Para ser bem sincera, esse texto serve para qualquer um que está buscando se encontrar, buscar o equilíbrio, harmonia, para deixar sua vida mais leve, fluindo mais, seja na China ou em qualquer lugar desse planeta.
Só que a China está no meu foco, como vocês já sabem há mais de 10 anos. E, apesar do que escrevo servir para todos, vejo muito as experiências de quem está desse lado do mundo.
Em tempo: esse mês o blog completa 8 anos de existência!
Quem diria… Estou muito feliz por ter chegado até aqui com consistência de conteúdo e, junto com o crescimento da pagina, ter encontrado o meu ponto de equilíbrio.
Mas vamos ao que interessa.
Harmonia interior frente as mudanças
Toda mudança exige uma nova postura, um novo olhar.
Um olhar para o entorno e para dentro de si mesmo.
Mudar de país, conviver com uma nova cultura, ter que rever nossas próprias certezas é, no mínimo, desafiador.
E como lidar com esse turbilhão de sentimentos, emoções, incertezas?
O melhor caminho é buscar um sentido para essa nova etapa, perceber que, como tantas outras que passamos na vida, ela é uma fase. Agindo com cautela e respeito a si mesmo e ao novo, podemos superar as barreiras, uma por vez, até chegarmos no ponto de olhar para trás e perceber o quanto fomos fortes, determinados e encontramos nosso caminho.
Parece tão simples, não é? Assim em poucas palavras, num texto que lemos em menos de alguns minutos, parece que encontramos a solução mágica para toda a angústia interna que a saída da zona de conforto nos proporciona.
Precisamos ponderar
Nossa vida, nossa maneira de perceber o mundo e de lidar com as dificuldades e mesmo com as alegrias, com as derrotas e vitórias, é algo muito pessoal.
Portanto não se engane com fórmulas prontas, com dicas milagrosas.
Elas são úteis e pertinentes, quando você consegue fazer a triagem e perceber dentro daquele todo o que realmente te toca, faz sentido para você e para essa época da sua vida.
E, assim, buscando dentro das opções viáveis as que preenchem nosso momento e fazem tudo ter mais sentido, caminhamos em busca da tão desejada harmonia, ao equilíbrio entre o que somos e o que esta nova fase da vida está nos proporcionando.
Nesse estágio, tudo ficará mais simples, a vida mais leve, os obstáculos transponíveis.
E, quando isso acontecer, vamos perceber que nada mudou no nosso entorno. Está tudo igual, no mesmo lugar.
O que mudou fomos nós mesmos, e nossa maneira de encarar o mundo.
Encontramos, ao menos para essa fase da nossa vida, a capacidade de ser, entender, aceitar e agradecer.
Sim foi simples no final… mas porque decidimos que assim seria!
Palestra
Esse assunto da adaptação cultural, encontro da harmonia interior, que tanto me encanta, será o tema da nova palestra que farei em parceria com o coach Gregor Tavares, amanhã aqui em Shanghai.
Quem sabe levo esse modelo para minha visita ao Brasil?
Zài Jián.
Sempre uma leitura agradável.
CurtirCurtir
Obrigada!
CurtirCurtir
Belo texto, para ler muitas vezes e refletir!
CurtirCurtir
Esse post você escreveu para mim? 🙂 Estamos de mudança para Pequim. Tenho lido muito o seu blog e tem me ajudado bastante! São tantas as dúvidas, os medos e incertezas… mas não é assim mesmo quando estamos diante do desconhecido? Sair da zona de conforto nunca é fácil. Mas o que seria da vida sem as mudanças que nos fazem evoluir e conhecer mais sobre nós mesmos, os outros e o mundo à nossa volta? Que venha o novo! Espero um dia poder te conhecer pessoalmente. Obrigada por compartilhar suas aventuras conosco! 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Elis,
Obrigada pelo seu depoimento. É isso mesmo, vamos vivendo um dia de cada vez, nos adaptando a cada mudança, encarando nossos desafios (internos principalmente) e tudo vai para seu lugar.
Estamos estudando a possibilidade de levar essa palestra a Beijing.
Quando vc chega?
Abraço e bem vinda ao país do meio.
Me segue no Instagram também, pois coloco muita coisa no stories da nossa vida diária. @chinanaminhavida
CurtirCurtir
Oi!!! Se tudo correr bem, partiremos no início de dezembro. Estou bem preocupada com o frio (vc tem posts falando sobre o inverno daí?), mas foi a melhor opção devido o ano letivo daqui (temos 1 filhote de 13 anos). Já estou te seguindo lá no IG! Meu perfil profissional é o @elisfriginifotografia. Vou te seguir também com o meu pessoal (@imageando) pois é esse que prefiro usar enquanto estiver aí. Um grande abraço! 🙂
CurtirCurtir
Oi Elis,
Vou te seguir.
O frio de Beijing é bem rigoroso.
Mas venha com o essencial para chegar, pq as roupas são mais baratas e dentro dos locais é bem quente.
Abraço
CurtirCurtir
Parabéns Chris, que seu sucesso continue e suas postagens, livro, palestras… continuem inspirando e ajudando as pessoas . Sou sua fã. Bjs
CurtirCurtir
Obrigada Ana! =)
CurtirCurtir
Ola!
Que texto lindo!
Alias ,tudo que tu faz e com muito amor !
Sucesso na sua palestra!
😘
CurtirCurtir
Obrigada Martha!
Beijo grande
CurtirCurtir
Parabéns querida Christina… sucesso na sua caminhada… eu também corro atrás da harmonia, aproveitando os ensinamentos seus e dos chineses quando passei por aí. Você vai gravar a palestra?? Mande para gente… Eu ando na luta ( sem esquecer a necessidade da harmonia) por um Brasil melhor, com o olhar voltado para enorme massa de desempregados e pobres…E também no meio de tanta turbulência quero terminar o livro que já tem no minimo um título: “Com os anjos, na China”.
Bjs grandes
arcelina
P.S. Nesta sexta feira também estarei fazendo uma palestra na UEG, sobre um dos meus livros (Perdão Africa perdão), e terá também uma exposição da fotos que fiz por onde passei.
CurtirCurtir
Arcelina,
Que lindo o titulo!
Não vejo a hore de ver seu livro editado.
Beijo grande
CurtirCurtir
… sucesso com certesa!… muito orgulhoso de vc!… beijo grande para vc e família!
CurtirCurtir
Parabéns, como sempre espetacular!!!
CurtirCurtir