Uma coisa que sempre me deixou intrigada foi sobre o uso de máscaras que os chineses fazem um hábito comum.
Em 2005, quando aconteceu a epidemia da gripe aviária, em Chang Chun não havia quem não usasse. Mas até aí achei normal, afinal com o numero de pessoas que vivem nesse pais, contrair uma doença contagiosa é a coisa mais fácil do mundo. E ao se pensar nas proporções, dá vontade de fazer a mala e voltar para casa agora! rs
Só que depois que passou o perigo, continuei a ver as pessoas usando. Aí cheguei às minhas conclusões: no verão eles usam para se proteger da poluição; no inverno para se proteger também do frio e entre uma coisa e outra, para se proteger de doenças e/ou evitar passar um resfriado, por exemplo. Na realidade a camada de ozônio por aqui anda bastante fina e o nível de poluição algo além do normal. Na região de Chang Chun também há as tempestades de areia vindas do deserto de Gobi. Então as máscaras são acessórios como luva ou boné!
Mas de todo o jeito é muito estranho, até porque eles têm um estilo próprio de usar as máscaras, claro! Então já podem começar imaginar…
Esqueçam as feias e nada criativas máscaras médicas que vemos por aí. Aqui elas são fashion e tem designs exclusivos. Há loja que expõe uma diversidade de cores e estilos que dá para colocar em duvida o mais simples dos mortais. Algumas cheias de rendas e brilhos, no melhor estilo chinês, outras cheias de bom humor.
Mais um dos hábitos chineses que nos fazem lembrar que estamos, realmente, do outro lado do mundo!
Zaí Jián!