Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

As cinco bênçãos chinesas e o Ano Novo Chinês

Nota: esse artigo foi escrito em 2014, que foi o ano do Cavalo.

2017 será o ano do Galo, e se inicia em 28 de janeiro.

Os chineses consideram que vida longa, fortuna, amor virtuoso, saúde e a morte natural (sim, é isso mesmo, e concordo plenamente) são as cinco maiores bênçãos que podemos receber na vida.

As cinco bênçãos são um conceito fundamental da fé Budista, que é seguida pela maioria dos chineses. Aí faço um parêntese: os chineses são considerados um povo sem religião, apesar de sabermos que existem até cristãos por aqui, em número crescente, mas a doutrina e as crenças Budistas, Maoístas e de Confúcio são seguidas à risca. Como essa influência vem de séculos, dinastias, acredito que o enraizamento cultural sobrepôs a vontade política e o estigma da Revolução Cultural. Fecha parêntese! =]

E para garantir (e dar uma ajudazinha ao destino) chegou à época do ano de começar a preparar a casa e/ou o local de trabalho para que tudo de bom entre com o ano novo, que se iniciará em 31 de janeiro, ano do cavalo. 

E como fazem isso? Utilizando-se de simbolismo, palavras e objetos que, segundo a tradição chinesa traz boa sorte, fortuna e bons fluídos para dentro do lar.

A primeira providência é colocar o caractere ‘Fu’ (que seria a palavra genérica para benção, boa sorte), escrito em vermelho e dourado na porta de entrada de casa.

1472892_453272028117904_45948959_n

Em mandarim, as palavras morcego (Biānfú – 蝙蝠), benção (zhùfú – 祝福) e fortuna (cáifù -财富) tem o som semelhante, então o morcego faz parte dos símbolos da sorte chineses. E quando se usa dois morcegos juntos (às vezes até em adereços, pingentes) significa boa fortuna em dobro!

E, dentro dessa lógica, quando se usa cinco morcegos, é uma BOA SORTE (imensa, no meu ponto de vista) alinhando assim, o desejo com as cinco bênçãos. Colocado no alto do batente da porta de entrada, protege a casa e permite a entrada dessas bênçãos. Hoje entendo porque meu vizinho tem um papel sulfite colado em cima da porta de entrada com um desenho estranho cheio de morcegos. Na realidade, eu na minha sabedoria ocidental, não liguei o morcego com bênçãos, já que para nós morcego nunca foi sinônimo de boa sorte. E aqui só é porque o som remete a uma palavra de bons fluidos.O mesmo acontece com o peixe (yú – ) que remete ao som de ‘Fu’ e não pode faltar na ceia de Ano Novo, e também é pendurado nas portas e janelas para atrair boa sorte e fortuna. Já a pobre da palavra quatro (Sì – 四) tem o som parecido com a palavra morte (Sǐ – 死) e o número 4 foi banido (quase) do sistema numérico chinês! Mas esse é assunto para outro post!

O 'desenho' que meu vizinho tem sobre a porta é mais ou menos assim.

O ‘desenho’ que meu vizinho tem sobre a porta é mais ou menos assim.

Outra coisa interessante são as árvores de mini tangerinas, que escrevi sobre elas aqui nesse link, enfeitadas com laços e pedaços de papel vermelhos, onde cada um pode escrever seus desejos e aspirações para o novo ano, que irão se realizar. Em alguns locais, os papeis ficam disponíveis ao lado da árvore e a pessoa escreve e pendura o próprio desejo, como as bolas de Natal (o que não é má ideia para enfeitar a árvore no próximo natal, não é mesmo?). Nos mercados de flores existentes e até mesmo nos supermercados tem centenas dessas árvores à venda para serem colocadas em local de destaque nas casas (mais uma vez a simbologia muito parecida com a do Natal).

