China/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Acesso à internet na China

Muito já escrevi aqui sobre as limitações de acesso a internet na China. Tem alguns artigos que são específicos sobre app para facilitar a vida por aqui, entre eles, o famosos VPN.

Eu, como uma pessoa completamente leiga no assunto, não sei explicar exatamente como esse aplicativo específico funciona, mas garanto a vocês que sem ele esse blog não existiria e muito menos poderíamos alimentar as redes sociais.

Como nunca estamos sozinhos, o Fábio Quesada fez esse texto, explicando de forma bem didática o que é e como funciona esse aplicativo que tanto usamos desse lado do mundo.

Afinal, o que é VPN?

(Texto do Fábio)

Existem alguns sites e plataformas do ocidente, como as redes sociais em geral,  que não estão disponíveis para acesso na China (bem como nos Emirados Árabes e alguns outros países que implementam essa restrição de acesso) , seja pelo conteúdo do próprio site ou por uma questão governamental. Além disso, pode ser complicado buscar uma VPN adequada para usar, porque muitos desses sites são também são rastreados e bloqueados. Essas plataformas não conseguem ultrapassar os firewalls do governo, que impõe cada vez mais restrições a respeito.

Então, antes de estar buscando opções de VPN para usar neste país milenário, o ideal é ver se a ferramenta que você escolheu, seja ela gratuita ou paga, cumpre com alguns requisitos, como:

  • A VPN deve poder contornar o firewall do governo.
  • Se há servidores próximos, localizados em países como Japão, Hong Kong e Taiwan, isto possibilitará navegar com mais velocidade pela internet.
  • Confira se há servidores no Brasil: assim você vai poder acessar conteúdo brasileiro, sem problemas, como bancos e uma conta de Netflix comprada no Brasil, por exemplo.
  • Cheque se a VPN tem um kill switch, isto é, um recurso de segurança para que suas informações não sejam expostas aos rastreadores.
  • Veja se há compatibilidade com outros dispositivos (PC, celular, tablet) e quantas conexões simultâneas ele permite.

Dica: se for viajar para poucos dias para a China (menos de um mês) é interessante saber que muitas plataformas oferecem garantia de reembolso de até 30 dias. Se você somente vai usar a plataforma por esse tempo, o ideal seria uma plataforma paga, que é mais segura que outra que não o seja.

Segue uma lista com algumas VPNs que cumprem esses requisitos:

  • Nord VPN para China: verificar seu funcionamento no país, visto que o bloqueio e firewall da China melhora cada dia.
  • Astrill
  • Express VPN
  • Private VPN
  • Hola VPN

É importante destacar que você deverá baixar a VPN antes de entrar na China, pois de outra forma, correrá o risco de não poder fazê-lo estando no país

Experiência de quem vive na China

Como muitos já sabem, estou na China há 16 anos, sendo 12 anos em Shanghai. O bloqueio às redes sociais mais radical, começou no final de 2009, ou seja há 11 anos.

Antes havia somente um controle, um “atraso”, na transmissão de dados, mas conseguíamos acessar quase tudo.

Relutei muito no inicio a aceitar que teria que ter esse aplicativo instalado e juntar mais esse custo as minhas despesas de casa, como agua, luz, telefone, mas não tem jeito. Para se viver bem e ter acesso a tudo, temos que colocar esse gasto na planilha!

Nesses 11 anos de convívio diário com esse tipo de app, claro que já usei vários, gratuitos e pagos. O meu preferido, que uso a mais tempo e poucas vezes nos deixou sem sinal (porque em algumas ocasiões o bloquei é além do normal) é o ASTRILL. Super recomendo.

Também tenho dois gratuitos instalados no meu celular: Hexatech e Betternet, porque as vezes é interessante ter um plano B.

De todos os VPNs citados pelo Fábio, eu não recomendo o Express, que é o campeão de reclamações dentro da comunidade estrangeira que vive aqui.

Só para esclarecer, de modo simples, esse bloqueio atinge as redes mais conhecidas como Instagram, Facebook e Google e, em consequência, serviços básicos como e-mails. Minha conta de e-mail é Gmail e não há como acessar sem esse recurso.

Claro que a velocidade da internet é afetada (muito por sinal) com a utilização do VPN, bem como o consumo de dados do seu pacote de internet móvel se, como eu, usar muito o celular fora de redes de wi-fi.

Mas… como já escrevi no inicio, está na tabela de gastos fixos.

E assim vamos vivendo (e muito bem) nesse pais cheio de desafios para os estrangeiros que decidem estar aqui.

No final, garanto que com altos e baixos, vale a pena estar aqui!

Zài Jián!

4 pensamentos sobre “Acesso à internet na China

  1. Pingback: China: curiosidades que não te contam | China na minha vida

  2. Olá Chris

    Eu vou tentar te explicar o que o aplicativo de VPN faz tá.

    Cada site tem um endereço, como por exemplo o endereço do facebook que é http://www.facebook.com. Esse endereço é fácil pra gente decorar. Mas, por trás desse endereço há na verdade um endereço mais difícil de decorar, que é baseado em números. Tipo 177.111.234.12 (parece um cpf né mas o pessoal chama de endereço IP) É como nossa casa, temos um endereço fácil de decorar mas também é possível chegar na nossa casa pelas coordenadas GPS, que é bem mais difícil de decorar.

    O governo Chinês bloqueia o acesso aos diversos endereços numéricos do Facebook e de outros sites que ele não deseja que o povo acesse. Quando alguém dentro da China digita http://www.facebook.com o governo detecta e não “deixa” completar a chamada 🙂

    O software de VPN faz o seguinte:

    Quando vc conecta seu software de VPN ele estabelece uma conexão com um servidor de internet fora da China. Importante destacar que esse servidor tem endereço desconhecido pelo governo chinês. Se o governo souber esse endereço ele bloqueia também e aí seu software de VPN não conseguirá mais conectar nesse servidor.

    Após seu aplicativo de VPN conectar no endereço fora da China, sua conexão com a internet passa a ser feita a partir daquele endereço desconhecido e que está fora da China.

    Por isso você consegue acessar os sites bloqueados pelo governo chinês.

    Espero que com essa explicação esse assunto seja um pouquinho menos misterioso pra você.

    Felicidades
    PS: adoro seu site e seus artigos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s