China/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

O novo sistema de classificação para visto de trabalho na China

Que ter um visto de trabalho aqui na China, não é tarefa muito fácil, tenho escrito faz tempo. Bem como, que ter um visto na China é essencial para estar aqui. Só que desde o final de 2016, um novo sistema para a concessão de permissão de trabalho para estrangeiros está em vigor.

Esse sistema classifica o estrangeiro em 3 categorias, de acordo com um sistema de pontos: ‘A’ para talentos de nível superior, ‘B’ para talentos profissionais e ‘C’ para trabalhadores não qualificados ou aqueles que trabalham na indústria de serviços.

No início, as cidades ‘piloto’ foram Shanghai, Beijing, Tianjin, Guangdong e outras áreas que atraem muitos estrangeiros. Mas à partir da primeira semana de abril, isso será estendido à toda China.

Novos cartões de licença serão emitidos, que incluem o número de identificação do trabalhador, foto e nome. O novo cartão de licença de trabalho servirá como a credencial legal para estrangeiros trabalharem na China.

Foto by pixabay.com

E como é esse ‘Sistema de pontos’?

De acordo com o ‘Shanghai Municipal Human Resources and Social Security Bureau’, os estrangeiros que não satisfaçam os “requisitos de qualificação automática” serão classificado por um sistema de pontos, baseados em: formação escolar, experiência profissional, salário, nível de proeficiência no mandarim, atestado pelo HSK (teste semelhante ao TOEFEL, para o inglês), idade e local que irá trabalhar na China.

Como escrevi no ínicio, as categorias são divididas em:

A- (Profissionais altamente qualificados): Acima de 85 pontos

B- (Profissionais qualificados): 60-85 pontos

C- (Não qualificados): Abaixo de 60 pontos

Requisitos de qualificação automática

Se o profissional cumprir qualquer um dos requisitos da lista abaixo, para uma categoria específica, a soa de pontos não será necessária.

Algumas das qualificações que podem colocar o profissional estrangeiro automaticamente nas categorias:

Categoria A

Vencedor de algum prêmio nas áreas acadêmica, negócios, artes, entretenimento ou esportes. (Os vencedores do Prêmio Nobel e os atletas olímpicos atendem a esse critério).

Detentor de uma posição elevada nos campos acadêmico, de negócios, de entretenimento ou dos esportes.

Detentor de uma posição destacada num setor da economia e/ou indústria local, onde mais talentos estrangeiros são necessários devido à situação do mercado.

Talento empreendedor e/ou inovador.

Jovens de excelente talento, com menos de 35 anos de idade e com diploma de universidade  que esteja entre as ‘Top 200’ do mundo; ou titular de doutorado ou superior em uma universidade chinesa.

Ex-profissionais de alto escalão das 500 melhores empresas financeiras internacionais

Categoria B

Licenciatura plena e dois anos de experiência profissional em vários campos (contados à partir da graduação).

Experiência de trabalho em organizações internacionais (existe uma lista das que são aceitas).

Titular de um mestrado em universidade internacional que esteja entre as ‘Top 100’ do mundo.

Graduados com mestrado ou superior de universidade chinesa.

Professores de línguas estrangeiras que ensinam em sua língua materna, com licenciatura no país de origem e dois anos de experiência profissional em educação.

Os professores estão isentos da exigência de dois anos de experiência se: a) o grau que possuem é em um campo relacionado com a língua ou ensino, b) se são qualificados como professor em seu país de origem ou c) possuem o certificado de ‘Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (TEFL)’.

Certificado de Permissão de Trabalho

O procedimento para o novo sistema de aplicação para o visto de trabalho será de aproximadamente 20 dias úteis e é necessário apresentar: formulário de candidatura, qualificações profissionais, diploma registrado e reconhecido no país de origem, certidão de antecedentes criminais, exame de médico realizado na China (há um local do governo que só faz esses exames médicos de admissão) e contrato de trabalho.

E ainda tem mais: há certos limites de ‘permissões de trabalho’ que podem ser emitidas.

Na categoria A, não há número nem idade restrita (se bem, que o chinês considera que 60 anos é idade de aposentar).  Na categoria B, tem um número de permissões limitadas de acordo com a demanda do mercado e, nessa categoria, o profissional não pode ter mais de 60 anos de idade. O número de estrangeiros da categoria C, pode ser restrito com base nos regulamentos pertinentes do estado, e pela idade também.

Só que nunca saberemos exatamente quais são esses numeros de permissões limitadas. E alguns meios de comunicação aqui, colocaram a questão que muitos dos critérios são subjetivos.

Na realidade, o que o governo chinês tem tentado fazer há alguns anos, é restringir o número de trabalhadores estarngeiros no país. Mas, se pensarmos friamente, com o número de chineses que saem todos os anos das universidades para o mercado de trabalho, as restrições são pertinentes.

Como saber sua pontuação?

Se você tem interesse em saber como ficaria nesse sistema de pontos, o website Global Consulting, publicou um teste, onde se preenche os dados e o sistema calcula seus pontos automaticamente, só clicar aqui. A página está em inglês.

O que você acha dessa nova regulamentação?

E para quem ainda não comprou seu exemplar do livro “China na minha vida – O que aprendi com o Dragão”, clica aqui e garanta o seu com preços especiais de pré-lançamento. Essa camapnha termina em 07 de abril! Corre lá.

Zài Jián!

Publicidade

6 pensamentos sobre “O novo sistema de classificação para visto de trabalho na China

  1. Olá!
    Tenho curso técnico e médio e preciso do work permit. Ocorre que o colégio onde formei ( colegio tecnico da UFMG) emitiu um certificado de conclusão do ensino médio e técnico assinado pelo reitor…etc e não um diploma.
    Posso ter problemas? Se eu pedir um diploma agora..o tempo eh em torno de 180 dias…

    Curtir

    • Olá Pricila,
      Se você já tem um empregador que vai ser seu ‘sponsor’ para conseguir o visto de trabalho (work permit), ele deve ter uma empresa que dá suporte ao processo de visto. Eu não tenho conhecimento suficiente para te dar uma informação dessa, até porque a legislação na China pode mudar a qualquer momento.
      Tente entregar esse documento, como seu certificado de conclusão de curso, mas eu recomendo a você já dar entrada no pedido de diploma.
      Abraço e boa sorte.

      Curtir

      • Eu estou na China, será que consigo visto de trabalho possuindo apenas nível médio? Preciso trabalhar aqui num projeto e estou com visto de business mas não dá pra tocar o projeto sem trabalhar. Parabéns pela postagem.

        Curtir

      • Oi Alex,
        Pelo novo sistema de vistos de trabalho na China, será muito difícil vc conseguir a pontuação sem ter a graduação. Um dos itens de pontuação para a obtenção do ‘work permit’ é o mínimo de 2 anos de experiência APÓS a graduação.
        Talvez através de uma empresa de consultoria você consiga alguma coisa, mas tem que consultar os órgãos responsáveis, para não ter problemas aqui.
        Abraço e boa sorte.

        Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s