Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

Acabaram as celebrações…

Pois é pessoal, depois de 15 dias de festa e rituais, na segunda feira, 6 de fevereiro, encerraram as celebrações do Ano do Dragão. Agora é aproveitar as boas energias e previsões que este signo traz para todos até 9 de fevereiro de 2013. A queima de fogos cessou (a melhor parte) mas não sem antes promover um show à parte, de mais de 5 horas de barulho e luzes correndo pelos céus da China. O primeiro dia que é a virada do ano, o quinto dia, que eles saúdam o deus do dinheiro e o ultimo dia (15°), Festival das Lanternas, são os preferidos para o foguetório.

Sempre o mais barulhento é o dia do deus do dinheiro, porque eles soltam os fogos na porta das casas, para que esse deus possa ver onde eles moram e trazer prosperidade e fortuna. Como estou morando num condomínio chinês, meus vizinhos soltaram muitos fogos, tanto os da frente como os de trás, os dos lados… e, no dia seguinte, meu quintal era um tapete vermelho dos papeis de seda que voaram com a explosão. Sendo assim, me considerei incluída no ‘pacote’ deles e acho que fizeram barulho suficiente para todos os deuses do planeta perceber onde moramos. J Estou tranqüila!

Mas esse ano me surpreendeu o último dia. Foi muito mais ensurdecedor do que o primeiro ou o quinto! Parecia que havia sobrado muitos bastões e eles tinham que dar fim naquilo. Mas também acredito que as leis foram mais severas, porque no final das contas não se via tantos ambulantes nas ruas com as caixas de fogos e nem foram tão constantes como nos anos anteriores (porque eles começavam a soltar 10 dias antes do ano novo e a coisa não parava nunca). Sabendo agora que no dia seguinte ao Ano Novo Chinês, foram recolhidas 970 toneladas de lixo (restos dos fogos de artifício) só em Shanghai, fico imaginando o tamanho da brincadeira nos outros dois dias de grande quantidade de fogos (e barulho).

Mas é claro que ainda tem dragão solto por aqui. Afinal eu sou do signo de Dragão no horóscopo chinês. O mais engraçado é que sempre gostei de coisas com dragão, principalmente estampas de roupa e bijuterias. E aqui não deu para resistir, estou com uma coleção de dragões que vão me acompanhar durante esse ano. Desde o Carrefour a te as lojas de pérolas, passando por brinquedos, roupas e decoração tinham alguma coisa com dragão para vender.

E aqui estão os que já ‘habitavam’ minha casa e os novos integrantes dessa trupe:

Image1

Esse dragão comprei ainda no Brasil… faz tempo! E esse colorido, está na entrada da casa, segundo o feng shui eles espantam as más energias antes de entrar na casa.

photocollage1

Aqui estão os meus protetores de tela do laptop e iphone, os enfeites de porta para saudar o ano novo (claro que coloquei tudo que tinha direito, afinal boa sorte a gente não dispensa, né?), dois dragões que adoro (das centenas que guardei), e o dragãozinho mascote fofo, que fica pendurado aqui ao meu lado! 🙂

ikeastuffdragon

Coleção do Ikea para saudar o dragão: pegador de panela, almofadas e toalha de mão.

Esses foram os especiais para guardar para a posteridade! Ano do Dragão de 2012: dragão de jade para pendurar...

       Esses foram os especiais para guardar para a posteridade! Ano do Dragão de 2012: dragão de jade para pendurar…

e as canecas da Starbucks.

e as canecas da Starbucks.

Depois de tantos posts cheios de informação, datas e fatos históricos, achei que uma coisa light ia divertir todo mundo… e na realidade eu queria era uma oportunidade para mostrar todos os meus Dragões!

Zái Jiàn!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s