Blog/China/Curiosidades/viver na China

Mais um Click.

1(yi), 2(èr), 3(san)… click.

É assim que os chineses chamam a atenção para bater a foto. E haja foto! Se há uma coisa em que chinês é viciado é em tirar fotos. Vale com celular, máquina descartável ou câmeras profissionais. Não importa, o importante é registrar. E absolutamente TUDO! Desde os enfeites das ruas, as flores, as pessoas e, claro, os estrangeiros. Principalmente se forem loiros e de olhos claros.

celular019

É assim que vemos os chineses tirando fotos, juntam dois, três no mesmo lugar. E isso nem é um ponto turístico!

Aqui em Shanghai eles estão mais acostumados com os rostos ocidentais, mas quando fomos a Hangzhou, uma cidade a 2 horas de carro daqui, parecia que estávamos em outro mundo.

Fora os fotógrafos acidentais, existem inúmeros “estúdios” que fazem as fotos tradicionais chinesas e os “books” das crianças, mulheres e até famílias inteiras. Nesses locais pode-se encontrar todo o tipo de trajes orientais, fazer maquiagem e cabelo e sair com um álbum de 20 fotos com capa dura por RMB200,00, que é aproximadamente R$50,00.

Claro que por esse preço chinês, o padrão do estúdio também é chinês. J Se olhar muito para as roupas e os apetrechos, vai embora correndo sem passar pela primeira foto! Mas mesmo assim vale à pena e é divertido. No ano passado quando uma brasileira foi embora, pediu que fizéssemos um book com ela. Imaginem 3 grupos de 15 brasileiras cada um, em dias consecutivos de “ensaio”. No final acho que o chinês já havia enlouquecido. Mas, para nós foi uma deliciosa brincadeira e uma lembrança maravilhosa.

Também tem os estúdios de verdade, que os preços são mais salgados, mas com qualidade inquestionável. Há os chineses, mas também os que são voltados para expatriados. Todos os segmentos de serviço em Shanghai, sempre tem a versão “expat”.

As lojas de revelação de fotos pipocam a cada esquina, porque eles tiram muitas fotos e revelam quase todas. E, além disso, imprimem as fotos em camisetas, canecas e calendários. Tudo bem, no Brasil agora isso também é comum, mas a diferença aqui é o preço. Sem chance de comparação.

picturessa

Outra coisa engraçada com fotos aqui são as máquinas de foto instantânea. Nos shoppings existem espaços e mais espaços cheios dessas máquinas e as pessoas se reúnem para saírem juntas nas “fotinhos” com moldura e personagens. Barbie, Hello Kitty e os animes japoneses estão entre os mais cotados.

E assim vão nossos amigos chineses, fotografando e colorindo a vida, sempre com os dedos em “V” de vitória. Mas não dá para dizer que eles não são vitoriosos depois de tantas conquistas em tão pouco tempo.

Zai Jiàn! J

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s