Se há uma coisa que é levada a sério aqui é o casamento. Ou melhor, o ritual do casamento. Os preparativos começam com meses de antecedência e envolvem produções cinematográficas, de acordo com as posses de cada família. Até aí não há muita diferença entre os casamentos no Brasil.
Mas só até aí. Os noivos decidem casar, aí começam as escolhas de vestidos (sim, no plural) e locais para as fotos, que tem toda uma estrutura de estúdio com vans que acompanham o casal por 2 dias ou mais. Como? É porque as fotos são feitas com até 3 meses de antecedência. Isso mesmo. Os noivos se arrumam todos e fazem as fotos vestidos à caráter. Quando chega o dia do casamento o álbum já está pronto. Se eles desistirem por qualquer motivo, paciência. As fotos já estão lá para a posteridade!
A primeira são modelos vivos na porta de um studio em Chang Chun. A segunda é da Liliane, flagrando um ensaio de verdade.
Os vestidos são de diversas cores: azul turquesa, amarelo, vermelho. E os meses de maio e setembro são os preferidos das noivas por conta do clima ameno. Pelo menos para as fotos.
No dia da festa mesmo, há o cortejo de carros. Isso é obrigatório. E os carros se enfileiram por ordem de valor e status. Então atrás dos noivos vem todas as BMWs, depois os Audi (claro que organizados: primeiro os A6, depois os A4…) e assim vai. Mas de onde surgem todos esses carros se os noivos não forem de família rica? Eles alugam, oras! E quanto mais carros de luxo tiverem no cortejo, mais status tem o casamento.
Em Chang Chun, o Mário usava um Audi A4 e de vez em quando o motorista da empresa, vinha pedir a ele se podia usar o carro porque tinha um casamento para ir. Então é assim: o carro é mais importante que qualquer outra coisa, até mesmo que a roupa que é usada para a festa. Lembrem-se que já comentei aqui que carro é status e poder e o chinês precisa mostrar isso.
O carro dos noivos geralmente é preto e todo enfeitados com coroas de flores (olha elas aí novamente) vermelhas ou rosas. Brancas quase nunca, pois é a cor ligada à morte. Apesar de já ter visto muitas noivas vestidas de branco, mas as flores têm um sentido especial.
Na festa tem que ter muita comida e bebida e claro, muito Gambei!!! Depois os noivos deixam as noivas em casa e vão beber com os amigos. Ou seja, a despedida de solteiro é feita depois do casamento!
E também, minha professora de chinês disse que eles podem fazer a festa hoje, por exemplo, e cada um volta para sua casa. O casamento de fato, só vai acontecer depois de um mês… Mas que povo enrolado para casar! J
Boa semana para vocês!
Depois que descobri seu blog, fico esperando um mais novo. é muito bom saber dos costumes desse mundão e vc faz isso muito bem em seu blog. Parabéns!
CurtirCurtir
Meu Deus Chris quanta diferença do que estamos acostumados???
Ri muito!
Bjs
CurtirCurtir