Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Curiosidades Chinesas… de novo! =]

Eu não sei ao certo quantos posts já escrevi com esse titulo, mas é que sempre acho alguns ‘tips’ em revistas, livros, jornais locais. Aí vou juntando e quando tem um bom conteúdo, passo para o blog. Mas esse pais tem curiosidade para mais de séculos de blog! Uiiiii e também estatistica para tudo!! Nunca vi tantos dados compilados e comparativos como aqui, disponibilizados em notas de rodapé, em destaque nas matérias, em colunas especializadas em divulgar esses curiosos dados.

Então vamos às curiosidades selecionadas para hoje:

 

  • Existem hoje cerca de 52 milhões de meninos a mais do que meninas na China. E com 119 meninos nascendo para cada 100 meninas (no mundo os dados são de 107 meninos para 100 meninas), a China será um pais de solteiros em breve. Segundo as estatísticas oficiais, a previsão é de mais de 40 milhões de homens solteiros em 2020!
  • De acordo com a lista da Forbes, 6 das 10 mulheres que construíram suas próprias fortunas no mundo estão em Mainland China, sendo a mais rica do mundo, com um patrimônio estimado em US$4.9 bilhões, Zhang Yin, conhecida como a “rainha do papel” de Guangdong.
  • Esclarecimento: a expressão ‘Mainland China’, que literalmente quer dizer China Continental, se refere a China dentro da jurisdição do PRC, ou seja a China propriamente dita excluindo-se as regiões com Administração Especial como Hong Kong e Macau. Como vocês podem ver, os próprios chineses traçam em linhas bem claras o que é China e o que não é!
  •  O ‘Exército da Libertação do Povo’ é a maior força militar do mundo, com aproximadamente 3 milhões de soldados. Também é o que tem maior número de reservas, chegando a 2,25 milhões de membros, parece muita gente, não é? Mas pensando na população da China que é imensa, esse número é somente 2,6 soldados por 1000 cidadãos chineses. Só para comparar, os EUA possuem 7,9 soldados por 1000 americanos e a Rússia 153,4 por 1000.

  • Durante a primeira metade do século 20, Shanghai era o único porto no mundo com as fronteiras abertas aos Judeus fugidos do holocausto mesmo sem visto de entrada na China. A população de judaica na China em 1940 foi estimada em aproximadamente 36mil pessoas.
  •  Acredita-se que há mais de 350 milhões de usuários de internet na China, sendo 2/3 deles jogadores compulsivos de jogos online. O valor da Industria de Jogos online chinesa em 2010, era de mais de RMB20 bilhões.
  •  China carrega uma infinidade de recordes no Guinness Book por maior quantidade de pessoas envolvidas em uma atividade (alguém tinha alguma duvida sobre isso??). Entre elas podemos citar: 1197 jogadores de tênis de mesa se reuniram em Guangzhou para um torneio; 1032 pessoas participaram de uma aula de golf em Beijing (ao mesmo tempo…uiii); 1141 se juntaram para uma caminhada descalços em Chengdu; 10.267 chineses montaram uma linha de dominó humano no interior da Mongólia. Impressionado? Dá uma olhada no website do Guinness… tem muitos outros ‘non sense’ recordes!

Os Jogos olímpicos de Beijing em 2008 foram os mais caros da história dos Jogos, com o custo estimado em absurdos RMB 263 bilhões, cerca de R$ 85 bilhões (espero que o Brasil não esteja pensando em quebrar ESSE recorde). Os atletas chineses ganharam 51 medalhas de ouro, a maior marca do mundo. Foi a primeira nação, além da Rússia e dos EUA, a ir ao topo da lista de medalhas desde os Jogos olímpicos de 1936 (esse recorde nosso Brasil DEVERIA quebrar).

Então por hoje é só pessoal! Em breve mais curiosidades sobre essa complexa, curiosa e intrigante cultura chinesa.

Zài Jiàn!

2 pensamentos sobre “Curiosidades Chinesas… de novo! =]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s