Blog/Cenas da China real/China/Compras/Curiosidades/viver na China

Taobao – Sistema de entrega

Sinceramente não era sobre isso que eu ia escrever hoje, mas fui até a universidade e me deparei com uma cena, que não poderia deixar de relatar aqui: sistema de entrega do taobao.

Bom, como já citei em outro post, o taobao é mega, super, hiper organizado (a china me deixou uma pessoa viciada em superlativos….rs). E o sistema de entrega não poderia ser diferente.

Aqui em casa dá para saber as horas pelas entregas que recebo. Pela manhã entre 10:30 e 11:00 e a tarde entre 15:30 e 16:00. Não falha nunca. Chova ou faça sol. Dependendo da época e do montante de encomendas a campainha entra em colapso. Porque são muitos e os rapazes tem tique nervoso! A partir do momento que o dedo encosta no botão, eles não param de apertar até que a porta seja aberta… E se você não vem logo, eles ainda ligam no seu celular. E gritam (literalmente) Jiāo huòdelivery. Ou o nome da empresa mesmo… Um estresse.

Uma vez comprei um piano eletrônico para uma amiga e eram 3 caixas. Cada uma chegou num horário. A última chegou três dias depois das duas primeiras. Mas fora isso, a coisa funciona muito bem.

IMG_2288

Entregador do Taobao no meu condomínio.

O intrigante é ver os veículos e como as coisas são acomodadas nele. Quem acompanha o blog e a página do face, já tem uma ideia do que estou falando…

Então uma bicicletinha com uma cesta na frente e pilhas e pilhas de caixas amarradas uma a outra. Como as coisas chegam inteiras também é outro mistério, pois já vi na porta de um shopping os caras jogando as caixas de um lado para o outro até acomodarem todas.

Outro dia fomos num shopping e no piso térreo deveria ser uma sucursal do taobao. Como já era tarde, o shopping quase fechado, só se ouvia a sintonia das fitas colantes deslizando sobre as caixas e o eco delas sendo jogadas num canto. Mas eram muito empacotadores mesmo. Isso porque, na realidade o taobao é o website que reúne os vendedores,  mas cada loja cuida do seu próprio negocio, incluindo a entrega.

E hoje me deparo com o sistema de entrega na Universidade. Pelo que entendi os entregadores não podem entrar no campus e levar de apartamento a apartamento, então as 16:30 haviam várias ‘barracas’ de entrega na porta da Donghua University. Havia um que abriu a porta da van e ia tirando as caixas de acordo com a chegada do freguês. Outro espalhou suas caixas pelo chão e cada um que se vire. E ainda havia o que tinha até uma mesinha e banco, um escritório no meio da rua e do frio.

t

E sobreviva entre caixas carros e motos…

pppp

Acho que a encomenda dessas moças ainda não chegou!

photo

Van escritório de entrega!

jjj

Essa é a entrada principal. As fotos são os locais dos lados direito e esquerdo dos portões. =]

photo 2

ee

Onde está wally?

001aa018f8021243376405

Escritório montado, a espera dos clientes…

Claro que fotografei. Imperdível.

E com o potencial de um campus universitário com centenas de jovens vivendo ali, o taobao não ficaria de fora, certo?

Por esse flagra da China real, que resolvi mudar meus planos de postagem de hoje. Espero que tenham gostado. =]

Zài Jiàn!

Anúncios

9 pensamentos sobre “Taobao – Sistema de entrega

  1. Eu perco (ou ganho) horas e horas navegando pelo taobao… fico impressionada com a quantidade e o valor das coisas… os problemas sao as limitacoes para envio para o brasil, coisa que nao entendo, visto que o aliexpress, por ex, envia os mesmo itens, infinitamente mais caro pelos agentes, e muitas vezes, a dificuldade de comunicaçao.
    eu estou desde ontem viajando pela china através das suas postagens e adorando! Parabens pela iniciativa e obrigada por compartilhar tanto da sua vida ai!
    um beijo da terra do pao de queijo1

    Curtir

    • Obrigada Lilia.
      Se vc fica assim com as ofertas, imagina a gente que mora aqui…hehehe. É uma loucura! Mas tem muita coisa ruim também e precisamos tomar certos cuidados.
      Obrigada pela visita, pelos elogios e espero te encontrar outras vezes por aqui! =]
      Abraço!

      Curtir

  2. olá , Christine :

    é complicado aquí para acessar no seu site , tipo é um sensível e limitado pela autoridade chinesa , para possuir o meu direito de comentar alguma coisa no seu site , tenho de adoptar aluguma tecnologia , vc posta coisas no seu site proprio com que maneira . Eu estava em Angola , lá posso entrar qualquer site à vontade .Lamento pela minha pátria

    Curtir

    • Oi Tiago.
      Uso com VPN. Infelizmente só assim é possivel acessar.
      Mas cada pais tem suas regras e eu como uma pessoa que vive aqui, num pais que não é o meu, no minimo tenho que respeitar.
      O importante é que fora daqui muita gente pode acessar e ver a China com outros olhos, não é mesmo?
      E tem tanta coisa linda para mostrar sobre esse país… Também tem algumas engraçadas para os ocidentais…
      Mas já reparei que os chineses também riem de alguns costumes nossos… e assim vamos. Cada cultura suas coisas boas, outras nem tanto. Mas essa é a vida.
      Espero que possa visitar o blog mais vezes!
      !
      Abraço.

      Curtir

  3. Christine, ficou muito legal a sua idéia da mudança de postagem. Valeu. Eu tinha lido já no outro post sobre Taobao. Foi bacane esse post porque complementou o outro e mostrou a praticidade deles. Eu acho gozado porque é uma “bagunça” organizada que é eficiente e dá certo, kkk!
    Um abração,
    Manoel

    Curtir

  4. Gostei muito…
    Qdo vi o rapaz com a bicicleta pensei q era um post de um tempo atrás…
    mas essa da Universidade me surpreendeu mesmo…rsrsrs
    Mercado das pulgas ao ar livre…rsrsrs
    Ñ encontrei o Wally…rsrsrs
    Beijusssssssss

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s