Dragões também são figuras obrigatórias nas decorações de ano novo chinês, independente de ser o ano do dragão ou não. Na cultura chinesa o dragão é força, poder, soberania, o símbolo do Imperador. Além disso, o dragão representa fertilidade, abundância, boa fortuna e prosperidade. Quando são colocados em par, com as faces em direção opostas, é para desejar boa sorte e o equilíbrio entre a energia ying e yang. Quando o dragão é colocado ao lado de uma Fênix (e essas figuras são muito usadas em estampas de roupa, porcelana, quadros) representam todo o mundo natural.

phoenixdragon_2

E para finalizar, muitas referências ao animal que representará o novo ano, no caso em 2014 será o CAVALO.

images

Bom, acho que já foi muita informação por hoje! =]

Até o ano novo chinês vou postar mais sobre as tradições, lendas e rituais que envolvem essa data tão importante na China (e na Ásia inteira).

Zài Jiàn!

Publicidade

21 pensamentos sobre “As cinco bênçãos chinesas e o Ano Novo Chinês

  1. Pingback: Ano do Boi: iniciando 2021 na China | China na minha vida

    • Luiz,
      MUITO OBRIGADA! Como escrevi na página do face ontem, só posso sentir gratidão ao universo e a tudo que tenho recebido nessa passagem. Volte sempre!
      Feliz Ano novo, cheio de bençãos (chinesas ou não) rs.
      Abraço.

      Curtir

    • Christine, adorei o seu post! Hoje à noite tive um sonho interessante com um morcego vindo para a luz. Pesquisando na internet, encontrei o seu blog 🙂 Acredito que meu inconsciente captou o simbolismo de sorte que os chineses têm em relação ao morcego. Te desejo muitas alegrias na sua jornada . Um beijo grande. Obrigado!

      Curtir

  2. Adorei , li o comentário da Nanci ,esta mesmo na hora de publicar um livro . Pode contar que ajudo vender., vai ser fácil . Beijos no coração

    Curtir

  3. Olá Chris… coloca o meu nome como incentivadora do livro que você VAI ESCREVER e publicar. Acho que será sucesso… Digo “acho” , pois nessa vida já não tenho certezas. Mas vá em frente com essa ideia. Material vc tem de sobra e penso que irá interessar a muita gente que deseja aprender mais sobre outras culturas. Seus posts são ótimos e você mesma pode constatar pelos comentários.
    Desejo a você “anos novos” (oriental e ocidental) de sucesso, sorte, saúde, satisfação em tudo e muito amor.
    bjs da regin@

    Curtir

      • Prometo que ajudo a divulgar seu livro e divulgando… certamente vai vender. Francamente falando, Chris, acho que será um prazer pra vc escrever o livro e pra nós, prazer maior em divulgar. Então… comece já… e bote o “cavalo” pra galopar… risos… Não é o ano do cavalo?… Aproveite, menina!

        Curtir

  4. Seu texto está muito interessante,prende a atenção do leitor ,já está chegando perto de você publicar um livro !! Como é bom conhecer novas culturas ,nos enriquece o espírito ! Feliz Ano Novo amiga ,bjs

    Curtir

    • Querida Nanci…
      Vcs ficam colocando minhoca na minha cabeça e vai que um dia eu realmente começo a pensar sério nisso….hehehe. Aí vai ter que me ajudar a vender… to anotando o nome de todos os incentivadores…hahaha.
      Beijo enorme e feliz 2014!!! =]

      Curtir

  5. Parabéns pelo seus escritos e pelo website. Estou gostando muito!
    Quanto ao morcego aqui na América, pelo menos para muitas tribos de indios, tem o significado de renascimento, uma nova fase na vida, pois como os bebês, os morcegos estão sempre de cabeça para baixo.

    Curtir

  6. Christine, adorei os seus últimos posts! Estou sempre te acompanhando e minha admiração por você só cresce! Um 2014 maravilhoso e abençoado pra você e toda a sua família, cheio de amor, paz, saúde e realizações! Continue brilhando!!!
    Que a gente possa se reencontrar neste ano!!! Beijos aqui de Hong Kong! Marcia

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s