Blog/brasileiras pelo mundo/China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Dia do Brasil na China

Isso mesmo, celebramos no sábado (08 de setembro) nosso Brazilian Day, em Shanghai. O último que havia acontecido foi em 2009, e de lá para cá houveram algumas manifestações por restaurantes ou pequenos grupos, mas não um movimento para tentar reunir o maior numero possível de brasileiros com o intuito de celebrar nossa pátria, nossas raízes, conhecer melhor a comunidade.

Só quem mora fora do país entende bem o quanto essas manifestações são importantes e nos dão um sentimento de alegria, de matar a saudade.

WechatIMG409

Por mais complicado que esteja nosso país, politica e economicamente, o sentimento de amor as nossas raízes sempre bate forte no peito ao ouvir nosso hino, ter uma roda de samba, alguém cantando lindamente nossas musicas, saborear nossas delicias culinárias, tudo isso tem um outro sabor, um peso muito maior quando se está longe ‘de casa’.

Melhor ainda foi ver os chineses super empolgados com nossa festa. Uma das coisas que mais gosto aqui é falar que sou Baxi rén (巴西人), brasileira. Logo vem um sorriso no rosto de qualquer chinês e, claro, a palavra ‘football’ ou ‘Neymar’. Não tem jeito de perdermos esse estigma!

Brazilian Day Shanghai-480

O ponto alto da participação dos chineses, foi a banda de percurssão Groovepapa, quase toda formada por chineses, que arrasaram na batucada.

Brasileiros na China

Segundo o Consulado Geral do Brasil em Xangai, temos cerca de 6500 brasileiros vivendo na jurisdição desse consulado (há mais um consulado na região de Guangzhou e a embaixada do Brasil em Beijing) e 16 mil brasileiros vivendo na China.

Brazilian Day Shanghai-378

É muita gente, não é?

Mais um motivo para celebrarmos nossa brasilidade, aqui desse lado do mundo.

A festa foi organizada pelo Conselho dos Cidadãos Brasileiros em Xangai, com apoio do Consulado Geral do Brasil em Xangai.

Várias empresas e restaurantes brasileiros patrocinaram a festa e todos os artistas que se apresentaram fizeram isso voluntariamente.

Empresas estrangeiras (chinesas ou não) também apoiaram o evento, com prêmios e patrocínio.

Uma festa cheia de verde e amarelo, alegria, amizade, energia e muito amor em cada sorriso, cada gesto. Só assim esses eventos fazem sentido.

As imagens dessa festa brazuca na China

As fotos, com certeza, falam mais do que mil palavras que eu escreva aqui. Quem esteve no evento compartilhou desse mesmo sentimento.

E que venham muitas outras, pois nossa comunidade só cresce por aqui!

Fotos de Mitty Mello, que cobriu todo o evento voluntariamente.

Quem quiser ver alguns momentos da festa vai no highlights do @chinanaminhavida no Instagram e confere o link do Brazilian Day.

Não deixa de começar a seguir nosso Instagram, pois o stories tem mostrado um pouco do meu dia a dia aqui!

Que nosso Brasil encontre seu caminho, pois amamos viver na China, mas queremos voltar para nossa pátria um dia!

Zái Jiàn!

4 pensamentos sobre “Dia do Brasil na China

    • Oi Lairton,
      O Consulado aqui em Shanghai reativou o Conselho do Cidadão.
      A festa foi maravilhosa.
      Abraço

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.