Já faz algum tempo que tenho pensado nessa questão de comparar preços do Brasil e da China em um parâmetro mais concreto, mas sou péssima em economia e tudo que envolve formulas e contas não é muito minha praia.
Faço parte de um grupo de mulheres que vivem pelo mundo no Instagram (@projetoelaspelomundo) e quinzenalmente fazemos uma ação conjunta mostrando assuntos comuns sobre o país de cada uma.
E essa quinzena, adivinhem qual foi o tema? Isso mesmo: poder de compra em cada país, usando produtos que as pessoas procuram comprar quando vão para o exterior.
Ai ficou fácil, né? As organizadoras fecharam as contas do salário mínimo e preços de cada produto do Brasil, outra integrante fez uma tabela maravilhosa, com todas as fórmulas prontas, e eu só fiz a pesquisa local!
Assim saiu esse material riquíssimo que, infelizmente, me deixou pasma em ver como o poder de compra no Brasil é baixo.
Aqui sempre vemos as pessoas nas filas nas lojas de grife, comprando produtos originais de sapatos a roupas, passando por joias e relógios, cosméticos e perfumes, além dos eletrônicos, é claro, sem medo de ser feliz. Vemos que na maioria são pessoas comuns, com acesso a muita coisa, que no Brasil não passaríamos nem perto. Agora dá para entender esse consumo e como conseguem isso.

Poder de compra
Muito se fala de um lugar ser caro ou barato para se viver, mas na realidade quando usamos um parâmetro como o salário mínimo, fica mais fácil perceber quanto se precisa trabalhar para adquirir o mesmo produto mundo afora.
Dessa forma, as vezes o que aparentemente é caro num local, se baseando no salário, percebemos que não é absurdo.
Uma das coisas mais importantes quando mudamos de país, é fazer a conta na moeda em que recebemos nosso salário. Porque se você ganha em RMB e continua convertendo o preço de tudo para Real, sempre vai achar tudo caro demais ou de menos e não terá uma noção exata de qual o valor real frente ao seu salário.
Salário mínimo
Bom, o valor do salário mínimo na China é bem complicado, pois cada província tem o seu e mesmo assim há diferenças de classes salariais. Optei pelo valor do básico aplicado em Shanghai é de RMB 2480,00 (4 semanas x 40 horas/semana), o que dá RMB 15,50 a hora. Shanghai tem o salario mínimo mais alto da China.
Os valores do Brasil, foram baseados no salário de R$ 1045,00 , com a hora calculada pelo Guia Trabalhista (fevereiro 2020) em R$ 4,75.
Produtos usados para comparação
Os itens que usamos são caros e geralmente as pessoas compram quando viajam, nos duty free ou nos próprios destinos, além do famoso BIG MAC, usado como comparação de preço e índice de inflação ao redor do mundo pela revista The Economist.
O PLAYSTATION5, foi o único produto que não encontrei o valor na China e usei o de Hong Kong, convertido (RMB 1,00 = HK$ 1,17), que não difere muito, apesar que Hong Kong não tem imposto, mas dá para ter uma ideia.
Seguem os cards com as comparações e no final a tabela que nos ajudou a calcular tudo. Valeu meninas, sem a ajuda de vocês isso não teria saído da ideia por aqui!






E a tabela de comparação

Elas Pelo Mundo
Se quiserem acessar o perfil do projeto @projetoelaspelomundo e buscar os IGTVs de cada uma das participantes, será bem legal.
Para tristeza brazuca, nosso dinheiro é um dos que tem menor poder de compra entre os perfis que participaram dessa rodada.
Se quiserem assistir o meu IGTV está nesse link.
Zài Jián!
Oieee…q diferença!
Aí se entende mais um pouco essas compras no exterior.
CurtirCurtido por 1 pessoa
verdade.
Beijocas
CurtirCurtir