Blog/China/Curiosidades/viver na China

Cachorro único

Que a China tem a política do filho único, todo muito já sabe. Por sinal essa lei está causando uma boa dor de cabeça para o governo, pois há muito protesto e polêmica em torno disso.

A questão da geração ‘filho único’ é um dos temas centrais de discussões acaloradas no setor da educação em especial, pois na realidade estão estimulando uma geração de pequenos ditadores, já que a família (pai, mãe e quatro avós) colocam toda a expectativa e entusiasmo em cima daquela criança.

Aqui em Shanghai já estão legalizadas algumas situações em que o segundo filho é permitido, mas isso é assunto para décadas. Se por um lado a imposição governamental não é vista com bons olhos, por outro tem que se levar em conta que a população chinesa já é imensa com essa restrição. Dá para imaginar o que acontecerá por aqui…

Bom, mas esse post é para falar de mais uma lei criada recentemente por aqui: em Shanghai cada família só poderá ter um cachorro. Então temos agora a lei do filho único e a do cachorro único.

Começa a vigorar a partir de maio, mas eu fico aqui imaginando como vai ser para colocar ela realmente em prática. Claro que quem já tem mais de um, poderá manter os animais. Mas mesmo assim, se seu cachorro dá uma escapadinha. O que fazer com os filhotes? Cachorros não costumam ter um filho por vez… é uma cria! Segundo o Shanghai Daily, jornal local, os filhotes serão recolhidos e entregues para adoção. Aí já começa a polêmica: e se não encontrarem quem adote? É melhor mudar de tópico, porque como agora sou uma defensora fervorosa da raça canina, não posso nem sequer imaginar!

TATINACHINA 443

Na realidade eles já possuem um controle bem organizado para a vacinação e posse de cachorros. Minha cachorra tem um chip implantado no pescoço, além de um ID com códigos de barras. Quando saímos com o cachorro, a policia pode nos parar para scanear o chip. Isso nunca aconteceu de fato, mas sabemos que é um procedimento usual. Essa licença tem que ser renovada anualmente, as vacinas são aplicadas novamente e pagamos uma taxa de licença de 1000 remembies (aproximadamente R$250,00).

Mas isso são coisas da China que, como já escrevi algumas vezes, para nós não faz sentido, não tem lógica.

Zái Jián!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s