Blog/China/Cultura Chinesa/Viagens/viver na China

O Bund – Puxi, e a vista de Pudong

Ou se você preferir, poderia ser “International Financial Center – Pudong e a vista de Puxi”.

Puxi e Pudong, assim é dividida a bela e incógnita Shanghai. O velho e o novo, a boêmia e a tecnologia, o romantismo e a rotina hightech, viadutos que se entrelaçam e avenidas largas e planejadas, selva de pedra e imensos jardins floridos… Dentro dessas duas realidades completamente antagônicas é que vivemos por aqui.

 puxirioHá os que preferem Pudong, a sua calma, beleza planejada, tecnologia, inovação e modernidade. Há os que não trocam Puxi por nada desse mundo, mesmo com a rotina frenética de uma grande metrópole que foi crescendo acima de si mesma, com as velhas construções que sobreviveram os tempos difíceis, circundadas pelos modernos edifícios que nos fazem lembrar que o coração dessa cidade pulsa com vigor.

Há os que circulam por todos os lados sem nenhuma objeção ou preconceito, simplesmente aproveitam tudo o que a cidade mais antenada da China pode lhes oferecer. E cruzam o rio pelos túneis ou pontes e viadutos na naturalidade de quem atravessa a rua de frente de casa. Ah, essa Shanghai realmente me conquistou…

E para não haver muita discussão dos fiéis defensores de um ou outro lado da cidade cortada por um rio imenso, é justamente nas suas margens, frente à frente, que estão fixados os cartões postais de Shanghai. O Bund em Puxi e o International Financial Center em Pudong.

 bund13E se estamos em Puxi, nos deliciamos em ver as torres se erguendo para disputar o titulo de ‘mais alta’ do mundo, da Ásia, ou talvez do planeta. As luzes hightech que apagam e acendem em cada arranha céu, frenéticas, e nos fazem lembrar que essa cidade não para, não dorme e nem descansa. Já quando vamos para o outro lado do rio, na mesma direção, o lado de Pudong nos oferece a vista mais linda e romântica que uma cidade pode apresentar. Os edifícios preservados e restaurados da década de 1920, quando a Shanghai era o paraíso da China (sim, essa cidade sempre foi à frente de seu tempo), onde os estrangeiros encontraram as portas abertas e foram sendo afagados pelas belezas do oriente. Mas a peculiaridade e o charme de Puxi está aí, bem resumido no Bund: por trás dessa aparência romântica e saudosista, a tecnologia sai pelos poros e nos surpreende a cada minuto.

E assim vamos nos deliciando com esse pedaço da cidade que é reconhecido no mundo inteiro. Que mesmo depois de anos, ainda nos faz perder o fôlego com a vista que proporciona. E o mais interessante é que não há momento que faça com que esse cenário perca a beleza. Muito pelo contrário, ele tira de cada hora, de cada estação o que há de melhor, de mais interessante e renasce a cada foto que tiramos. E é incontrolável… impossivel passar por ali e não sacar o celular pelo menos e bater uma foto daquele momento, daquela tarde cinzenta, da manhã de sol, do dia frio, da noite, do entardecer.

 torpudongMeu restaurante predileto está no Bund e posso jantar apreciando as luzes frenéticas de Pudong. Se quero só um happy hour, nada mais interessante do que buscar uma choperia nos jardins opostos, do outro lado do rio e aproveitar o entardecer percebendo a cidade se transformar, os edifícios de pedra cinza ganharem os contornos das luzes que os destacam… E nesses momentos é possivel esquecer que estamos na China, onde nossa cultura e hábitos cotidianos estão constantemente em choque, em que a língua é uma barreira intransponível para a maioria, e que a distância de meu país é imensa. Essa paisagem tem esse poder, de mesmo após tantos anos nos tirar o fôlego, nos fazer parar para admirar o que já admiramos centenas de vezes.

Fora que as duas margens nos presenteiam com um imenso calçadão, onde podemos andar e andar, parar e perceber os vários angulos e detalhes dessa cidade misteriosa.

Na pagina do Blog China na minha vida no Facebook, há mais fotos para apreciar. É só clicar aqui!

 Zài Jiàn!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s