Cenas da China real/China/Curiosidades/viver na China

China – curiosidades em números

Sempre que leio coisas interessantes nos meios de comunicação locais, vou anotando para publicar aqui. Afinal os números são sempre grandiosos e, às vezes, os dados nos espantam.

Essas estavam esquecidas no meu caderno, mas dá para se ter uma ideia do galopante crescimento dessa economia e dos números absurdos desse país!

Divirtam-se!

  • 7 milhões de motocicletas era o número registrado em 2013 em Shanghai. O número de crescimento anual é de aproximadamente 150 mil. Isso nos leva a crer que hoje esse número já ultrapassou os 3 milhões…
  • As mulheres em Shanghai tem uma expectativa de vida de 4 a 5 anos mais que os homens. Hoje as autoridades divulgam que a expectativa de vida para mulheres na cidade é de 89 anos e para os homens 84 anos e meio.
  • 25% dos residentes em Shanghai são idosos com mais de 60 anos. Isso representa 3.48 milhões de pessoas. A média chinesa é de 13%. A população idosa de Shanghai triplicou nos últimos 10 anos! Não é à toa que a ‘lei do filho único’ foi revista na cidade.

marcia china 058

  • Até 2025 se espera que a China tenha 10.000 shoppings espalhados pelo país, de acordo com a “China Commercial Real State Comission”. Hoje existem cerca de 3.500 shoppings. Sinceramente acho o número até pequeno pelo que vemos pelas ruas de Shanghai. Literalmente, um shopping em cada esquina!
  • 93 milhões de famílias chinesas passarão a fazer parte da classe média em 2015, de acordo com uma pesquisa do HSBC. São consideradas ‘classe média’ famílias com patrimônio ativo entre 100 mil a 1 milhão de dólares americanos anuais.
  • O número de pessoas qe passaram pelo aeroporto de Pudong (em Shanghai) durante a primeira semana do Ano Novo Chinês de 2014 foi de 516.000 pessoas. Já Shanghai, recebeu a visita de 3.62 milhões de pessoas (deve-se levar em conta que existem o aeroporto de Honqiao e as estações de trem, que movimentam um número absurdo de passageiros). É gente que não acaba mais!
  • Ainda sobre viagens e ano novo chinês, em 2014 os chineses fizeram mais de 3.6 bilhões de viagens durante o feriado. Isso representou 200 milhões de viagens a mais do que o mesmo período em 2013. Gente, aqui é tudo tão grande e os números são tão absurdos, que li e reli a matéria umas 10 vezes para ter certeza do que estava escrevendo. E isso foi publicado pela revista City Weekend, que circula entre os estrangeiros que vivem por aqui! Mas temos que levar em conta que, dificilmente, eles viajam sozinhos. Sempre em grupos numerosos e nunca se separam!
Chineses na Tailândia.

Chineses na Tailândia.

  • O número de fumantes ativos na China já ultrapassa os 100 milhões. Não adianta… o cigarro aqui ainda é status e prazer!
  • A China tem mais de 700 milhões de usuários de internet, desses 81% acessa via smartphone. Mas mesmo assim, o nível de penetração da internet no país é de somente 46%. Imaginem quando for de 100%!?!
  • Em 2012 mais de 500.000 jovens chineses foram se graduar fora da China, a maioria nos EUA. Em reciprocidade, as universidades chinesas esperam, até 2020, atrair outros 500.000 estudantes internacionais para seus bancos. Brasileiros já estão fazendo esse caminho!

Zái Jián!

Anúncios

2 pensamentos sobre “China – curiosidades em números

  1. oi!
    bom dia por aqui! realmente os numeros são astronomicos!
    ontem estive com um primo que vi nascer, e não conversava com êle acho que a mais de 30 anos!
    êle contou que esteve na CHINA, e que apanhou pq não comprou uma mercadoria, depois de pechinchar! lembrei do vc sempre conta!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s