China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

2020 – Ano do Rato no horóscopo chinês

Mais um ano está chegando ao fim, e com ele começamos a buscar as previsões para o próximo ciclo que está por vir.

Como já escrevi diversas vezes aqui, os chineses são um povo bastante supersticioso e levam essa história de horóscopo muito a sério. Ano a ano, eles celebram o animal que rege o ano e em 2020 será o RATO.

As decorações com os Ratos já estão aparecendo por toda parte e as lanternas pipocando pela cidade. Essa época é a mais linda na China.

Na realidade é o inicio de um novo ciclo, já que o Rato é o primeiro animal do zodíaco chinês.

Segundo um mito, o imperador de Jade disse que os animais seriam ordenados à medida que atendessem ao seu chamado. O Rato enganou o Boi, pedindo para lhe dar uma carona. Então, assim que chegaram à linha de chegada, o esperto Rato pulou e aterrissou à frente do Boi, tornando-se o primeiro.

Toda a lenda Zodíaco chinês está no link abaixo:

Buda e os signos do zodíaco chinês

Vamos falar sobre o Rato

O Rato está associado ao ramo terrestre e ao horário da meia-noite. Nos termos de Yin e Yang, o Rato é Yang e representa o início de um novo dia.

Na cultura chinesa, os ratos eram vistos como um sinal de riqueza. Devido à sua taxa de reprodução, os casais também oraram por eles para terem muitos filhos.

Os ratos são inteligentes, com raciocínio rápido. Geralmente bem sucedidos, mas contente em viver uma vida tranquila e pacífica.

Os anos recentes do Rato são: 1924, 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996, 2008, 2020. Não esqueçam que o que vale é a data que se inicia o ano chinês a cada ano.

Em 2020 será Rato a criança que nascer a partir do dia 25 de janeiro.

Personalidade e características do Rato

Vamos deixar claro que eu não entendo nada de astrologia. Sou uma curiosa como cada um que está lendo esse texto. O que vou escrever abaixo, são informações que  fui juntando de várias fontes que busquei na internet.

Otimistas e energéticos, as pessoas nascidas no ano do Rato são agradáveis. Eles são sensíveis às emoções dos outros, mas teimosos com a sua opinião. Sua personalidade é gentil, mas, devido às habilidades fracas de comunicação, suas palavras podem parecer indelicadas e rudes.

No lado financeiro, eles gostam de economizar e podem ser mesquinhos. No entanto, seu amor pela acumulação às vezes os leva a desperdiçar dinheiro com coisas desnecessárias.

Homens nascidos no ano do Rato são inteligentes e se adaptam rapidamente a novos ambientes. Eles são ótimos para aproveitar as oportunidades. No entanto, às vezes não têm coragem de fazê-lo. Embora tenham ótimas ideias, podem não ser adequadas para posições de liderança.

As mulheres nascidas no ano do rato são mais tradicionais. Adoram manter as coisas organizadas e valorizam muito a família, sempre resolvendo todas as situações. No ambiente profissional, elas demonstram grande senso de responsabilidade e capacidade.

Compatibilidade

Mais compatível com Rato: Boi, Dragão, Macaco.

O Ramo Terrestre fixo de Rato é água, enquanto Boi é terra. Eles se complementam e se ajudam no trabalho e na vida.

Casais formados a partir de Rato e Dragão serão capazes de se entender bem e de ter sucesso juntos.

Semelhante aos Dragões, os Macacos se dão muito bem com os ratos e tendem a viver felizes para sempre como um conto de fadas.

Menos compatível com rato: Cavalo, Cabra e Coelho.

Os Ramos Terrestres de Rato e Cavalo se chocam fortemente. Não importa o que um rato faça, não será suficiente para o cavalo.

As cabras são atraídas pela riqueza de Rato e esperam controlá-la, tornando-a um relacionamento difícil.

O Coelho vai proposital ou involuntariamente contra os desejos do Rato.

Coisas de sorte para Ratos

Cores: azul, ouro, verde

Números: 2, 3

Flores: lírio, violeta africana, lírio de vale

Direções auspiciosas: sudeste, nordeste

Sentidos da riqueza: sudeste, leste

Sentidos do amor: oeste

Meses: março, setembro e novembro.

Ratos no Ano do Rato (2020)

Embora o ano de um zodíaco seja tradicionalmente o mais infeliz, carregado de maus presságios e contratempos, 2020 terá um desempenho razoavelmente bom para o Rato.

No link abaixo tem as dicas para a proteção no ano do seu animal:

Como trazer boa sorte em seu ano do horóscopo chinês

O sucesso maior virá da carreira. Comemore o fato de que seus esforços serão recompensados. Mesmo que o ano seja um desafio em muitas áreas, a carreira do Rato não estará entre elas. Suas habilidades inteligentes, raciocínio rápido e otimismo o levarão adiante.

Por outro lado, sua saúde e seus relacionamentos, serão uma luta, mas com cuidado tudo se resolverá.

No geral, o ano tem uma perspectiva muito melhor do que o típico ano do zodíaco sugere. Os ratos devem se alegrar com sua boa sorte. Sua capacidade natural de criar sucesso é um presente.

Alguns links que encontrei em português com previsões para o Rato

Karma Weather

Blasting News

Astrocentro

Ano Novo Chinês

Nas próximas semanas vou mostrar novamente algumas das curiosidades que envolvem a celebração mais importante do calendário chinês.

Fiquem ligados!

Zài Jiàn!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s