Blog/China/Compras/Curiosidades/viver na China

Ambulantes chineses.

Sim, aqui tem vendedor ambulante e mais: ‘camelô’ aos montes…

Afinal, a China é o maior fornecedor dos ambulantes do mundo, em especial os do Brasil…rs. Podemos dizer que temos aqui uma Rua 25 de março (SP) à céu aberto, de proporção gigantesca!

 celular1133

O mais engraçado é que existe os ‘caça ambulantes’ ou camelôs, como no Brasil. Aqueles carros com policiais locais, que vão andando devagar e ‘coletando’ o material dos ‘comerciantes populares’. E, para meu espanto, ou não…, os ambulantes também usam aquele mesmo pano com 4 alças nos cantos e quando recebem o alarme (sim, também tem o cara que fiscaliza a área em nome dos trabalhadores) que a fiscalização está por perto, puxam as alças e saem correndo com a mercadoria. Olha, vendo isso, me sinto em casa! O que eles vendem aqui? Exatamente as mesmas coisas que no Brasil: CDs, DVDs, meias, bolsas, bijoux, brinquedos etc etc etc. Mas claro, com alguma peculiaridade chinesa agregada. Em termos de brinquedos, na semana passada, encontrei dois tipos bem interessantes. O primeiro um vendedor de bolas, que tinham o formato de um porco. Mas o cara estava literalmente envolvido com o negócio. E o melhor: andando, atravessando rua (fato que não é tão simples assim, por aqui) e ainda olhando em volta atrás de potenciais clientes. Realmente um artista!

O segundo é mais pitoresco: vi um monte de ‘chaveirinhos’ coloridos pendurados num suporte no meio da calçada com algo que parecia água, gel ou algo similar. A curiosidade falou mais alto e cheguei perto.

 set119

Peixes e tartarugas!!!! Em alguns potes tinham dois peixes. E eram dezenas de potinhos!

  set117     set118

Fora isso ainda tem os vendedores de frutas cortadas no palito, igualzinhas as da Rua 25 de março, marmitas em isopor, batata e mandioca assada (esses carrinhos lembram os de milho verde) e os sazonais (fogos de artifício na época do ano novo chinês, chapéus no verão, botas de neve no inverno).

No quesito ‘ambulantes’ estamos realmente em conexão direta com a China. Só me resta a pergunta: quem foi o criador de toda essa ‘tecnologia’? A China ensinou ao Brasil ou o Brasil à China? Ou será que isso é uma aptidão inerente ao ser humano, independente de raça, cor, religião? Pois é… Quem nasceu primeiro o ovo ou galinha?

Zái Jiàn!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s