Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

Viva a PRC!

Estamos num feriadão por aqui. O principal feriado nacional, depois do ano novo chinês, claro. Mas esse é de cunho político, patriota. Diferente do ano novo que é tradição e cultura.Estamos num feriadão por aqui. O principal feriado nacional, depois do ano novo chinês, claro. Mas esse é de cunho político, patriota. Diferente do ano novo que é tradição e cultura.

imagesCA1XRZ87

Bom, primeiro de outubro é o dia Nacional da República Popular da China (People’s Republic of China – PRC), nesse dia em 1949, Mao Tse-tung proclamou a República Popular da China, declarando que o “povo chinês se pôs de pé”. E aí, como o nosso 7 de setembro, tem muita festa por aqui. Na realidade, nem se compara com as comemorações brazucas. Não esqueçam que aqui tudo é grande, enorme e espetacular! Brincadeiras à parte, até que esse ano, as comemorações foram tranquilas, afinal a data não era uma das especiais, com numero redondo. Em 2009 sim, foi de tirar o fôlego de quem assistiu o desfile em Beijing na mega celebração dos 60 anos da República Chinesa.

 

Mas melhor do que a festa em si, é que são 5 dias de feriado. Sim, até quarta feira, dia 5 de outubro. Mas de acordo com a lógica chinesa, um feriado que acaba no meio da semana é antiprodutivo, pois quebra a rotina. Então se faz uma ‘ponte’ com a quinta e a sexta feira. Assim quem vai viajar fica com mais dias livres e pode aproveitar mais.

PRC

Mas se você está pensando: ‘então não é só no Brasil que o povo emenda feriados, enforca um ou dias…’. Sinto informar que essa ‘esticadinha’ é uma troca com o final de semana. Isso mesmo, no sábado todo mundo volta a trabalhar, como se fosse segunda feira. E a semana que vem terá 7 dias úteis! Na realidade eles consideram que trabalhar na quinta e sexta depois de um feriado de 5 dias e folgar novamente no final de semana não é uma boa escolha. E esse é o segundo feriado em que as pessoas mais se deslocam de um lado para o outro na China, para visitar parentes e fazer turismo interno. Como as distâncias são bem grandes, isso acaba tendo mais lógica do que podemos imaginar.

Por conta disso, assim como o ano novo chinês, esse é um péssimo feriado para nós, estrangeiros, fazermos turismo dentro da China. É muita gente circulando, sem a menor a chance. Já coloquei num post que feriado chinês é época de ficar em casa! J

Bom, mas hoje, contrariando meus próprios conselhos, vou fazer turismo em Shanghai! Temos visitas que vieram do outro lado do mundo… obaaaaa!

Zái Jiàn!

Anúncios

Um pensamento sobre “Viva a PRC!

  1. Pingback: China na minha vida – eis o Calendário para quem estava curioso! | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s