Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

2015 – Ano da CABRA no horóscopo chinês

Eu sou um espectador passivo

Eu esqueço o passado

Bondade me traz sorte

Eu acredito na raça humana

Eu entendo o significado de dar

Meu copo nunca está vazio

Eu sou leal, justo e confio nos outros

EU SOU A CABRA

Esse ‘poema’ encontrei num website (em inglês) e fiz uma tradução livre, pois achei que descreve bem a ovelha. E o que foi colocado sobre esse ano, também achei interessante, bem simples e de fácil entendimento. Por isso fiz a tradução de algumas partes dos textos.

510695709

Para quem não sabe, o ano novo chinês, diferente do nosso, segue o calendário lunar. 2015 será o ano chinês da Cabra ou Ovelha (Sheep) e terá início em 19 de fevereiro de 2015 e vai até 07 fevereiro de 2016. O elemento para este ano é de madeira e a cor da sorte é verde.

Alguns chineses, principalmente os adeptos do Feng Shui, colocam 4 de fevereiro como o início do ano chinês, sempre, com o objetivo de ter uma data para traçar previsões, estudos e curas para o ambiente em que é aplicado. Mas a entrada do ano novo chinês oficial é a do calendário lunar.

A Cabra é o oitavo signo na astrologia chinesa e como o  número “8” é considerado um número de muita sorte, pois simboliza a sabedoria, a fortuna e a prosperidade, as previsões são boas de modo geral.

Apesar disso, aqui na China, os casais com a intenção de ter filhos, fizeram uma corrida contra o relógio para que os seus bebês nascessem antes de se iniciar o ano da cabra. Segundo os chineses, a cabra não é um bom signo para mulheres, pois é um animal muito pacífico, submisso, e eles não querem arriscar de ter uma menina e ainda no ano da cabra. Mas isso são superstições, crendices populares que se perpetuam geração a geração.

O interessante é como o chinês dá importância à isso. No ano do Dragão (2012), teve a corrida oposta… todos queriam que seus filhos, seja de que sexo fosse, nascessem no ano do Dragão, por conta das características desse signo. Mas isso é outra história!rs

Por outro lado, li que este ano será especialmente de sorte para as pessoas que nasceram no ano da cabra. Vai saber, né?

As previsões para o ano da cabra (ovelha) para 2015, que encontrei:

As previsões são baseadas na astrologia chinesa, com seus cinco mil anos de existência.

A cabra é uma energia Yin, um símbolo de paz,  convivência harmoniosa e tranquilidade. Esse é o estado de espírito primário e fundamental para este ano. Embora haja conflitos, estes  serão evitados e será realizado um período de reparação e de compromisso para garantir que a paz seja mantida.

il_340x270.647766508_bouh

caractere da Cabra – Yáng

O Carneiro, ou cabra ou ovelha,  é o símbolo das Artes. Relaciona-se com tempos passivos e carinho. Será um ano de se unirem na fé e na crença de que o bem prevalecerá sobre as forças que se recusam a obedecer  um estilo de vida pacífico. Para aqueles que confiam na bondade, felicidade e sucesso será um bom ano!.

“A ênfase será colocada em unir forças para lutar contra o mal e da destruição que vem fermentando. Com o planeta Saturno no signo de Escorpião e do planeta Plutão em sua longa estadia no signo de Capricórnio, haverá uma maior preocupação com a estrutura, voltar ao básico e usando maior intuição para encontrar soluções para os problemas que assolam o mundo por algum tempo.”

Para a família, ele vai ser um momento de unir e incutir lealdade e disciplina.  A boa aura do ano da cabra, irá gradualmente irradiar o seu caminho para todos.

Segundo esse horóscopo, os momentos mais turbulentos do ano da Cabra serão durante o período do Dragão, que é de 20 de março até 20 de abril de 2015, e, especialmente, no período do Boi, de dia 22 de dezembro de 2015 até 20 de janeiro de 2016.

2015 será um ano para usar mais as habilidades mentais do que força bruta. As dificuldades deverão ser  ultrapassados pela estratégia e o bom senso.

Bom, a princípio é isso o que o ano da Cabra nos traz…

Como ainda temos um mês e meio para o ano da Cabra começar, vou procurar mais informações sobre as previsões e as características do signo e, durante esse período vou deixando vocês informados.

