Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

NUNCA?!? Tem certeza?

Pois é, sumi por uma semana. Mas aqui foi um feriadão de verdade! Primeiro tivemos o ‘Midd-autumm Festival’, o que se troca moom cakes. Tem post sobre esse tema nesse link.

 E na continuação, o Dia Nacional da China, que foi em primeiro de outubro. E também tem um post nesse outro link. Esse feriado é o segundo mais importante na China e, como no Ano Novo Chinês, ninguém trabalha mesmo!

E o que temos de novo por aqui? Nada…rs. Tudo na mesma, e estou num período de falta de criatividade para escrever, ou melhor para escolher o assunto. Às vezes ter opções demais acaba dando ‘overdose’ de informação. E eu tenho um processo pessoal criativo meio complicado. Não adianta eu olhar para a tal lista de assuntos em pauta que tenho aqui. Tem uns tópicos que não consigo fazer ir para frente. A coisa tem que dar aquele click, sabe? E assim do nada o texto vai saindo, nem eu sei explicar direito. Quantas vezes nesses dois anos já comecei a pesquisar sobre um assunto e quando vi escrevi um post que nada tinha haver com a pesquisa inicial, que voltou para a fila, oh dó!!!

E nessa briga insana da minha necessidade de postar com a minha falta de ‘feeling’ sobre o que postar, lembrei que outro dia uma amiga me escreveu dizendo que quem iria imaginar, lá no inicio de 2000 que eu, 12 anos depois estaria vivendo e escrevendo sobre a China. E comecei a , lembrar do fato que gerou esse comentário e resolvi contar para vocês. Morri de rir sozinha de lembrar e estou postando para enfatizar minha teoria que a única coisa na vida que NUNCA podemos dizer é NUNCA!

 Pois bem, carnaval de 2000, meus filhos foram passar a semana com o pai e eu ia ficar sozinha em casa, com todos os amigos viajando. Meio depressivo… Mas meus pais moram no Rio de Janeiro e iam ficar lá no carnaval. Aí pensei: “Christine…. helloooo!”, e lá fui eu comprar passagem e me aventurar na nova companhia aérea Gol. Quando sentei no avião, olhei para os lados e havia um rapaz e uma moça me fazendo companhia. A moça morrendo de nervoso porque era comissária de bordo de uma outra cia aérea e estava de licença médica, ou seja não poderia estar voando, muito menos indo curtir o carnaval no Rio. Mas, por conta disso, ela estava explodindo e começou a falar. A história toda era muito divertida (ao menos para mim), e aí o rapaz que estava do meu lado esquerdo achou que também tinha que aliviar a sua tensão, afinal estava indo para o Rio, para embarcar num outro voo para a………… CHINA!!! Isso mesmo, tá vendo? Eu não perdi o foco do blog, não!

 Bom, ai a história da moça deixou de ser o foco e nós duas, em uníssono, perguntamos: “Mas que diabos você vai fazer na China??” E ai começamos as duas a discutir como uma pessoa em sã consciência poderia pagar uma fortuna, viajar ‘trocentas’ horas para ir para a CHINA???!!! Eu NUNCA ia fazer uma loucura dessas!!!

Perceberam o negrito? Mas o coitado do moço, com sua calma confuciana, só falou no meio das duas tagarelas: ‘sou médico e vou me especializar em acupuntura, na China.’ Bom, primeiro o choque que emudeceu, depois os olhares mais perplexos ainda e, de novo em coro, ‘acupuntura na China??? Você só pode estar louco!’. E começamos de novo nossa discussão sobre a vida de um terceiro que conhecíamos há mais ou menos 20 minutos! Mas isso eram 2 da manhã, porque esqueci de mencionar que nesse dia o voo atrasou e não pode sair de Congonhas, tivemos que ir de ônibus para Guarulhos… bom, ‘door to door’ (pois sou de Santos), levei exatas 7 horas para chegar ao Rio! E esse foi mais um motivo para os ânimos estarem ansiosos…rs

 Olha, não lembro direito o que foi conversado depois disso, mas algumas perguntas padrão foram feitas: ‘como você vai comer? E como vai se comunicar? E como vai sobreviver?’ e ele pacientemente, nos explicou e rimos muito. Foi a viagem de avião mais divertida da minha vida. No final ele nos deu seu cartão de visita, escrito em mandarim e inglês. Que máximo!! Nem preciso dizer que o coitado, que nem lembro o nome, foi o assunto da semana para mim, quando alguém me perguntava sobre meu feriado na Cidade Maravilhosa: ‘Gente, o carnaval foi normal, mas vocês não sabem: conheci um maluco no avião, que estava indo para a CHINA!!’ e a resposta era: ‘ Meu Deus, para a China??” Infelizmente joguei o cartão fora, ou se perdeu no meio de alguma caixa, sei lá. Mas se tivesse o contato dele, juro que hoje mandaria um email…rs

 E, 4 anos depois desse episódio, começava a MINHA história com a inimaginável China.

Realmente havia esquecido disso, e agora lembrando só posso dizer que nossa vida é uma caixa de surpresas de verdade. Por essas e outras que mudei muito minha maneira de encarar a vida e reagir às coisas ruins, e até às boas, que nos acontecem todos os dias. Perdeu a hora, vamos reagendar para amanhã o compromisso. Estressou com alguma coisa? Respira fundo e pensa que poderia ser pior (sempre pode, acreditem…).

 O desapego material também vem na esteira, no sentido de que nada é tão importante que não possa ser substituído, além da nossa saúde e integridade física e mental. Copos de cristal? Se tenho é para usar, se quebrar compro outros. Ahhh, mas esse cristal é muito caro. Ok, compro outros de um cristal não tão especial e uso o dinheiro da diferença (se tiver…rs) para encher as taças mais vezes com um bom vinho e brindar com os amigos. Pode até soar fútil esse exemplo que escolhi, mas transfiram isso para tudo que possa ser substituído em termos materiais.

 Bom, ainda bem que eu não estava inspirada para escrever hoje, mas foi muito bom, dar essa relembrada num fato tão distante e tão ‘premonitório’ (rs) da minha vida. E lembrem-se NUNCA digam NUNCA! Além do que, hoje eu mesma posso responder todas as perguntas que fiz para o rapaz, aliás esse ‘questionário’ deve fazer parte de algum ‘manual para lidar com um maluco que te diz que vai para a China’, ou coisa que o valha. Porque a ordem das questões podem variar, mas a essência é sempre a mesma!

 Zài Jiàn! =]

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s