Blog/China/viver na China

Metro em Shanghai

O sistema de metro em Shanghai é simplesmente admirável e eficiente. Conheço gente do mundo inteiro e todos são unanimes em elogiar o serviço oferecido por aqui.

As estações são enormes e limpas, muitas vezes contrastando muito com o que encontramos ao sair por um dos inúmeros acessos à rua que há em cada estação.

Em muito locais, como a People Square (costumo comparar com a Praça da Sé), por exemplo, é possível andar pela estação ao invés de usar a rua. Esse subterrâneo dá acesso a mais de 5 ou 6 shoppings, fora as galerias que tem no mesmo nível. Na realidade na People Square há um shopping subterrâneo (bem chinês) que ocupa toda a extensão da praça.

Através do Metro é possível chegar a praticamente qualquer ponto da cidade. Os principais centros de compras, econômicos e residenciais dão acesso ao metro.

Mas na realidade, o que me levou a escrever esse post, foi quando consegui visualizar o quanto rápido aconteceu à implantação do metro em Shanghai. Estava procurando algumas informações de turismo num guia que comprei ainda no Brasil e folheando achei um mapa do metro. Tive que olhar duas vezes para me certificar que era mesmo de Shanghai e fui imediatamente olhar a data de publicação.

Eu, e o resto da humanidade, sempre falamos e repetimos que a China se desenvolve a passos muito largos e rápidos, mas essas figuras materializaram essa teoria, dá para entender? Não é só falar e mostrar fotos de prédios imensos, construções ultramodernas. É comparar o antes e o depois e quanto tempo se passou entre um e outro fato.

Pois bem, esse é o mapa do Metro de Shanghai em 2007:

metrosh2007

E esse é o Metro de Shanghai em 2010:

metrosh2010

Em 3 anos foram construídas 8 linhas completas, ampliadas as 3 existentes e mais ainda está por vir. Realmente está difícil de acompanhar o crescimento desse país.

Quando vejo isso só lamento que no Brasil as coisas não andem um pouco mais depressa e com seriedade. O metrô de São Paulo está defasado há quantos anos? Nem falo sobre o mesmo volume de crescimento, pois há uma série de coisas envolvidas na gestão chinesa, que não funcionaria no Brasil. Mas um pouco mais de vontade de crescer, menos paternalismo e corrupção do governo iriam modificar muita coisa no nosso país.

Mas como bom brasileiro, continuamos acreditando que somos o país do futuro.

O duro é que ouço isso desde que era criança. Numa época em que a China estava envolvida em miséria, revoluções e completamente fechada para o mundo.

Bom, mas isso é para cada um pensar com seu travesseiro. J

Zai Tian!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Metro em Shanghai

  1. Pingback: Turismo em Shanghai de metro. | China na minha vida

  2. Pingback: China: quanto custa viver desse lado do mundo. | China na minha vida

  3. Pingback: China – Quanto custa viver desse lado do mundo?

  4. Pingback: Shanghai e seus 567 quilômetros de metrô. | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s