China/Curiosidades/Viagens

Fatos interessantes sobre o Deserto de Gobi

Muita gente não sabe, mas a China tem um deserto, e um dos maiores do mundo (como não poderia ser, não é?). Esse ano muitas pessoas foram surpreendidas por imagens bem impactantes da tempestade de areia que assolou Beijing e outras partes da China.

Na realidade, a tempestade de areia de 2021 foi muito intensa e impressionante, mas todos os anos essa região da China recebe as areias de Gobi em menor volume.

Quando estávamos em Chang Chun, que fica no norte da China, praticamente ao lado do deserto, era impressionante perceber a areia grudada no corpo, nos moveis, e qualquer ventinho já nos dava aquela sensação estranha que estávamos na praia (só que não, hehehe).

Mas vamos a ver alguns fatos interessantes:

  • O deserto de Gobi ocupa dois países: China e Mongólia. A maior parte dele está na China, localizado no norte do país, na região autônoma da Mongólia Interior, que é a terceira maior província da China (não deve ser confundida com o país Mongólia)
  • A palavra “Gobi” vem do nome chinês Gēbì 戈壁 que significa “deserto”.
  • Ele cobre 27,4% das terras da China. Com uma área estimada de 1.300.000 km2, o Deserto de Gobi é o maior de toda a Ásia. Quanto à classificação dos maiores desertos do mundo, encontra-se em 5º lugar depois da Antártica, Ártico, Saara e Deserto da Arábia.
  • Ele era uma passagem estratégica para a Rota da Seda. Muitos viajantes, comerciantes e até exércitos passaram por ele, apesar de seus perigos. O Deserto de Gobi possui importância histórica pelo seu papel como parte do grande Império Mongol, servindo como localização de várias cidades importantes ao longo da Rota da Seda.
  • Genghis Khan lançou muitos de seus maiores ataques à China, viajando das estepes na Mongólia e através do deserto de Gobi.
  • No passado (bem distante) o deserto de Gobi não era um deserto, mas uma floresta repleta de árvores. O deserto tem sido uma fonte de descobertas de vários fósseis de dinossauros.
  • A expansão dos desertos está causando problemas para as comunidades e para a agricultura – as regiões desérticas cresceram mais de 385.000 milhas quadradas, uma área que corresponde a França e Alemanha juntas. Para combater isso, o governo chinês iniciou em 1978 um projeto chamado “Grande Muralha Verde”, que terá milhões de árvores plantadas na fronteira do deserto para impedir que se espalhe. Até agora já foram plantadas 66 bilhões de arvores e o projeto vai até 2050.
  • O deserto de Gobi não é somente formado por dunas de areia. Há uma boa parte rochosa.
  • Gobi também tem a reputação de ser o deserto mais frio do mundo. Durante o inverno, a temperatura pode cair para -40 °C e também detém o recorde de amplitude térmica, já que a diferença de temperatura entre as duas estações, ou seja, verão e inverno, pode chegar a 90 °C, e em alguns períodos do ano, a diferença de temperatura pode variar em 35 °C em 24 horas.
  • A região do Deserto de Gobi tornou-se conhecida na Europa através de Marco Polo no século 13, que descreveu esta vasta terra vividamente.
  • O deserto de Gobi é o lar de um número surpreendente de animais. Isso inclui gazelas, doninhas, camelos, burros selvagens da Mongólia e um monte de lagartos. Ocasionalmente, o deserto de Gobi da Mongólia também é visitado por leopardos da neve, ursos pardos e lobos.
  • A principal população do deserto de Gobi são os mongóis, bem como os chineses han, mas na6o passam de aproximadamente 3 habitantes por cada 2 quilômetros quadrados.
  • A maioria dos habitantes do deserto de Gobi trabalha criando gado, levando uma vida nômade. Eles usam alojamentos tradicionais conhecidos como Gers (yurts) da Mongólia.
  • No Deserto de Gobi, mais exatamente na província de Gansu, é onde ficam as enormes esculturas a céu aberto, incluindo um bebe gigante dormindo nas areias do deserto. O nome da escultura é “Filho da Terra”, foi inaugurada em 2016 e possui 15 metros de comprimento, 9 de largura e a altura de 4,3 metros, impressiona qualquer pessoa, mesmo em fotos.

Visitando o Deserto de Gobi

Infelizmente eu nunca fui de fato a esse deserto, apesar de ter vivido praticamente ao lado dele.

Mas a Larissa (@familianachina) foi com os filhos esse ano e, pasmem, pegou a tempestade de areia ao vivo e a cores!

Ela fez esse relato num vídeo muito interessante:

E também fizeram uma foto ao lado do bebê (antes da tempestade), e ai dá para você ter uma dimensão do tamanho real:

Você conhece mais alguma curiosidade sobre o deserto de Gobi?

Conta aqui nos comentários.

Zái JIán!

4 pensamentos sobre “Fatos interessantes sobre o Deserto de Gobi

  1. Querida Chris, acabei de ler esses interessantissimos fatos sobre o Deserto de Gobi, alguns eu sabia e outros ampliaram o meu conhecimento. Ao ler, ja bateu saudades e vontade de retornar. China sempre nos surpreendendo, nos fazendo viver experiencias incríveis e voce, fazendo a gente se apaixonar ainda mais por esse pais. Obrigada! :*

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s