Os quatro locais escolhidos pela UNESCO na lista dos patrimônios da humanidade da semana, completando 38 dos 45. Quase chegando ao fim…
E ainda espantada com tantas coisas lindas que temos para ver por aqui!
E só para atualizar quem chegou agora, além da parceria com a Ana Cristina Nasguewitz, que possibilitou a publicação dessas maravilhas da China, agora recebi a ótima noticia de que todo esse material sobre os Patrimônios da Humanidade na China, vai ser transformado em ebook. Quem está editando o livro é a querida Shirley do Vale. Aguardem que em breve teremos novidades.
E só o que posso dizer a respeito de tudo o que recebi e recebo nessa vida é OBRIGADA! À Deus que sempre me guia, aos amigos antigos e novos, virtuais ou reais (fisicamente, porque todos são queridos), às pessoas que acreditam no meu trabalho, a minha família… Gratidão a vida!
Mas vamos ao que interessa! =]
Karst do sul da China
Carste, carso ou karst, também conhecido como relevo cárstico ou cársico ou sistema cárstico ou cársico. Ufa! É um tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química (corrosão) das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas, tais como cavernas, colinas, vales secos, vales cegos, cones cársticos, rios subterrâneos, canhões fluviocársicos, paredões rochosos expostos e lapiás. O relevo cárstico ocorre predominantemente em terrenos constituídos de rocha calcária, mas também pode ocorrer em outros tipos de rochas carbonáticas, como o mármore e rochas dolomíticas. (olha gente, isso tudo deve ser verdade, porque eu não entendo NADA sobre esses termos… viva a Wikipédia, né Ana Cristina?)
A Região do Carste do Sul da China estende-se por meio milhão de quilômetros quadrados, sendo que a maior parte está nas províncias de Yunnan, Guizhou e Guangxi. Representa um dos mais espetaculares exemplos no mundo de paisagem de carste. É também conhecido pela grande biodiversidade que aí se encontra. A UNESCO descreve-o como “sem rival em termos de diversidade do seu carste“.
Desde 2007 faz parte da lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.
Estruturas de barro de Fujian
As estruturas de barro de Fujian são um tipo de habitações rurais chinesas e se situam nas áreas montanhosas no sudeste de Fujian. Elas foram construídas essencialmente entre os séculos 12 e 20.
A estrutura é um prédio grande, fechado e fortificado com terra, geralmente retangular ou circular, com espessas paredes de terra socada entre três e cinco andares de altura e habitando até 80 famílias.
As estruturas exteriores são fortificadas por compactação da terra, misturada com pedra, bambu, madeira e outros materiais prontamente disponíveis, de modo a formar paredes de até seis pés (1,8 metros) de espessura. Ramos, tiras de madeira e lascas de bambu são frequentemente colocados nas paredes, como um reforço adicional. O resultado é um edifício bem iluminado e bem ventilado, à prova de vento e à prova de terremoto e o local se torna quente no inverno e fresco no verão.
Desde 2008 faz parte da lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.
Monte Sanqing
O Monte Sanqing é uma renomada montanha sagrada taoísta localizado a 25 milhas (40 km) ao norte de Yushan County na província de Jiangxi, com um cenário deslumbrante. Sanqing significa os “Três Puros” em chinês, pois o Monte Sanqing é composto de três cimeiras principais: Yujing, Yushui e Yuhua, representando a trindade Taoísta.
O Monte Sanqing foi classificado como parque nacional da China. É também um abrigo para animais e plantas. Ele contém cerca de 1.000 espécies de flora e 800 tipos de fauna. A área total do Monte Sanqing é de 2200 km². Tornou-se um Patrimônio Mundial da UNESCO em 2008.
Monte Wutai
O Monte Wutai está localizado no nordeste da província de Shanxi. A montanha é o lar de muitos dos mais importantes mosteiros e templos da China. O local é anfitrião mais de 53 mosteiros sagrados, e eles foram inscritos como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2009.
O Monte tem sua topografia incomum, composta por cinco picos arredondados (Norte, Sul, Leste, Oeste, Central), dos quais o pico do Norte, chamado Beitai Ding ou Yedou Feng, é o mais alto, e também o ponto mais alto no norte China.
Zài JIàn!
Pingback: As Montanhas Sagradas da China | China na minha vida
: ) Sempre demais!!!
CurtirCurtir
xie xie! =]
CurtirCurtir
….lindoooooooooooooooooooo! Um dia ainda vu passear por ai!
……………………………………….beijão para vc e familia!
CurtirCurtir
vamos torcer… pensamento positivo…! Beijo
CurtirCurtir
Christine, amiga querida. Isso não é uma postagem e sim uma reportagem. Uma maravilha isso tudo, mesmo porque temos pouco conhecimento desses patrimônios todos. Parabéns por esse seu trabalho.
Um abração,
Manoel
CurtirCurtir
Obrigada Manoel!!!
CurtirCurtir