Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

China: desde sempre mais, maior, melhor…

Já escrevi isso muitas vezes, mas sempre encontro mais e mais recordes, melhores, maiores e bem sucedidos (ou nem tanto) do mundo nos noticiários e livros chineses. Não importa a data ou a época, porque isso faz parte da cultura chinesa desde sempre, pelo que entendi. E para quem não sabe, vão mais estes curiosos recordes:

taiping

Soldados Imperiais na Rebelião de Taiping

A mais sangrenta guerra civil do mundo: a rebelião de Taiping, durou 13 anos (1851 a 1864) e matou pelo menos 20 milhões de pessoas. E tudo começou porque um tal de Hong Xiuquan, que liderou essa rebelião contra a Dinastia Qing, foi considerado ’irmão mais novo de Jesus Cristo’! Depois de falhar 4 vezes no Exame Imperial, começou a ter uma série de visões onde um homem com uma barba dourada entregou a ele uma espada e um selo para purificar a China. =O

livromaior

Página da Enciclopédia Gujin Tushu Jicheng

O maior livro do mundo: a Enciclopédia Chinesa Gujin Tushu Jicheng, 清定古今圖書, que contém 10 mil volumes, 800 mil páginas e mais de 100 milhões de caracteres. Foi incentivada pelo Imperador Kangxi em 1700 e levou mais de 26 anos para ser finalizada. Para sua impressão usaram cerca de 10 mil rolos de papel para imprimir 60 exemplares.

goddness

A deusa de Shanghai.

O mais espetacular funeral do século no mundo: (isso foi em 1935…mas como curiosidade vale). Mais de 300 mil pessoas fecharam as ruas de Shanghai para a procissão do funeral da “deusa de Shanghai”, a atriz Ruan Lingyu, em 14 de março de 1935. Ela se suicidou ingerindo comida envenenada, após ser atacada por varios tablóides por manter alguns romances inconvenientes, por assim dizer… Seu cortejo funerário teve mais de 5 quilometros e saiu na primeira página do New York Times como o ‘mais espetacular funeral do século’. Bom, para aquela época, acredito que foi mesmo! =]

sski

SS Kiangya

O pior acidente marítimo do mundo: o navio de passageiros chinês que levava refugiados da guerra civil SS Kiangya, afundou ao atingir uma mina em 3 de dezembro de 1948. O exato número de mortos é desconhecido, mas acredita-se que haviam muitos passageiros clandestinos, o que leva a conclusão de que mais de 3 mil pessoas morreram, quase duas vezes o numero do Titanic.

pesopeso

Essa estava na olimpíada, mas pode ilustrar o fato!

Maior número de medalhas para mulheres halterofilistas: Sim, as mulheres chinesas tem o maior número de medalhas ganhas na história do ‘Campeonato Mundial de Halterofilismo’ – 423 no total, sendo 314 de ouro! Talvez seja por conta que são elas que pegam ‘no pesado’, no trabalho de carregar colheitas, água, filhos… é levantar muito peso todo dia!

Então os chineses que se cuidem! =]

Zài Jiàn!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s