Mas deixo claro que sou curiosa como todos vocês. As informações que coloco aqui sobre esse assunto, são pesquisados na net e aprendidas na minha vida chinesa (rs) dos comentários que ouço, e até pelo movimento que cada ano causa aos chineses. E esse é um fator bem interessante! Até hoje só vi grandes manifestações de entusiasmo nos anos do Dragão e do Cavalo (que ainda não acabou…).

Não faço essas previsões… nem tenho ideia como se faz isso!

Um Feliz Ao Novo para todos vocês!

E não esqueçam… Ainda estamos no ano do cavalo (até dia 18 de fevereiro de 2015)!

Então preparem-se para o ano da Cabra, mas finalizem com chave de ouro o ano do Cavalo (que para mim está sendo INTENSO…rs).

Você não sabe seu signo chinês? Confere aqui.

Zài Jiàn!

ano da cabra

Os sites pesquisados (todos em inglês) para esse artigo foram:

Astrology Club

Chinese Fortune Calendar

Sun Signs

Anúncios

18 pensamentos sobre “2015 – Ano da CABRA no horóscopo chinês

  1. Pingback: 2015 – Ano da CABRA no horóscopo chinês | Jackson Rodrigues

  2. Que bom saber que meu filho nascerá em ano tão abençoado! E também será ariano. Obrigada pelas palavras, adorei a poesia!

    Curtir

  3. Olá, gostei porque a pesquisa é ótimo para adquirirmos conhecimento. Então te peço que me ajude, Ouvi sábado 07/02/2015 na CBN em “Caminhos Alternativos, sobre o Ano Novo da Cabra e o Feng Shui, um chinês falava, eu dirigia e não captei tudo, mas ele indicou colocar a imagem de um animal em casa. Usou o exemplo de ex. dragão, coloque a imagem de um Macaco, ex. cavalo coloque a imagem de um galo, por alguma orientação do Feng shui, para cada determinado signo. Como sou Cabra e pretendo que realmente seja um Maravilhoso ano para todos e as Cabras, gostaria de saber quem é o animal que devo usar. E como o tema atinge a todos os signos, seria interessante a matéria, ” Ano Novo Chinês e o Feng shui. Abçs
    ( mcvnog@hotmail.com)

    Curtir

    • Olá Maria do Carmo,
      Obrigada pela visita. Vou pesquisar, pois não sou especialista em Feng Shui, mas nunca ouvi sobre isso. E acabei de fazer um feng shui na minha casa para iniciar o ano da Cabra e a profissional que fez não me disse nada sobre isso.
      Agora o que sei é que existem coisas genéricas para os signos, e o que fiz em casa é muito pessoal já que é feito um estudo da planta da casa, localização, etc. Mesmo assim perguntarei para a Kátia. Se tiver curiosidade o website dela é https://elytsbiz.wordpress.com/ (em inglês). Abraço e entro em contato. =]

      Curtir

  4. Eu gostei de voce christine , achei engracado os numeros 808, e das 40 pecas com defeito…muito engracado viver em outro pais…estas historias sao interessantes…nao tem como nao rir…
    erineia kioko hatano
    kakegawa
    japao

    Curtir

    • Olá Erineia… e são mesmo engraçadas. Imagino que os chineses quando vão para o ocidente também devam se divertir com um monte de coisas que fazemos e para eles são ‘diferentes’. Estive no Japão há 2 meses atrás, e ai também tem bastante coisa ‘diferente’ e insitada para nós. Mas é diferente da China…rs Por sinal, adorei o pouco que conheci daí! Abraço e volte sempre.

      Curtir

  5. Christine, foi por acaso que encontrei seu blog, muito interessante. meu marido eh chines de Shanghai, mas moramos em Toquio, Parabens pela sua iniciativa, pretendo acompanhar suas postagens. Um abraco e feliz ano novo.

    Curtir

  6. oi!
    aqui agora está chovendo e a temperatura um tiquinho mais amena! Não coloquei a cara na rua, mas a cidade está entupida de gente pra a passagem do ano, férias e, a falta d’água., o pessoal vem para lavar roupa!
    adorei a matéria! já salvei o desenho da cabra! Anselmo acena e, manda lembranças!
    Espero que o novo ano seja bom, pois num primeiro momento para nós aqui, as coisas não andam boas! espero que o Brasil retome sua caminhada firme! beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s