Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

É permitido fumar!

Na contramão de todo o mundo a China ainda é o paraíso dos fumantes. Aqui fumar é sinal de status e não se discute.

Existem lojas que só vendem cigarros. De todos os tipos, sabores e preços. O mercado fake também avançou nesse filão e há um monte de ‘malboro’ falsificado por aí.

Não sou uma pessoa radical na questão do fumo, até por que acredito que há leis muito mais importantes que nossos governantes deveriam criar e fazer cumprir do que essa, mas aqui na China a coisa passa dos limites.

Para variar, onde vi as maiores aberrações foi em Chang Chun, mas aqui em Shanghai, apesar de tudo ser muito mais ‘politicamente correto’, ainda há locais que podemos nos afogar num mar de fumaça!

Uma coisa que acho que não combina comida e cigarro, juntos… não há harmonia nessa dupla. Mas acho que os chineses vão discordar de mim, pois são capazes de segurar o chopstick com uma mão e o cigarro aceso com a outra, intercalando entre um bocado de comida e uma tragada.

Essa foto foi tirada pela Monica Bateman, uma brasileira que vive aqui também. Imaginem você ir ao restaurante, folhear o cardápio para escolher sua comida e… seu cigarro!

 fumar

Já presenciamos também (claro que em Chang Chun) um cidadão fumando dentro do hospital. E os médicos e enfermeiras em volta, sem nenhum tipo de constrangimento.

Algumas leis estão sendo colocadas em prática: nos aeroportos, shoppings, casas de espetáculo não é permitido fumar. No espaço da Expo 2010 também não era. Mas eles sempre proporcionam um ‘cantinho’ para os fumantes não se sentirem tão rejeitados. E também, o cumprimento da lei é levado a risca.

Mas mesmo assim, acho que as leis ‘antifumo’ ainda terão uns bons percalços pela frente por aqui. É um hábito, uma cultura. E ainda tem mais: existe um tipo de cigarro especial, caríssimo, que só tem acesso os membros do governo. Isso é uma das heranças da revolução cultural!

Essa é mais uma das incoerências da China. Se por um lado eles estão correndo como uns loucos para ultrapassar o mundo em questões tecnológicas e na construção civil, por exemplo, por outro eles me lembram o Brasil da década de 1970.

Zái Jián.

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s