Outro dia peguei um enfeite de porta chinês, e tinha algumas moedas com furo central. E me lembrei que desde sempre, nas lojinhas de produtos esotéricos/naturais no Brasil, vendiam essa moeda como um amuleto de prosperidade, fortuna, sorte. E descobri que não sabia nada sobre isso. Até porque isso não é mais a moeda em vigor por aqui.
Hoje a moeda é chamada de Yuan, principalmente no mercado internacional. Mas o nome oficial na China é REMEMBIE (RMB) que quer dizer ‘dinheiro do povo’. A unidade do RMB é que se chama ‘yuan’, 10 remembies e 1 yuan. Já as moedas tem o nome de ‘jiao’ e ‘fen’: 1 yuan = 10 jiao ou 100 fen, como se fosse 10 centavos e 1 centavo para simplificar. As moedas são como as de qualquer outro lugar do mundo, sem nenhum furinho sequer.
E de onde saíram os amuletos? As moedas com furo no meio? Essas moedas sempre existiram na China e foram sendo modificadas com o tempo, por desenhos, tamanho, forma e material.
Mas foi durante a dinastia Qing (1644 a 1912) que ela foi ligada à sorte. Os idosos durante o ano novo chinês passavam as moedas em um fio vermelho, pois acreditavam que essa moeda protegia das doenças e da morte, já que seu nome era Ya Sui Qian , que literalmente quer dizer ‘dinheiro que espanta os maus espíritos ou o diabo’. Nessa dinastia que o vermelho começou a se fixar como a cor da prosperidade.
Quando a imprensão se tornou mais simples, surgiram no lugar das fitas vermelhas o envelope vermelho – hong bao, presença obrigatória nas celebrações de Ano Novo Chinês e que se coloca dinheiro para presentear os familiares mais novos e desejar sorte e prosperidade.
Então as moedas lindas, furadas no centro, foram as antecessoras do cobiçado hong bao! E até então eu nunca havia nem sequer imaginado tal ligação.
No meu aniversário ganhei de algumas amigas uma Ya Sui Qian gigante! =O
Obrigada meninas! Para quem achava que era só um enfeite redondo com um buraco no meio, fica a dica! Uiiii, não vale ficar brava, só não podia perder a piada! =P
Já havia adorado a peça antes de saber disso tudo… agora então vou cuidar dela com muito mais carinho. =]
Que ela nos traga muita sorte, prosperidade e, voltando às velhas tradições, nos proteja das doenças, da morte e espante os maus espíritos das redondezas. Ufa… coitada da moeda… quanta responsabilidade!
Zài Jiàn!
Ah… ainda em tempo: OBRIGADA por todas as manifestações de carinho na semana passada pelo aniversário do Blog! Vocês não imaginam como cada palavra me deixou feliz!
E agradeço à Deus, acima de tudo, que me mostrou o caminho, que nunca sequer havia passado pelos meus planos, para encontrar um sentido especial para viver aqui.
Sou muito grata por tudo!