China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/Viagens/viver na China

Os 5 Edifícios Mais Altos da China

Você sabia que dos 10 edifícios mais altos do mundo, 5 estão na China? Pois é.

Quando pensamos na China, é fácil lembrar da sua história milenar, das tradições e da sabedoria antiga. Mas existe uma outra China — audaciosa, futurista e vertical — que se revela no topo dos seus arranha-céus.

Entre inovação tecnológica, engenharia de ponta e estética arrojada, os cinco edifícios mais altos do país contam muito mais do que suas alturas. Eles contam histórias de cidades que se reinventaram, de economias que se projetaram para o mundo e de um ritmo de crescimento que impressiona qualquer visitante.

E aqui vou contar um pouco de cada um deles e seu ranking no mundo e na China — e te garanto: elas são muito mais do que concreto e vidro. Além do que, daqui a pouco esse artigo estará ultrapassado (tenho certeza) pelo ritmo frenético de crescimento desse país.

Vamos lá?

CITIC Tower (China Zun)– Beijing, China

Altura total: 527,6 metros

Andares: 100

No mundo é o 10* mais alto.

Na China o 5*.

A Torre CITIC (também conhecida como China Zun) é o edifício mais alto no horizonte extenso de Beijing. Situada no Distrito Central de Negócios da capital da China, com um formato curvo inspirado em um zun, um recipiente de vinho que remonta à Idade do Bronze na China. Típico de um zun, a torre tem uma base larga que se afunila para dentro antes de se alargar no cume.

Este design e infraestrutura também ajudam o edifício a resistir a terremotos na zona sísmica mais ativa do país.

Dos 109 andares acima do solo (possui oito abaixo do solo), 108 são ocupados pela China International Trust Investment Corporation (CITIC Group) e outras empresas.

E aqui temos um empate, que decidi dar a colocação pelo ano de inauguração. Nada pessoal, mas podem discordar do meu critério completamente aleatório!

Tianjin CTF Finance Centre – Tianjin, China (inaugurado em 2018)

Altura total: 530 metros

Andares: 97

No mundo é o 9* mais alto.

Na China o 4*.

O Tianjin CTF Finance Center é um arranha-céu de aparência futurista de propriedade do conglomerado Chow Tai Fook Enterprises, sediado em Hong Kong. Ele tem um exterior de vidro suavemente curvo, que  se integra com oito megacolunas inclinadas que melhoram a resposta do edifício a movimentos sísmicos.

O Tianjin CTF Finance Centre é um edifício de uso misto: espalhados por seus 97 andares estão lojas de varejo, espaços de escritórios e várias centenas de quartos de hotel e apartamentos com serviços.

Guangzhou CTF Finance Centre – Guangzhou, China (inaugurado em 2016)

Altura total: 530 metros

Andares: 95

No mundo é o 8* mais alto.

Na China o 3*.

O Guangzhou CTF Finance Center é outro arranha-céu colossal de propriedade da Chow Tai Fook Enterprises. Como sua contraparte de Tianjin, tem exatamente a mesma altura.O edifício tem uma série de montantes de terracota autolimpantes e resistentes à corrosão que adornam a fachada. O uso desse material foi escolhido pela sua importância na história chinesa.

Os andares inferiores abrigam o shopping de luxo Guangzhou K11, enquanto escritórios, apartamentos e um hotel de luxo ocupam os andares restantes. O acesso ao hotel é feito por um dos sistemas de elevadores mais rápidos do mundo, que percorre 95 andares em apenas 42 segundos.

Ping An Finance Center – Shenzhen, China

Altura total: 562 metros

Andares: 115

No mundo é o 5* mais alto.

Na China o 2*.

Após sua conclusão em 2016, o Ping An Finance Center se tornou o arranha-céu mais alto de Shenzhen — uma estrutura de concreto armado e aço inoxidável que se eleva acima do Distrito Comercial Central de Futian. A torre é um símbolo do crescimento de Shenzhen — desde a década de 1980, ela evoluiu de uma pequena vila com 30.000 habitantes, para uma megacidade com uma população de mais de 10 milhões.

Grande parte do edifício é ocupada por hotéis, lojas e escritórios, principalmente o grupo homônimo Ping An Insurance. O deck de observação Freesky, no 116º andar, oferece vistas da cidade, da baía e das montanhas de Shenzhen que são de tirar o fôlego.

Shanghai Tower – Shanghai, China

Altura total: 631,8 metros

Andares: 119

No mundo é o 3* mais alto.

Na China o 1*.

A imponente Shanghai Tower serve como um espaço misto de escritórios e centro de lazer e entretenimento. Um marco icônico do distrito financeiro de Lujiazui, em Shanghai, faz parte de um trio de estruturas superaltas ao lado da Jin Mao Tower e do Shanghai World Financial Center, conhecidos como os 3 irmãos. A Shanghai Tower se curva para cima em um formato helicoidal ultramoderno e é revestida com duas camadas de vidro.

É conhecida por sua eficiência energética e sustentabilidade — as camadas de vidro atuam como um sistema natural de resfriamento e ventilação, e o edifício também tem um sistema para coletar água da chuva e reutilizar águas residuais. Elevadores de alta velocidade levam os visitantes até os decks de observação situados no 118º e 119º andares.

Sobre a Shanghai Tower, tem um artigo aqui no blog, da época da inauguração:

Uma curiosidade (e controvérsia também)

Canton Tower – Guangzhou

Altura total com a antena: 600 metros

Altura total da construção: 450 metros

Andares: 112

A controvérsia é que em alguns rankings ele é considerado o terceiro edifício mais alto do mundo, mas muitos discordam pois não aceitam a medida que inclui a antena.

Na minha opinião, antena não é estrutura que possa se considerar construção. Por isso não coloquei ele aqui, mas sei que algumas pessoas vão citar esse pequeno detalhe.

Gostou de conhecer esses gigantes da arquitetura chinesa?
Qual deles você sonharia em visitar?
Me conta aqui nos comentários!

E se quiser explorar a China além do óbvio — com cultura, história e dicas práticas — acompanhe meus conteúdos aqui no blog e no Instagram @chinanaminhavida.

Zái Jián!

Deixe uma resposta