Alguns fatos interessantes sobre a China que encontrei em revistas que circulam por aqui:
- A palavra ‘CHINA’ é derivada de ‘CIN’, um nome persa para China, popularizado na Europa por Marco Polo. Esta palavra, por sua vez, acredita-se que é derivada de ‘QIN’, como na Dinastia Qin (221 -206 AC). Uma teoria alternativa é que essa palavra deriva de Yelang, um reino antigo onde hoje é Guizhou, cujos habitantes chamam a si mesmos de ‘ZINA’. Até que para nós faz sentido o som, mas para eles não sei não… São tantos acentos e tons, que fico na dúvida!
- De acordo com as informações chinesas, a China é o terceiro maior país do mundo (ufa, finalmente algo em que não é o primeiro!!). Depois da Russia e do Canadá, mas antes dos Estados Unidos (um fato de extrema relevância para os chineses). E é o maior de todos os países asiáticos (não se pode elogiar…), com uma área de 9.596.961 quilômetros quadrados e com aproximadamente 5.000 ilhas na sua costa.
- O pólo de inacessibilidade euro-asiático (o ponto em terra mais distante de qualquer oceano em qualquer lugar do mundo) é localizado a aproximadamente 320 quilômetros da cidade de Urumqi, em Xinjiang. Este ponto está a 2.648 quilômetros da costa mais próxima, a baia de Bengal.
- Apesar do tamanho, toda a China tem um único fuso horário, baseado em Beijing, que foi definido depois da fundação da República Popular da China. No entanto, devido a sua localização geográfica, Xinjiang proclamou o horário de Urumqi, 2 horas mais tarde que Beijing. Embora não reconhecida oficialmente, essa é a hora seguida pelos habitantes dessa província. Porém a maioria do comércio e repartições publicas em Xinjiang modificou seu horário de funcionamento comercial para o período das 10:00 as 19:00, acompanhando assim o horário de Beijing. Coisas da China!
Zái Jián!