China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Jianshui – Ferrovia Gebishi

Nosso dia começou com uma caminhada pela cidade velha até a antiga estação de trem, onde iniciamos uma pequena viagem no tempo pela histórica ferrovia de Gebishi.

Um pouco de história

Essa ferrovia foi construída no inicio do século 20, por um grupo de franceses. Ela fazia parte da linha Yunnan-Haiphong, e o objetivo era facilitar o comércio de produtos europeus, minerais e outros produtos naturais de Yunnan, além do ópio e arroz.

Depois de muitos acontecimentos, ela parou de funcionar. Em 2003, o serviço de passageiros na linha Mengbao foi encerrado. Em fevereiro de 2010, o serviço de frete a oeste da cidade de Lin’an também cessou.

Recentemente, a linha Mengbao passou a ser vista como um patrimônio histórico, com potencial turístico. Desde 2015, um trem de excursão chamado Jianshui Old Train, leva passageiros entre Lin’an (estação de Jianshui) e Tuanshan, uma linha com quase 13 km de extensão, com paradas em pontos estratégicos que são explorados para o turismo.

As 3 paradas

Nesse passeio ao passado, de pouco mais de 3 horas, paramos em 3 pontos:

  1. Double Dragon Bridge

Essa ponte está localizada a 5 quilômetros a oeste de Jianshui, na confluência do rio Lushui com o rio Tacun, que são como dois dragões cruzando a terra. É a maior e que tem o valor mais artístico das antigas pontes na província de Yunnan.

Foi construída nos anos do imperador Qianlong (1711-1799) e, nos anos do imperador Guangxu (1871-1908), foi reconstruída e acrescentados 14 arcos, de modo que se tornou uma ponte de 17 arcos. No total, a ponte tem 153 metros de comprimento e 3 metros  de largura, pavimentada com mármore.

Há três torres na ponte, sendo a do meio a mais majestosa, chamada de ‘Grand View Pavilion of South Yunnan’. A visão da ponte é linda e imponente. Me lembrou muito uma ponte que visitei próximo a Shanghai, em Qixi.

  • Estação Xianghuiqiao

Essa parada foi mais para visitar a estação antiga, que está sendo restaurada. Ela foi construída em 1936 pelos franceses.

  • Tuanshan Village

Um reduto da minoria étnica Yi, essa vila existe há mais de 6 séculos e ainda mantém 21 construções com a tradicional arquitetura Yi.

Andamos pelas ruas, visitamos algumas casas, fizemos centenas de fotos.

Um lugar encantador.

O que vimos

Uma viagem agradável e cheia de boas surpresas. O artesanato local possui muita palha e madeira entalhada, apesar de eu ter lido sobre uma cerâmica roxa, tradicional na China antiga, mas não encontrei.

O trem era muito bem conservado e, além de água (quente, claro) nos serviram uma espécie de doce de arroz, muito comum na região (além do tofu).

As pessoas que cruzamos nessa viagem, todas alegres e coloridas, como não podia ser diferente em Yunnan. Me apaixonei por esse povo tão diverso e amigável. Por sinal, desde a outra viagem que fiz a essa província, penso em escrever um artigo somente sobre as pessoas de Yunnan! Vamos ver quando me inspiro de verdade.

E saindo de Shanghai, com tudo tão cosmopolita, entrar num trem que volta um século, fazer uma viagem no tempo, conhecer uma China que quase não se vê mais nos grandes centros, é um prazer indescritível.

Acho que as fotos falam mais que palavras.

E seguimos nossa viagem

Voltamos para Jianshui, e seguimos viagem para nossa próxima parada: Yuanyang.

Venha com a gente!

Zái Jiàn!

2 pensamentos sobre “Jianshui – Ferrovia Gebishi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s