Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Curiosidades Chinesas… de novo! =]

Eu não sei ao certo quantos posts já escrevi com esse titulo, mas é que sempre acho alguns ‘tips’ em revistas, livros, jornais locais. Aí vou juntando e quando tem um bom conteúdo, passo para o blog. Mas esse pais tem curiosidade para mais de séculos de blog! Uiiiii e também estatistica para tudo!! Nunca vi tantos dados compilados e comparativos como aqui, disponibilizados em notas de rodapé, em destaque nas matérias, em colunas especializadas em divulgar esses curiosos dados.

Então vamos às curiosidades selecionadas para hoje:

  • Existem hoje cerca de 52 bilhões de meninos a mais do que meninas na China. E com 119 meninos nascendo para cada 100 meninas (no mundo os dados são de 107 meninos para 100 meninas), a China será um pais de solteiros em breve. Segundo as estatísticas oficiais, a previsão é de mais de 40 milhões de homens solteiros em 2020!
  • De acordo com a lista da Forbes, 6 das 10 mulheres que construíram suas próprias fortunas no mundo estão em Mainland China, sendo a mais rica do mundo, com um patrimônio estimado em US$4.9 bilhões, Zhang Yin, conhecida como a “rainha do papel” de Guangdong.
  • Esclarecimento: a expressão ‘Mainland China’, que literalmente quer dizer China Continental, se refere a China dentro da jurisdição do PRC, ou seja a China propriamente dita excluindo-se as regiões com Administração Especial como Hong Kong e Macau. Como vocês podem ver, os próprios chineses traçam em linhas bem claras o que é China e o que não é!
  •  O ‘Exército da Libertação do Povo’ é a maior força militar do mundo, com aproximadamente 3 milhões de soldados. Também é o que tem maior número de reservas, chegando a 2,25 milhões de membros, parece muita gente, não é? Mas pensando na população da China que é imensa, esse número é somente 2,6 soldados por 1000 cidadãos chineses. Só para comparar, os EUA possuem 7,9 soldados por 1000 americanos e a Rússia 153,4 por 1000.

  • Durante a primeira metade do século 20, Shanghai era o único porto no mundo com as fronteiras abertas aos Judeus fugidos do holocausto mesmo sem visto de entrada na China. A população de judaica na China em 1940 foi estimada em aproximadamente 36mil pessoas.
  •  Acredita-se que há mais de 350 milhões de usuários de internet na China, sendo 2/3 deles jogadores compulsivos de jogos online. O valor da Industria de Jogos online chinesa em 2010, era de mais de RMB20 bilhões.
  •  China carrega uma infinidade de recordes no Guinness Book por maior quantidade de pessoas envolvidas em uma atividade (alguém tinha alguma duvida sobre isso??). Entre elas podemos citar: 1197 jogadores de tênis de mesa se reuniram em Guangzhou para um torneio; 1032 pessoas participaram de uma aula de golf em Beijing (ao mesmo tempo…uiii); 1141 se juntaram para uma caminhada descalços em Chengdu; 10.267 chineses montaram uma linha de dominó humano no interior da Mongólia. Impressionado? Dá uma olhada no website do Guinness… tem muitos outros ‘non sense’ recordes!

  • Os Jogos olímpicos de Beijing em 2008 foram os mais caros da história dos Jogos, com o custo estimado em absurdos RMB 263 bilhões, cerca de R$ 85 bilhões (espero que o Brasil não esteja pensando em quebrar ESSE recorde). Os atletas chineses ganharam 51 medalhas de ouro, a maior marca do mundo. Foi a primeira nação, além da Rússia e dos EUA, a ir ao topo da lista de medalhas desde os Jogos olímpicos de 1936 (esse recorde nosso Brasil DEVERIA quebrar).

Então por hoje é só pessoal! Em breve mais curiosidades sobre essa complexa, curiosa e intrigante cultura chinesa.

Zài Jiàn!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s