Blog/China/Curiosidades/Viagens/viver na China

Laowai na China!

Hoje li uma noticia que me chamou atenção: no sexto senso nacional realizado na China no final de 2010, foi registrada a presença de 593.832 estrangeiros vivendo nas terras de Mao.

Os três países com maior número de cidadãos aqui são Japão, Estados Unidos e Coréia do Sul. Mas o mais interessante é que desses quase seiscentos mil estrangeiros, 208.300 vivem em Shanghai. Sendo que 20% dos laowais vivem no distrito de ‘Pudong New Area’ou Jinqiao. Os outros 80% estão espalhados nos 18 distritos restantes na cidade. E ainda foi constatado que quase 50% dos estrangeiros de Shanghai pertencem às 3 nacionalidades citadas acima.

imagesCAXFD0AY

Ou seja, um pouco mais de 35% de todos os estrangeiros que vivem na China estão nesta cidade. Isso representa aproximadamente 1 estrangeiro para cada 100 chineses, baseados na população estimada de Shanghai, que é de 21 milhões de pessoas. Um número bastante animador, já que os outros 65% estão espalhados entre 1.280 bilhões de chineses. E vendo esses números dá para entender porque aqui em Shanghai os chineses não nos param na rua para tirar foto, não apontam e riem quando vêem um jovem grisalho, ou careca ou mesmo um loiro de olhos azuis. Pelo menos nas áreas onde os estrangeiros circulam em grande número.

Não sei dizer, e ainda não encontrei quem soubesse, quantos brasileiros vivem na cidade. Bom, mas acho que chega aos 5.000 brazucas. Fácil, fácil. Não há lugar que a gente vá que não dê de cara com um brasileiro que nunca vimos antes. Mas sabemos que nem todos se registram no Consulado. O Mário mesmo, só se registrou quando viemos para Shanghai. E ainda assim, porque não tínhamos alternativa, já que o Nelson precisava se alistar 3 meses depois da nossa chegada.

imagesCATGL0IO

É muito engraçada essa coisa de ser estrangeiro. As pessoas acabam se falando, trocando endereço e telefone e muitos viram melhores amigos. Isso jamais aconteceria numa situação comum no Brasil. Da mesma forma que hoje temos amigos de várias nacionalidades, temos amigos brasileiros desde o Oiapoque ao Chuí! J

Resumindo essa parafernália de números e dados estatísticos, dá para vocês entenderem que viver em Shanghai não é bem como viver na China real. Aqui tudo é fácil, temos acesso à produtos estrangeiros com facilidade, conseguimos sobreviver muito bem só falando inglês, e ainda podemos conhecer de perto a cultura de quase todos os outros países do mundo! Quer coisa melhor? Sempre falo para as pessoas que chegam aqui e reclamam de Shanghai, que elas estão no paraíso. Mas só quem já viveu em Chang Chun (ou qualquer outra cidade chinesa de verdade) consegue me entender… 😛

Zái Jián!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s