Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Comércio de rua.

Já que falei dos ambulantes, resolvi descrever o comércio de rua. Mas não estou falando daquele comércio que fica na rua, ou seja, fora dos shoppings, das galerias; lojas com espaço delimitado, porta que abre e fecha dentro do horário determinado como ‘comercial’. O ‘comércio de rua’ a que me refiro é literalmente o que está estabelecido na RUA ou na calçada, no meio do povo passando aos milhares. Lembre-se que aqui o conceito de privacidade, de público e privado, ainda é muito relativo. Uma coisa cultural que precisará de muito tempo para mudar.

Mas claro que não vemos isso na Shanghai globalizada, no gueto em que vivem os estrangeiros e turistas. Esse tipo de comércio está nas pequenas ruas que circundam o espaço nobre, nos becos e nos bairros mais populares (ou chineses de verdade). É só andar 100m fora das principais avenidas que damos de cara com a realidade.

Pois bem, agora que está esclarecido o ‘conceito’, vamos ao que interessa.

Está precisando cortar o cabelo, fazer a barba ou as unhas? Que tal se utilizar de um dos cabeleireiros/barbeiros de rua? Sim, existem aos montes. É só chegar e sentar. Por 10 remembies se corta o cabelo, mais alguns trocados, teremos o serviço completo.

 Marlibarbeiro

cidabarbeiro

Lilibarbeiro

Esses três ‘flagrantes da vida real na China’ foram feitos por Marli, Cida e Liliane, respectivamente. Xiè xiè, péng you!

A roupa precisa de um reparo? As costureiras com suas máquinas portáteis estão ali para isso. E há até os que se enrolem num pano para experimentar ali mesmo. :O

 imagesCAJUOLYD    imagesCADND3TQ

Está precisando de um reparo em casa? É só passar numa rua que vende material de construção de um lado e do outro podemos ver centenas de homens sentados com suas plaquinhas oferecendo o serviço. Pelo menos isso foi o que meu motorista me explicou sobre o que estava escrito nas plaquinhas! A foto não ficou muito boa, mas dá para ter uma idéia.

set115

Esse tipo de serviço, também se encontra para aluguel de carros e vans. E os que vêm com 3 relógios e uma cartela com fotos das bolsas mais badaladas, te abordando na calçada e oferecendo como ‘oliginal and vely good quality’. Só que nesse caso, tem que se acompanhar o ‘agente’ até sabe-se lá aonde… provavelmente um quartinho atrás de uma loja de roupa ou coisa parecida. Mas aí já vamos entrar em outro nível de comércio, que prefiro deixar fora desse espaço.

E aí? Decidiu em qual ‘hair studio’ você vai dar uma repaginada no seu visual?

Zái Jiàn!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s