Pois é, sempre gostei de mexerica ou tangerina (realmente não sei se há diferença). A ponkan então é a minha preferida, mas no Brasil é claro. Porque aqui na China me apaixonei mesmo foi pela Mandarin Orange, mas não qualquer uma.
Mandarim Orange
Gosto da mini, mas bem mini mesmo. E ela é abundante na época do Ano Novo Chinês. Mas o melhor é que é super doce e fácil de comer. O sabor, podemos dizer que é o mesmo (acho, se não me falha a memória gustativa…rs). São vendidas em sacos com um quilo ou a granel e é possível comprar em qualquer esquina. O bom desse tipo de fruta aqui na China, é que podemos comprar e sair comendo, afinal a casca protege e não têm que lavar, nem deixar de molho, tirar a casca com faca, essas coisas.
O nome em chinês é jinjúzi 金橘子, se bem que encontrei referencias como júzi 橘子somente. Aí deixo a palavra aos meus amigos conhecedores da língua!
Simbolismo da fruta
Fora isso, a Mandarin Orange é usada como um dos símbolos de boa sorte durante as celebrações de ano novo chinês. Então é comum vermos as caixas e cestas com embalagem de presente para serem oferecidas aos amigos, família e contatos profissionais durante esse período.
Li que elas devem se colocadas em números de 6 ou 8 (16, 18, 26, 28…) para enfatizar o desejo sorte, já que esses números são os preferidos dos chineses. Se você recebe essa fruta de alguém é que essa pessoa está te desejando fortuna e boa sorte! Também são vendidas as pequenas árvores repletas da fruta e enfeitadas com os envelopes vermelhos, fitas vermelhas e amarelas e/ou douradas e desejos de prosperidade e sorte. As plantas são usadas como decoração na porta ou dentro das casas e comércio para garantir… adivinhem o quê? Prosperidade e sorte aquela casa, claro! Olha, realmente estou para ver povo mais supersticioso que o chinês.
Na TCM – Medicina Tradicional Chinesa
Na medicina tradicional chinesa, o óleo obtido da pele da fruta é usado para insônia, problemas digestivos e de pele. Além de possuírem muita vitamina C, também são usadas como descongestionante, combater o resfriado e proteger o sistema imunológico. Além do óleo da casca, também são usadas na medicina chinesa as flores, folhas, sementes e caule.
Ou seja, é uma frutinha poderosa essa!
E um dado curioso que encontrei nas minhas navegadas pela net é que a China é o maior produtor do mundo, no relatório de 2007, segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations, com 55% da produção mundial dessa fruta.
O Brasil está em 3° com menos de 5%. Ou seja os outros 45% da produção estão divididos por mais de 15 países!
Esse país é surreal mesmo.
Zài Jiàn!
Isto daí me parece bergamota
CurtirCurtir
Oi Luciano!
Sim parece mesmo. Mas essa é bem pequena, é muito doce. Adoro!
Abraço
CurtirCurtir
Muito legal, mande uma muda , vou plantar no meu jardim rs . Beijos
CurtirCurtir
Hehehe… posso tentar levar na proxima vez…hehehe. beijo
CurtirCurtir
Pingback: As cinco bênçãos chinesas e o Ano Novo Chinês | China na minha vida