Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

Flores na Cultura chinesa

As flores na China são de uma beleza e harmonia, com arranjos e buquês tão bem elaborados e o cultivo tão valorizado, que um dos meus passeios prediletos é ir ao Mercado das Flores.

Além de lindas, elas são baratas. Com o que custa uma orquídea no Brasil, posso enfeitar minha casa com flores frescas por 3 semanas.Mas as flores também são um dos símbolos importantes da cultura chinesa. As estações do ano, por exemplo, sempre possuíram as flores que as representam, apesar de haver algumas variações por região. Também existem as flores que representam os doze meses do ano por região, mas nesse caso há uma unanimidade em alguns meses:

  • a flor do segundo mês lunar é o damasco;
  • o pessegueiro, do terceiro mês lunar;
  • a flor de lótus, do sexto;
  • a canela chinesa, do oitavo e
  • o crisântemo, do nono mês lunar.

Claro que as cerimônias de casamentos, velórios, formaturas e festas, como no mundo ocidental, recebem flores em abundância. O que muda são os símbolos e o que usar em cada ocasião. As flores também estão presentes na musica, arte e poesia chinesa de forma bastante peculiar, como sendo o centro de toda composição, a inspiração.

imagesCABE6J2R

A flor tem uma simbologia tão grande por aqui que o presidente Mao criou a ‘Campanha das Cem Flores’ alguns anos após ter assumido o poder, com o intuito de incentivar as novas idéias e criticas dentro do regime. A flor florescendo seria uma analogia ao pensamento se manifestando. Infelizmente isso foi um artifício usado para identificar as criticas ao sistema e culminou com a Revolução Cultural.

Flor Nacional

A peônia foi declarada como a flor nacional no final da dinastia Qing (inicio sec. 20) e revogada em 1929, pelo Governo Republicano que colocou a ameixeira em seu lugar. Com a proclamação da República Popular da China, em 1949, ela perdeu seu status, já que todos os símbolos nacionais foram revogados. Mesmo depois do inicio da nova era política, nunca mais oficializaram uma flor como sendo símbolo nacional.

Jardim-1

O que permanece, apesar de extra oficialmente, são as flores de cada uma das estações:

  • Ameixeira – Inverno,
  • Orquídea – Primavera,
  • Lótus – Verão e
  • Crisântemo – Outono.
  • E a peônia como a flor nacional chinesa.

Com flor oficial ou não, o fato é que mesmo no inverno ‘congelante’, as flores estão por toda parte, as casas sempre enfeitadas com uma variedade de espécies e cores, que deixa a sensação de esperança, de vida, de harmonia.

“Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.” Provérbio chinês

Zái Jián!

3 pensamentos sobre “Flores na Cultura chinesa

  1. Nossa! deve ser lindo viver num lugar com muitas flores! Tenho uma amiga japonesa que sempre me fala da diferenças de lá e o Brasil em nossa relação com as flores. Tenho muita curiosidade de ver isso um dia. Entrei no seu post, pois estava procurando flores chinesas simbólicas. Eu conheci uma chinesa e gostaria de ofertar flores de crochet que fizessem sentido para ela. Você me ajudou muito. Obrigada.

    Curtir

Deixe uma resposta