Blog/Cenas da China real/China/Dicas de Shanghai/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Luto por Shanghai

Infelizmente, nesses últimos 40 dias, Shanghai está passando por uma situação inimaginável, completamente surreal: um lockdown sem precedentes que realmente parou a cidade de uma forma jamais vista. E acredito que esse registro não poderia ficar de fora desse blog, que nos últimos 12 anos tem divulgado informações relevantes sobre a vida na China, sua cultura e suas belezas, bem como os acontecimentos que ficarão para sempre na história desse pais e do mundo.

Em 2020 fiz muitas fotos de ruas vazias, estações de metro desertas, mas nada se compara ao que está acontecendo agora. As estações de metro não estão desertas, estão fechadas… Uma tristeza ver uma cidade de 26 milhões de habitantes trancada.

Ultimamente tenho colocado aqui alguns textos que publico no Instagram, pois entendo que o blog é o melhor registro de tudo que vi, vivi e ainda continuo buscando e aprendendo sobre a China.

No inicio da pandemia, também publiquei alguns “desabafos” que deixei registrado aqui.

Nada será como antes

Vamos ao texto

Antes de tudo gostaria de esclarecer que sou uma apaixonada pela China, quem me segue por mais tempo sabe que sempre fui defensora e divulgadora desse país, que tenho uma gratidão imensa por tudo que aprendi e conquistei lá. Em especial amo Shanghai, onde passei 12 anos dos 16 que vivi na China, onde tenho muitos amigos queridos, minha família chinesa e meu filho que ainda estão por lá. Por isso tenho acompanhado muito de perto tudo que tem acontecido nos últimos 40 dias e tentado ver as coisas pelo lado mais positivo, pois essa sou eu, sempre acreditando no copo meio cheio e desde janeiro de 2020, dizendo para todos que #issovaipassar

Mas hoje, não poderia mais me calar. Os relatos que escutei, os posts que vi, as mensagens das pessoas que me são próximas, me deixaram atônita e tudo nessa vida tem limite, até minha positividade.

 🖤🖤🖤

Shanghai está sendo destruída pelos seus próprios governantes que perderam a mão e a medida de controle ao incontrolável. Estão tentando enxugar gelo, desrespeitando as pessoas, a liberdade de ir e vir. A população da cidade está vivendo uma situação de guerra sem bombas, mas não podemos dizer sem mortes. E o pior: as mortes não são pelo tão temido COVID e suas variantes, as mortes são por falta de cuidados médicos básicos a população, por falta de alimentos aos mais desfavorecidos, por uma ação insana de um governo irresponsável que prefere ver números, estatísticas de uma política inatingível em se tratando da realidade pandêmica que o mundo vive, acima do respeito as vidas de seus cidadãos que sempre defenderam e apoiaram a ação desse mesmo governo.

Essa noite os Shanghaineses se rebelaram da forma que podiam e conseguiram derrubar a censura em suas redes sociais fazendo viralizar vídeos e áudios de pedidos de socorro, de pessoas desesperadas e sem perspectiva.

Continuo sendo grata a China pelo tempo que vivi lá, mas não tem como não se solidarizar à população de Shanghai nesse momento.

Estamos de luto por Shanghai! 🖤

Jiayou Shanghaineses, vamos acreditar que isso vai passar e que toda loucura (pq isso já não é mais uma ação sanitária) terá um fim.

(texto publicado no Instagram @chinanaminhavida em 23/04/2022)

A voz de Abril

Esse vídeo foi o grande grito de protesto que os chineses deram no dia 23 de abril de 2022. As legendas estão em inglês, mas as imagens falam por si.

Zai Jian!

3 pensamentos sobre “Luto por Shanghai

  1. Pingback: Do paraíso a pandemia – A China que vivi. | China na minha vida

Deixe uma resposta