dia, mas como não é mais inverno, pode até dar uma aliviada nas roupas, passando a carga para 5 quilos, mas tem que continuar usando roupas de frio e ligando aquecimento até mais ou menos meados de abril. Aí depois da terceira semana de abril a primavera está no auge, então podemos abandonar os 5 quilos extras e os aquecedores são desligados (graças à Deus!). e na passagem do verão para o outono e depois para o inverno, é mais o imenso o mesmo processo no sentido oposto.

Como eu descobri isso? Bom, primeiro que às vezes em março acontece alguns dias mais quentes, ao menos na hora do almoço, mas você quando olha em volta, está todo mundo andando ensacado e na boa… fico perplexa. Aí, no final de abril, começo de maio a Primavera realmente começa a reinar soberana e as pessoas vão começando a soltar as amarras.

Mas um dia, em meados de abril, entrei no carro e estava um calor de rachar. Achei que o carro estava parado no sol e por isso estaria quente. Mas nada de aliviar a sensação de sufoco. Foi quando percebi que o aquecimento do carro estava ligado. Ai pedi ao Liu para desligar porque estava muito calor. Ele desligou e eu perguntei porque ele ligou se não estava mais frio para isso. Sabe o que ouvi? Um solene: ‘Porque ainda estamos em abril!’, virou para frente e saiu com o carro. E eu fiquei lá, boquiaberta sem entender nada… e tentando achar uma conexão aos fato do ‘aquecedor ligado / tempo quente / ainda é abril’. Ai, para ir mais à fundo, perguntei se ele não estava sentindo calor com aquele casaco, já que estava mais de 22 graus. Ele disse que um pouco, e eu retruquei: ‘por que não tira?’ e adivinhem qual foi a resposta? Isso mesmo ‘ porque ainda é abril’.

Depois de uns meses eu ainda estava inconformada com essa relação com as regras que parecem imutáveis aqui. Conversando com uma amiga que trabalha diretamente com chineses, sobre os hábitos deles, essas ‘manias’ completamente sem sentido, falamos que estava impossível de ir à qualquer supermercado e lojas por que os aquecedores ainda estavam ligados e o ambiente ficava insuportável. E lembrei do caso do meu motorista. E não é que aconteceu o mesmo com ela na empresa onde trabalha? Ela pediu ao funcionário para desligar o aquecedor e ele respondeu que não podia porque ainda estavam em abril, e ela argumentou que estava 26 graus lá fora, mas ele continuou afirmando que …. abril ainda se usa aquecedor e casaco.

 IMG_0496aOlha, agora que já sei das convenções (ao menos algumas) tento me preparar para viver isso da melhor maneira possível. Mas entender, simplesmente desisti. A coisa é complicada, a lógica é sem lógica alguma, eles não questionam, simplesmente repetem o que já está condicionado e… são felizes. E eu que não vou me descabelar e tentar explicar para qualquer um deles que não faz sentido, porque minha palavra nunca vai alcançar, nem de raspão, o numero de chineses que existem. E algumas coisas da cultura eu realmente não entendi até hoje, e acho que não vou entender nunca… então…

Zài Jián

Porque agora já estamos chegando no verão e já vão começar a ligar o ar condicionado!!! Oba…. =]..

Anúncios

2 pensamentos sobre “Entre a temperatura real e a data estabelecida das estações do ano.

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s