Blog/China/viver na China

2 anos escrevendo sobre a China!

É isso aí gente, hoje 13 de setembro fazem 2 anos que postei o primeiro texto, iniciei o Blog.

Comecei a relatar a China na minha vida, voltei no tempo, fiz planos para o futuro, relatei o presente. Li muito, pesquisei, descobri coisas que talvez se não tivesse que escrever aqui, não tivesse descoberto.

Reatei contato com velhos amigos. Alguns conhecidos de antes agora são pessoas que me empurram todos os dias para frente. Amigos novos de toda a parte. Blogueiros aqui de Shanghai e da China que escrevem quase as mesmas coisas que eu, mas adoramos ver os pontos de vista um do outro. Pessoas que fotografam coisas nas ruas e me enviam as fotos, meus fiéis colaboradores (ok, alguns não tiveram escolha, democraticamente decidi usar as fotos deles e deixei um recado no facebook), pessoas queridas que me incentivam sempre. Que me mandam links, matérias e ideias do que escrever, ou porque viveram ou porque tem curiosidade de saber mais sobre o tópico. Dei entrevista, participei de um programa de turismo na TV da minha região no Brasil. Até convenci pessoas a vir conhecer a China! =]

HBChineseOuvi coisas do tipo: “como pudemos conviver tanto tempo e só agora te conheço de verdade?”, ‘obrigada por me ajudar a me adaptar nessa cidade’, ‘queria te agradecer pelas informações sobre a rotina aqui, cheguei há um mês e tudo que você relata é exatamente o que vemos nas ruas…’ e ainda “ah, minha mãe é sua fã!!’ Amei, né? =], “Poxa, mas você é muito engraçada”… olha, juro que não sou, sou uma pessoa séria, mas aprendi a ver o lado menos ruim das coisas, sempre dá… mas já dei muita risada desse comentário, porque mais de uma pessoa falou isso e eu nunca me imaginei assim! Essas e tantas outras coisas, que agora me vem a cabeça, tantas lembranças de pequenos comentários, de encontros e desencontros, de pessoas que são queridas mesmo sem conhecer ao vivo (ainda), que me impulsionaram e não me deixaram desistir. Meus fâs de carteirinha que comentam TODOS os posts; os que nunca comentam, mas me enviam email ou deixam um recado no FB. Os que religiosamente abrem o blog toda semana, os que leem esporadicamente, quando lembram. Todos vocês recebam meu grande abraço e meu obrigada, de coração! Se o blog continua existindo, vocês também tem sua parcela de responsabilidade!

Claro que eu sabia que a internet é uma coisa inexplicável e que o alcance disso é incontrolável. Mas realmente a coisa vai muito além do que podemos imaginar. Mesmo este blog não sendo um fenômeno de audiência, comparando com outros blogs que visitei, tenho orgulho enorme das quase 27 mil visitas nesses 2 anos. Para quem achava que não escreveria mais do que 2 meses, acho que estou com uma média razoável! A página do blog no Facebook também me surpreendeu e não cheguei nos 250 likes ainda, mas adorei a interação que aquele espaço proporciona com meus leitores. Além de ser mais um canal onde posso postar noticias, mais fotos e conversar on line com as pessoas.

Gente, como era a vida antes da internet???? Não consigo me lembrar… Aff, mas morar na China antes disso deveria ser uma coisa realmente louca!

Escrever, nunca pensei que poderia fazê-lo assim, como faço no blog. Foi mais uma das bençãos da China na minha vida! O pior, ou melhor, depende de que lado estamos olhando… é que eu adoro esse blog, escrever sobre a China, ler e aprender mais. Aqui em minha volta tenho centenas de revistas, todas marcadas, livros sobre a história, comportamento, artes e filosofia chinesa. Gosto de escrever e contar as coisas sob meu olhar, como descobri, o que me surpreendeu. Adoro postar as fotos ‘non sense’ que tiramos por aqui, mas amo escrever sobre um livro que li, um fato histórico que tem ligação com o presente, as conquistas e nossas dificuldades e facilidades do dia a dia do outro lado do mundo.

untitledO blog já faz parte da minha vida, bem como a China. Posso até ficar alguns dias sem postar, mas tenham certeza que não passo nenhum dia sem procurar, fotografar ou falar para alguém sobre ele.

Por tudo isso resolvi conhecer um pouco mais de toda essa cultura tão cheia de mistérios e cantinhos escondidos, de poesia e brutalidade, de falta de lógica (ocidental, claro) e às vezes de uma simplicidade para solucionar o dia a dia que nos espanta. Nesse sábado inicio meu MBA China: cultura e negócios na Shanghai Jiaotong University. Mais uma que a China aprontou comigo: jamais passou pela minha cabeça voltar a estudar aos 48 anos de idade! Mas até cachorro eu tenho agora… O que é um curso a mais no meu currículo? =]

O blog também passará por modificações de layout, mas não agora. Ainda não encontrei exatamente o que quero para colocar aqui. Estamos estudando possibilidades. Só sei que preciso interagir mais com todos vocês e infelizmente, com meu conhecimento sub-basico de computador, a UOL não facilita muito minha vida para colocar botões de ‘seguir’, ‘compartilhar’, interagir com outras redes, fazer um layout mais personalizado. Por outro lado, esse provedor não é bloqueado aqui na China e todos podem acessá-lo sem VPN. Mas, escolhas precisam ser feitas de vez em quando, e vou optar pela interação. Fiquem tranquilos, nada acontecerá de repente. Lembram que a China me ensinou a ser paciente também?hummm… menos ansiosa eu diria!

É isso gente! OBRIGADA por todo carinho que venho recebendo e, principalmente, pela credibilidade que vocês me dão.

Tenho certeza que a China também está na vida de cada um de vocês!

Parabéns para nós!

Zhù ni shèng ri kuai lè ao Blog!

Zài Jiàn!

“Se quiseres que algo se contraia, primeiro deves deixar que se dilate.

Se quiseres te desfazer de algo, primeiro deves deixar que floresça.

Se quiseres pegar algo, primeiro deves deixar que te seja dado.

Isto se chama a sutil percepção da forma como são as coisas.”

(Lao Tzu)

Anúncios

4 pensamentos sobre “2 anos escrevendo sobre a China!

  1. Muito bom conhecer seu blog e a possibilidade de conhecer a cultura da China(anotei alguns livros). Tenho muita curiosidade sobre todos os ligares e culturas do mundo. Comecei um blog(tiupar.com) este ano sobre um “intercâmbio” de 30 dias que fiz com minha irmã em Paris, e estou descobrindo também o poder da internet e da escrita! Abraços.
    Ana Luiza

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s