Estamos num feriadão por aqui. O principal feriado nacional, depois do ano novo chinês, claro. Mas esse é de cunho político, patriota. Diferente do ano novo que é tradição e cultura.Estamos num feriadão por aqui. O principal feriado nacional, depois do ano novo chinês, claro. Mas esse é de cunho político, patriota. Diferente do ano novo que é tradição e cultura.
Bom, primeiro de outubro é o dia Nacional da República Popular da China (People’s Republic of China – PRC), nesse dia em 1949, Mao Tse-tung proclamou a República Popular da China, declarando que o “povo chinês se pôs de pé”. E aí, como o nosso 7 de setembro, tem muita festa por aqui. Na realidade, nem se compara com as comemorações brazucas. Não esqueçam que aqui tudo é grande, enorme e espetacular! Brincadeiras à parte, até que esse ano, as comemorações foram tranquilas, afinal a data não era uma das especiais, com numero redondo. Em 2009 sim, foi de tirar o fôlego de quem assistiu o desfile em Beijing na mega celebração dos 60 anos da República Chinesa.
Mas melhor do que a festa em si, é que são 5 dias de feriado. Sim, até quarta feira, dia 5 de outubro. Mas de acordo com a lógica chinesa, um feriado que acaba no meio da semana é antiprodutivo, pois quebra a rotina. Então se faz uma ‘ponte’ com a quinta e a sexta feira. Assim quem vai viajar fica com mais dias livres e pode aproveitar mais.
Mas se você está pensando: ‘então não é só no Brasil que o povo emenda feriados, enforca um ou dias…’. Sinto informar que essa ‘esticadinha’ é uma troca com o final de semana. Isso mesmo, no sábado todo mundo volta a trabalhar, como se fosse segunda feira. E a semana que vem terá 7 dias úteis! Na realidade eles consideram que trabalhar na quinta e sexta depois de um feriado de 5 dias e folgar novamente no final de semana não é uma boa escolha. E esse é o segundo feriado em que as pessoas mais se deslocam de um lado para o outro na China, para visitar parentes e fazer turismo interno. Como as distâncias são bem grandes, isso acaba tendo mais lógica do que podemos imaginar.
Por conta disso, assim como o ano novo chinês, esse é um péssimo feriado para nós, estrangeiros, fazermos turismo dentro da China. É muita gente circulando, sem a menor a chance. Já coloquei num post que feriado chinês é época de ficar em casa! J
Bom, mas hoje, contrariando meus próprios conselhos, vou fazer turismo em Shanghai! Temos visitas que vieram do outro lado do mundo… obaaaaa!
Zái Jiàn!
Pingback: China na minha vida – eis o Calendário para quem estava curioso! | China na minha vida